Onde ficam as capturas de tela no pc

Tirar print screen no PC com Windows é possível por meio de diversas ferramentas para fazer capturas de tela e salvar conteúdos tanto da web quanto de programas, vídeos ou jogos. O sistema operacional conta com recursos que podem ser acessados pelo teclado, como a tecla "Print Screen", ou por meio de softwares e atalhos, como Ferramenta de Captura, "Ctrl + P" e Xbox Game Bar. Caso uma opção de print screen não funcione, é possível testar outras alternativas para capturar a tela. Ainda é possível fazer um print da tela inteira, janelas específicas ou uma determinada divisão da tela.

A Ferramenta de Captura permite tirar print em diferentes formatos, enquanto o atalho "Ctrl + P" captura a tela em uso e encaminha, automaticamente, à impressora. Outra opção é utilizar Xbox Game Bar, a partir de um recurso que permite compartilhar a imagem no Twitter. A combinação da tecla "Print Screen" com a utilização do software Paint é o método mais conhecido para capturar a tela inteira do PC. Confira, a seguir, como fazer print screen no Windows de quatro formas diferentes.

'Print screen não funciona'? veja quatro ferramentas que possibilitam gravar o conteúdo no Windows — Foto: Reprodução/Juliana Monaco

1. Ferramenta de Captura

A Ferramenta de Captura ("Snipping Tool", em inglês) é um programa próprio do Windows que pode ser encontrado por meio da busca na barra de ferramentas. O app oferece diversas opções, como recorte livre, retangular, tela inteira ou apenas uma janela do programa em uso. Além disso, existe uma função de temporizador que permite ativar o recurso na captura.

'Tecla print screen não funciona'? Veja como tirar print screen com ferramenta captura de tela — Foto: Reprodução/Juliana Monaco

Ao clicar em "Novo", a tela fica cinza e você pode selecionar a área que deseja capturar. Após tirar o print, é possível editar a imagem com os recursos de marca-texto e caneta, ou ainda por meio do Paint 3D. Apesar de não salvar de forma automática, a ferramenta permite que você salve a captura diretamente no computador, sem a necessidade de utilizar outro programa.

2. Ctrl + P

Um atalho de print screen é o "Ctrl + P", que faz uma captura de tela do programa ou navegador aberto e abre uma janela de impressão para salvar a imagem. Esta é uma ótima opção para quem deseja tirar print de uma janela mais longa, como um site ou artigo, em que a Ferramenta de Captura ou a tecla "Print Screen"não podem ser utilizadas.

Como tirar print no PC? Atalho "Ctrl + P" permite imprimir ou salvar a imagem diretamente no computador — Foto: Reprodução/Juliana Monaco

3. Xbox Game Bar

No Windows 10, a Xbox Game Bar é instalada de forma automática, mesmo que você não possua um Xbox, e pode ser aberta por meio do atalho Windows + G. Essa ferramenta foi incorporada ao sistema operacional como recurso para captura de imagem e gravação de clipes de jogos, mas também pode ser utilizada para tirar prints de qualquer outra tela. Para isso, basta selecionar o botão da câmera no canto superior esquerdo da barra ou pressionar as teclas Windows + Alt + Print Screen.

Como tirar print no notabook: Xbox Game Bar também pode ser utilizado em games — Foto: Reprodução/Juliana Monaco

A ferramenta permite que você compartilhe a imagem no Twitter ou copie o conteúdo para a área de transferência e edite no Paint, ou em outro editor de imagens. Além disso, é possível visualizar todos os conteúdos clicando em "Ver todas as capturas", abaixo do botão da câmera.

4. Tecla Print Screen + utilização do Paint

Os teclados com layout padrão para Windows incluem uma tecla dedicada para prints da tela inteira. Geralmente, a tecla Print Screen ("PrtScr" ou "PrtSc") está localizada na parte superior do teclado, ao lado da tecla F12. A ferramenta faz a captura da tela inteira do computador, incluindo a barra de ferramentas e as abas do navegador.

Como ativar a tecla print screen: após fazer a captura da tela, abra o "Paint" e clique em “Colar” para editar e salvar a imagem — Foto: Reprodução/Juliana Monaco

Esse recurso não salva o print automaticamente como um arquivo no computador, mas armazena a imagem na área de transferência, assim como a opção anterior. Por isso, utilizar o software de edição Paint para colar (selecionando o botão "Colar" ou pressionando o atalho "Ctrl + V"), editar e salvar a imagem é uma boa opção para utilizar o recurso.

Veja também: como tirar print screen com toque atrás do iPhone com iOS 14

Onde ficam as capturas de tela no pc

iOS 14: como tirar print com toque atrás do iPhone

Onde fica salvo o print da tela do PC?

Após apertar as teclas "Windows + PrtScr", a imagem será salva automaticamente na pasta "Capturas", que fica dentro da pasta de "Imagens" do Windows.

Onde ficam as fotos de captura de tela?

pasta "Capturas de tela"..
Abra o app Fotos. do smartphone..
Toque em Biblioteca. Capturas de tela. Para compartilhar uma captura de tela, toque em Compartilhar . Para editar uma captura de tela, toque em Editar ..