Para que serve o exame de cultura de bactérias para identificação?

– Informar se o paciente está ou esteve recentemente em uso de antimicrobianos. É aconselhável que se aguarde 07 dias após a utilização de antibióticos para a realização do exame ou conforme orientação do médico.

– Líquor: A coleta do material líquor é um procedimento médico e pode ser colhido no IHP através de agendamento prévio via CRC ou lojas (Mnemônico VIVO|PLOMB).

– Líquidos corporais (líquido pleural, líquido ascítico ou peritoneal, líquido sinovial, líquido pericárdico, líquido amniótico) não são colhidos no IHP.

– Lentes de Contato:
. Nos casos de cultura de lente de contato a mesma não será devolvida após o processamento.
. Importante: Não serão realizadas culturas em amostras de soro fisiológico ou em produtos utilizados para limpeza e armazenamento de lentes de contato.

– Escarro:
. A coleta de escarro deve ser feita em casa.
. Colher preferencialmente de manhã ao se levantar, antes da higiene oral e do desjejum.
. Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente.
. Fazer várias vezes inspirações profundas e tossir varias vezes procurando obter o material do fundo do peito. Recolher este material no frasco fornecido pelo laboratório, fechando-o logo após a coleta.
. É muito importante que o escarro não seja confundido e misturado com saliva ou com secreções do nariz.
. Enviar o mais rápido possível.

– Esperma:
. Realização da Coleta:
. Em casa ou nas dependências do laboratório.
. Realizamos coleta aos domingos e feriados (consultar os horários das lojas que estarão em funcionamento).
. Não necessita de abstenção / abstinência de ejaculação.
. A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material, diretamente no frasco estéril, não utilizar preservativos ou coito interrompido, lavar mãos e genitália antes da coleta. Não utilizar qualquer tipo de lubrificante, nem mesmo saliva ou preservativos.

– Coletas de secreção genital feminina interna (vagina, fundo de saco vaginal, colo uterino), pode-se urinar e tomar banho.
. No período anterior à coleta, atenção para os critérios abaixo:
Não fazer uso de anti-sépticos ou medicações tópicas (aguardar 48 horas após o término).
Não manter relação sexual nas ultimas 24 horas.
Não estar menstruada (aguardar 48 horas após o término).
Não usar ducha ginecológica ou iodo (em exames citológicos ou ginecológicos) no local (aguardar 24 horas).
Não realizamos coleta endocervical em grávidas e virgens. As coletas endocervicais em gestantes só podem ser colhidas no consultório médico.
Não tomar banho e não urinar quando a coleta for em genitália externa (secreção vulvar por exemplo) ou em caso de crianças.

– Coletas uretrais:
. Vir para a coleta preferencialmente pela manhã sem urinar, ou estar sem urinar há pelo menos 4 horas.

– Coleta de secreção oral:
. Não escovar os dentes preferencialmente (aguardar pelo menos 1 hora antes da coleta)
. Não usar anti-séptico bucal no dia da coleta
. Jejum alimentar desejável de pelo menos duas horas (para se evitar vômito).

– Swab nasal ou axilar: a cultura será direcionada para a pesquisa de Staphylococcus aureus resistente à Oxacilina. Quando se tratar de lesão, punção dos seios paranasais, ou outra condição clínica, deve ser colocada no campo de observação e a descrição do material dever conforme exemplo. Ex: Lesão no septo nasal, lesão descamativa na axila.

– Swab anal: a cultura será direcionada para a pesquisa de Enterococcus resistente à Vancomicina. Caso o pedido seja a cultura para enteropatógenos, o exame a ser realizado no swab anal é a coprocultura. Caso a solicitação médica seja a pesquisa de Streptococcus beta hemolítico do grupo B (S. agalactiae) em gestantes, o exame a ser realizado é a cultura seletiva para Streptococcus grupo B. Caso o pedido seja cultura de vigilância para enterobactérias resistentes aos carbapenêmicos, o exame específico deve ser solicitado.

– Fragmento de tecido (biópsias):
. Enviar em frasco estéril refrigerado. Para evitar ressecamento, o médico pode adicionar pequena quantidade de solução salina (soro fisiológico) estéril logo após a coleta. Não colocar fragmentos de tecidos dentro do Swab com Stuart ou Amies.

– Secreção em ouvido: coleta deve ser realizada pelo médico.

– Raspado de lesões de pele, unha, couro cabeludo:
Não utilizar pomadas e cremes comuns (aguardar 24 horas após o término)
Não utilizar Esmalte (aguardar 3 dias após o término).
Não proceder a limpeza das unhas em manicure ou pedicure (aguardar 3 dias).
Não tomar banho no dia da coleta.
Não lavar o couro cabeludo e região da barba no dia da coleta.
Para região dos pés, orientar o paciente a lavar e secar os pés no dia anterior a coleta e ir ao laboratório com calçado fechado.
Sempre que possível, informar a suspeita médica para direcionar melhor a pesquisa.

Para que serve cultura de bactérias para identificação?

Através do exame cultura bacteriana em diversos materiais biológicos é possível verificar, com precisão, a existência ou não de infecções em um determinado indivíduo, permitindo também a identificação das bactérias que precisam ser combatidas.

O que e possível identificar com o exame cultura bacteriana?

O exame de urocultura, também conhecido como cultura de urina, é um dos principais tipos de exames de urina e ele consegue identificar qual tipo de bactéria está ocasionando determinadas infecções.

O que o exame de cultura detecta?

A urocultura, também chamada de urinocultura ou cultura de urina, é o exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária.

Quais as vantagens do exame de cultura bacteriana?

A cultura bacteriana automatizada tem como principais vantagens a maior agilidade na identificação bacteriana e a determinação do perfil de resistência antimicrobiana. Essas informações são fundamentais para determinação da antibioticoterapia a ser aplicada com maior eficiência.