Por que é importante realizar o consumo de água durante e após os exercícios físicos

Por que é importante realizar o consumo de água durante e após os exercícios físicos

São alguns efeitos da desidratação: aumento da temperatura central, taquicardia, aumento da pressão arterial, câimbras, lesão a órgãos, comprometimento da função cerebral e choque térmico.

Sendo assim, antes de iniciar qualquer exercício físico, é fundamental estar bem hidratado. Para isso, beber de 400 a 600 mL de líquidos de 2 a 3 horas antes do exercício e de 150 a 300 mL cerca de meia hora antes. Durante o exercício deve-se ingerir de 800 a 1200 mL de líquidos a cada hora (200 a 300 mL a cada 15 minutos). A reposição hídrica deve ser feita imediatamente após o exercício, preferencialmente sendo completada em até 2 horas após o término, com 500 a 700 mL de líquidos para cada 450g perdidos no decorrer.

"A água, na maioria dos casos, é suficiente, porém, conforme explicado anteriormente, o tipo de exercício pode exigir mais das bebidas. Os famosos isotônicos, por exemplo, são compostos geralmente de água, carboidratos e eletrólitos numa concentração semelhante à do nosso sangue..."

Muito se fala a respeito do tipo de bebida ideal quando se trata de exercícios físicos. Algumas considerações são importantes nesse sentido. A água, na maioria dos casos, é suficiente, porém, conforme explicado anteriormente, o tipo de exercício pode exigir mais das bebidas. Os famosos isotônicos, por exemplo, são compostos geralmente de água, carboidratos e eletrólitos numa concentração semelhante à do nosso sangue, o que facilita a sua absorção. Nesse caso, devem ser utilizadas em antes e/ou durante exercícios onde a sudorese e o gasto energético sejam significativos, geralmente com uma duração maior do que 2 horas. 

A água de coco é uma excelente fonte de eletrólitos e pode ser utilizada também, mas seu teor de carboidratos é um pouco menor do que o ideal. Sucos são boas opções para hidratação no período que antecede o exercício, uma vez que geralmente são hipertônicos, dificultando o processo de absorção quando ingeridas no decorrer da atividade. Muitas pessoas usam os carboidratos em gel, que fornecem energia antes e durante o exercício, porém é imprescindível também se hidratar, uma vez que o teor de água desses géis é desprezível.  Há também os repositores energéticos, compostos por carboidratos e, às vezes, proteínas, que ajudam tanto na reidratação como na recuperação energética e muscular, e por apresentarem concentração maior do que os isotônicos, devem ser consumidos somente pós-treino. 

Para evitar que aconteçam os efeitos indesejáveis da desidratação e para que a prática de exercícios seja uma aliada da saúde, manter-se bem hidratado é imprescindível. Portanto, sempre que for se exercitar, lembre-se de se hidratar antes, durante e depois. Algumas dicas valiosas podem ajudar: nunca espere o momento do treino para se hidratar; nunca espere a sede aparecer; beba sempre em pequeno volume, mas de forma constante; e reidrate logo após o término do exercício

Porque é importante realizar o consumo de água durante é após os exercícios físicos?

De acordo com o American College of Sports Medicine (Colégio Americano de Medicina Esportiva) a recomendação para ingestão de líquidos antes, durante e após exercícios físicos visa prevenir a desidratação, que prejudica o funcionamento normal do organismo e do rendimento físico.

Por que é importante beber água durante a prática de exercícios físicos?

Durante os exercícios, a ingestão de água também vale, pois mantém os eletrólitos repostos; afinal, eles são fundamentais para o funcionamento dos músculos, do sistema nervoso e do equilíbrio interno do corpo. A quantidade ideal é de cerca de 150 a 300 ml de água a cada 20 minutos de atividade.

Qual a melhor maneira de se hidratar durante o exercício físico?

Segundo a NATA(27), para assegurar o estado de hidratação, os atletas devem ingerir aproximadamente 500 a 600mL de água ou outra bebida esportiva duas a três horas antes do exercício e 200 a 300mL 10 a 20 minutos antes do exercício. A reposição de líquidos deve aproximar as perdas pelo suor e pela urina.

Quais são as principais consequências da desidratação durante o exercício físico?

A desidratação pode causa redução da volemia, tornando o atleta mais suscetível à hipotensão postural e colapso. A baixa volemia também está associada à redução do volume de ejeção cardíaco que resulta na redução do fluxo sanguíneo para a pele, com efeito negativo na dissipação do calor.