Pode comer pão na sexta-feira santa

A Semana Santa para muitos fiéis é um momento de reflexão e alguns sacrifícios, que começam com a Quaresma, considerada para os católicos um tempo de penitências, reflexão e silêncio. Muita gente abre mão do que gosta de fazer nesta época, e procura praticar obras de caridade e contribuir com ações missionárias.

O advogado Felipe Nery, de 32 anos, é um desses fiéis que mantém a tradição de jejuar. Ele conta que muda os hábitos e conserva a tradição religiosa. “Na Quaresma corto todos os tipos de carnes e doces. Na Sexta-feira Santa é só pão e água”, conta.

Além disso, Nery contou ao G1 que, durante a Quinta e Sexta-feira Santas, busca desligar a televisão e se distanciar de outras distrações para se dedicar mais à oração.

"É um pouco mais difícil, porque tenho dois filhos pequenos, um de 3 anos e outro de 1 anos e 5 meses, que demandam atenção, mas vou me adaptando como dá", afirma.

O advogado diz que todo esse rito é feito desde à Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do Carnaval e inicia o período da Quaresma. Mas, durante a Semana Santa, tudo isso é intensificado.

“O preparo é espiritual. Não é um ato exterior apenas. Para nós, é Jesus presente conosco nessa celebração e queremos estar juntos com Ele. É época de arrumar a casa interior”, conta Nery.

De acordo com o fiel, a Semana Santa culmina toda essa preparação espiritual antes da Páscoa, que é uma das principais festas cristã do ano. Além disso, ele conta que participa de todas as atividades da igreja, iniciadas no Domingo de Ramos.

“Na Semana Santa, tudo aquilo que foi feito durante 40 dias, posso dizer que a gente reforça, aumenta como se fosse aquele momento final da corrida, quando você dá mais força, mais ênfase. Tento colocar isso na minha vida pessoal e familiar”, explica.

Três ações

Para os católicos, três ações marcam o período da Quaresma que são: orações, jejum e caridade. Esses pilares são apenas reforçados durante a Semana Santa.

Há seis anos, o casal Gilliard Nobre e Suellem Rocha segue os ritos desde o início da Quaresma — Foto: Arquivo pessoal

O fiel Gilliard Nobre diz que com a família dele não é diferente. Há seis anos, ele e a mulher guardam toda a Quaresma e seguem as práticas da igreja, com abstinência de carne vermelha, prática da caridade, distanciamento das redes sociais, entre outras ações.

"Fazem seis anos que minha esposa e eu, só não impomos às crianças porque são muito pequenas, seguimos todos os preceitos e tem sido muito gratificante. Quando você vive os preceitos da paixão, consegue, de certa forma, ver o quanto que nos apegamos a coisas bobas, o quanto colocamos coisas materiais à frente na nossa vida", revela.

Nobre diz que o sacrifício de Cristo, em sua entrega, foi um favor e as pessoas, muitas vezes, perdem a oportunidade de vivenciar isso.

"Cristo doou a vida por nós e abriu as portas da salvação para todo aquele que a ele recorrer, então, às vezes, as pessoas passam por esse período sem aproveitar um momento santo, de conversão, de reflexão. Hoje, não consigo imaginar a minha vida sem viver a Semana Santa adequadamente", conclui.

Pode comer pão na sexta santa?

Não comer carne e ficar a pão e água na Sexta-feira Santa são alguns propósitos dos fiéis no AC | Acre | G1.

O que não se pode comer na Sexta

Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.

Pode comer lanche na Sexta

Pode comer frango na Sexta da Paixão? Segundo orientações da Igreja Católica, o ideal é trocar a carne vermelha pela carne branca e o frango é considerado uma carne branca. No entanto, o padre Cido defende que o frango não está liberado para ser consumido pelos cristãos na Sexta-Feira Santa.

O que comer no café da manhã na Sexta

Salmão com molho de alcaparras e tilápia crocante, respectivamente. No café da manhã, te ensinamos a preparar um biscoitinho amanteigado tradicional, desses que encontramos para comprar no supermercado e que dão água na boca, e no lanche da tarde, um pão recheado com ricota e espinafre.