Onde fica armazenado o backup do whatsapp

Você provavelmente já deve ter se questionado onde fica salvo o backup do WhatsApp (Android | iOS | Web) no seu celular. Toda vez que clica em "Facer backup", um arquivo é criado e salvo no Google Drive, no iCloud ou localmente no próprio dispositivo — dependendo das suas configurações.

  • Como ter dois WhatsApp no mesmo celular
  • Como recuperar áudio apagado do WhatsApp
  • Como recuperar fotos apagadas do WhatsApp

No entanto, pode ser que você queira excluir esse conteúdo e, por isso, é importante saber onde o arquivo fica armazenado, ou até mesmo se é possível acessá-lo. Pensando nisso, o Canaltech reuniu as informações de onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive, no iPhone (através do iCloud), ou localmente em dispositivos Android. Confira abaixo mais detalhes!

Onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive

Embora uma das opções de backup do WhatsApp seja o Google Drive, os arquivos não ficam disponíveis nas pastas; eles ficam ocultos. No entanto, é possível verificar se a integração com o serviço está ativa e quanto de espaço o backup está ocupando.

Através de um PC, acesse o Google Drive (ou utilize a versão de desktop de algum navegador mobile), clique no ícone de “Engrenagem” no canto superior direito e selecione “Configurações”.

Onde fica armazenado o backup do whatsapp
Acesse a janela de "Configurações" do Google Drive (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Na janela aberta em seguida, acesse a aba “Gerenciar aplicativos” e localize o WhatsApp Messenger. Clicando em “Opções”, é possível desconectar o WhatsApp do serviço ou excluir o backup salvo.

Onde fica armazenado o backup do whatsapp
Acesse a aba "Gerenciar aplicativos" e localize o WhatsApp Messenger (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Onde fica o backup do WhatsApp no iPhone (iCloud)

Se você fez o backup das suas mensagens em seu iPhone, não se preocupe, elas estão salvas no iCloud e, diferentemente do Google Drive, o arquivo pode ser acessado rapidamente no seu celular.

Acesse a aba de armazenamento do iCloud em seu iPhone e toque em “WhatsApp Messenger”.

Onde fica armazenado o backup do whatsapp
Acesse a seção do iCLoud em seu iPhone e toque em "WhatsApp Messenger" (Imagem: Thiago Furquim/Captura de tela)

Embora você não possa ver o que está armazenado no backup, você pode optar por excluir o arquivo, caso queira. Basta apenas clicar em “Apagar dados” e confirmar a ação.

Onde fica armazenado o backup do whatsapp
Em seguida, você pode ver onde fica o backup do WhatsApp no iPhone (Imagem: Thiago Furquim/Captura de tela)

Em dispositivos Android, o WhatsApp é capaz de salvar até sete versões de backup localmente e, para acessá-las, você só precisa usar um gerenciador de arquivos — para este exemplo, optamos pelo Google Files (Android).

Acesse o “Armazenamento interno” do celular, abra a pasta “WhatsApp” e toque em “Databases”. Feito isso, você poderá visualizar os arquivos de backup, mas não terá acesso às informações contidas nele.

Onde fica armazenado o backup do whatsapp
Acesse a pasta "Databases" para ver onde fica o backup do WhatsApp no celular Android (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe onde fica o backup do WhatsApp no Google Drive, no iPhone (através do iCloud) e no Android (localmente).

Fonte: WhatsApp

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Onde ficam armazenados os backups do WhatsApp?

Abra o WhatsApp. Toque em Mais opções > Configurações > Conversas > Backup de conversas > Fazer backup no Google Drive. Selecione uma frequência para o backup diferente de Nunca. Selecione a Conta do Google na qual você deseja salvar o backup do seu histórico de conversas.

Como ter acesso ao backup do WhatsApp no Google Drive?

Acesse o backup do WhatsApp no Google Drive via restauração Passo 1: Desinstale o WhatsApp e então reinstale-o. Passo 2: Rode o WhatsApp e você será perguntado para verificar seu número, faça isso. Passo 3: Quando perguntado, clique “Restaurar” para restaurar suas conversas e arquivos de mídia a partir do Google Drive.

Onde fica o backup do meu celular?

Abra o app Configurações do smartphone. Backup. Em "Detalhes do backup", revise quais dados são salvos em backup no dispositivo.