Por quê a controladoria preocupa-se com o planejamento de vendas

Por quê a controladoria preocupa-se com o planejamento de vendas

Principais áreas de uma empresa: entenda a função de cada departamento

Por quê a controladoria preocupa-se com o planejamento de vendas

O que é ambiente organizacional e como ele influencia os negócios?

Por quê a controladoria preocupa-se com o planejamento de vendas

Desconto do vale-transporte: como é feito o cálculo?

Por quê a controladoria preocupa-se com o planejamento de vendas

Modelo de comunicado interno: garanta que todos entendam o recado!

Por quê a controladoria preocupa-se com o planejamento de vendas

O que o futebol tem a ensinar sobre engajamento de equipes?

Por quê a controladoria preocupa-se com o planejamento de vendas

O que é linguagem corporal: conheça alguns truques e como interpretá-los

Por quê a controladoria preocupa-se com o planejamento de vendas

Voluntariado imersivo leva água potável para mais de 300 famílias ribeirinhas na Amazônia

Grátis

10 pág.

Por quê a controladoria preocupa-se com o planejamento de vendas

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 3

são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
e)  as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
14) No que concerne às fases do arquivamento: técnicas; sistemas; e métodos, julgue o item.
A respeito da fase do planejamento, para que um arquivo, em todos os estágios de sua evolução, possa cumprir seus objetivos, torna-se indispensável a formulação de um plano arquivístico que leve em consideração as necessidades da instituição a que pretende servir.
	
	CERTO
	
	
	ERRADO
15) Em 2019, determinada empresa preparou um planejamento financeiro utilizando uma projeção trimestral relativa às vendas a serem realizadas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020. Essa empresa realiza suas vendas da seguinte maneira: 40% à vista, 40% em 30 dias e 20% em 60 dias. A seguinte tabela especifica as vendas projetadas pela empresa para o referido trimestre.
Nessa situação, considerando-se que tenha sido de R$ 520.000 o saldo de contas a receber no balanço patrimonial realizado no final de dezembro de 2019, então o saldo final dessa conta, em reais, no balanço projetado para o final de março de 2020 será de
a) 40.000 b) 50.000 c) 64.000 d) 70.000 e) 80.000
	
	Janeiro
	fevereiro
	março
	abril
	Maio
	Saldo Inicial
	
	
	
	
	
	Janeiro
	
	
	
	
	
	fevereiro
	
	
	
	
	
	março
	
	
	
	
	
	Total
	
	
	
	
	
16) O EBTIDA ou LAJIDA – Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Exaustão, é um dos indicadores usados no âmbito da Controladoria, que tem por objetivo, informar:
a) o verdadeiro resultado empresarial.
b) o resultado gerencial do empreendimento.
c)  o resultado contábil do empreendimento.
d) a genuína geração de caixa produzido pelos ativos.
e) o real desempenho empresarial do período.
17) O planejamento abrange alguns níveis na organização que diferem entre si, no que tange à extensão de tempo e conteúdo. A orientação para o curto prazo e o conteúdo detalhado e analítico refere-se ao nível de planejamento
a) Operacional.
b)  Tático.
c) Estratégico.
d)  Institucional.
e) Intermediário.
18) A estrutura organizacional da área financeira de uma instituição desempenha múltiplas funções, que vão do planejamento e controle orçamentário e financeiro à obtenção, utilização e aplicação de seus recursos. Postos os dispositivos abaixo, é VERDADEIRO o que está contido em:
I - O administrador financeiro recebe o apoio técnico de profissionais especializados em Tesouraria e Controladoria, sendo que os executivos responsáveis por essas duas áreas recebem os títulos de tesoureiro (ou gerente financeiro) e controller, respectivamente.
II - A Controladoria preocupa-se com a contabilidade, o planejamento, o controle orçamentário e a auditoria interna, envolvendo impostos e sistemas de informação gerencial.
III - A Tesouraria responsabiliza-se pela gestão do caixa, contas a pagar e da área de crédito da empresa.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c)  I, II e III.
d) Apenas II e III.
e) Apenas I e III.
19) O conjunto de procedimentos que inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processo e recursos para gerenciar ou administrar uma empresa, de forma a obter o melhor controle e o acompanhamento do desempenho organizacional ambiental, refere-se ao:
a) Sistema de gestão ambiental.
b) Sistema de gestão operacional.
c) Sistema de auditoria ambiental.
d)  Sistema de educação ambiental.
e) Sistema de licenciamento ambiental.
20) Uma das etapas envolvidas no desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico das organizações é a identificação da sua razão de ser, expressando com clareza porque ela existe e o que faz, o que corresponde
a) aos indicadores utilizados para medir o desempenho da organização
b) ao cenário referencial, que orienta o futuro da organização.
c) ao benchmarking ou entidade modelo considerada na construção das metas.
d)  ao paradigma de qualidade a ser considerado na avaliação dos seus integrantes.
e) à sua missão, que reflete a essência da organização.
21) Ao ministrar uma palestra sobre os diferentes tipos de planejamento, a Consultora Empresarial Madalena Soares mencionou:
I. "O planejamento estratégico é o mais complexo e abarca as diretrizes e planos globais que irão moldar o destino da  organização."
II. "O planejamento tático envolve questões de amplitude institucional e é elaborado para um horizonte de tempo de curto prazo."
III. "O planejamento operacional descreve o curso de ação das áreas funcionais, tem amplitude departamental e volta-se para atividades especializadas da empresa."
IV. "Se a organização quer avançar com eficácia, os objetivos e planos operacionais devem refletir os objetivos e os planos estratégicos, bem como a missão mais ampla da organização."
Sobre as afirmativas, é CORRETO afirmar que:
a) Apenas I está correta.
b) Apenas I e IV estão corretas.
c) Apenas IV está correta.
d) Apenas III e IV estão corretas.
e) Apenas II; III e IV estão corretas.
22) As lojas A e B, pertencentes a uma mesma rede, estão localizadas em cidades de um mesmo estado. Na loja A, situada na capital do estado, as mercadorias armazenadas permanecem por pouco tempo no almoxarifado, por isso a quantidade do estoque é menor do que a da loja B. Na loja B, que fica no interior, são crescentes as reclamações de clientes sobre a falta de mercadorias, razão pela qual o proprietário planeja aumentar o nível de serviço. As duas lojas possuem o mesmo volume e perfil de vendas.
Considerando essas informações e os múltiplos aspectos relacionados à gestão de estoques, julgue o item a seguir.
O planejamento do dimensionamento dos estoques pode ser alterado pelo cálculo do retorno do capital para o equilíbrio da capacidade de fornecimento das lojas com seu lucro e sua liquidez.Parte superior do formulário
	
	CERTO
	
	
	ERRADO
23) O diretor administrativo de uma organização necessita recrutar um novo colaborador para atuação no departamento de cobrança. Considerando a importância dessa função, a valorização interna da equipe e o conhecimento existente dos colaboradores, a gestão decide fazer uma seleção interna, também conhecida como plano interno, de acordo com Araujo e Garcia (2009).
Analisando o conjunto de vantagens relacionadas à seleção interna, verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA 
relacionada com o plano interno:
a) Necessidade de investimento de menor ordem, pois a empresa busca alternativas dentro da mesma, remanejando seus recursos humanos para suprir as necessidades.
b)  Burocracia no processo, tendo em vista que, para realizar uma contratação, o candidato precisará participar de um processo de ambientação, no qual irá tomar conhecimento da cultura interna e posturas internas e demais procedimentos.
c) Disponibilidade para investimentos para outras atividades em função do custo reduzido no recrutamento interno, permitindo redirecionamento dos recursos financeiros dentro da organização.
d) Segurança em relação aos seus recursos humanos, pois se trata de pessoas, as quais supostamente passaram por um processo de seleção antes de ocuparem suas atuais posições.
e) Motivação das pessoas internas por meio de processos de autoaperfeiçoamento e autoavaliação, neste caso a empresa reconhece seus talentos e é justa com eles.
24) O planejamento estratégico interage com três parâmetros, são eles:
a) A missão, a visão e os valores da organização;
b) Os fornecedores, os colaboradores e os clientes da organização;
c) A visão de futuro, o ambiente externo e os fatores internos da organização;
d) Os insumos, os produtos e o mercado consumidor
e) Todas a alternativas estão corretas
25) A comunicação é um exercício de mútua influência presente nas relações humanas de toda ordem. Nas organizações, assume vital importância para que metas e objetivos sejam atingidos. Selecione a opção que expressa corretamente conceitos, elementos, barreiras ou tipos de comunicação nas organizações.
a) A escolha do canal, características pessoais, coerência entre o tom de voz e a comunicação

Página123

Porque a controladoria se preocupa com o planejamento de vendas?

Isso porque é a partir do controle contábil e de custos que a Controladoria adquiri dados o suficiente para gerar informações econômicas que auxiliarão nas decisões na etapa de Planejamento Estratégico. Cabe a Controladoria, portanto, coletar informações contábeis sobre o negócio e registrá-las.

Qual o papel da controladoria na elaboração do planejamento estratégico?

A controladoria tem um papel fundamental na análise da saúde financeira da empresa, pois reúne dados sobre cada transação, investimento, receitas e custos. Seus relatórios apontam indícios de desperdício, inadequações e, em casos críticos, chegam a revelar desvios de dinheiro.

Por que o Controller deve se preocupar em elaborar o orçamento empresarial de forma mais precisa possível?

Além disso, a importância do controller está em monitorar as variações no orçamento e investigar a origem e o motivo dessas variações. Ao ter essa informação em mãos, o profissional de controladoria tem dados concretos para trabalhar e melhor direcionar os gestores e diretores. Relatório Financeiro e Auditoria.

O que é planejamento na controladoria?

O planejamento em controladoria compreende a atual situação da empresa, seus objetivos e quais ações ela precisa executar para alcançá-los.