Por que os compostos iônicos não são bons condutores de eletricidade?

Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica.

Os compostos formados por ligações iônicas são denominados de compostos iônicos. Para exemplificar, vamos usar a ligação entre Na e Cl, você já sabe qual substância é formada pela junção desses dois elementos? É o sal de cozinha (NaCl), que recebe a denominação científica de cloreto de sódio, a reação que ocorre para a formação você confere agora.

O átomo de sódio (Na) não é estável, pois apresenta 1 elétron livre na camada de valência, a estabilidade só será atingida se ele perder um elétron, o que dará origem ao cátion Na+. O átomo de cloro (Cl-) por sua vez também não é estável, pelos mesmos motivos que o Na, e atingirá a estabilidade somente se ganhar um elétron, esse átomo dá origem ao íon Cl-.

Se os íons já estão formados e eletronicamente estáveis, haverá assim uma interação eletrostática, mais conhecida como ligação iônica. Esse fenômeno químico acontece graças à regra: cargas com sinais opostos se atraem. Veja a equação:

Na+ + Cl-NaCl

Os compostos derivados da ligação iônica são denominados de compostos iônicos e possuem estrutura eletronicamente neutra.

Características dos compostos iônicos:

- Apresentam ponto de fusão (P.F.) e ponto de ebulição (P.E.) elevados, esta característica é explicada pelo arranjo cristalino destes compostos. O arranjo molecular de uma ligação está tão fortemente ligado que é preciso um intenso aquecimento para quebrar o arranjo do retículo cristalino, portanto, o ponto de ebulição se eleva.

- Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. Há existência de íons nestes compostos e como estes possuem liberdade de movimento são atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.

- Compostos iônicos sólidos à temperatura ambiente apresentam temperatura a 25° C e pressão de 1 atm, e o melhor solvente para esses compostos é a água.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Equilíbrio iônico da água

Química Geral - Química - Brasil Escola

Por que os compostos iônicos não são bons condutores de eletricidade?

Qual a condutividade elétrica dos compostos iônicos?

Soluções que contém compostos iônicos conduzem eletricidade, ou seja, os compostos iônicos são condutores elétricos, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido.

Por que os compostos iônicos não conduzem corrente elétrica no estado sólido?

Os compostos iônicos não conduzem corrente no estado sólido, pois nessa fase os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros, mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade. Algumas substâncias quando em meio aquoso são capazes de conduzir eletricidade.

Porque um composto iônico sólido não conduz corrente elétrica mas quando está dissolvido em água ou derretido fundido se torna um condutor?

Uma solução conduz corrente elétrica quando nela há íons livres (solução iônica). Quando dissolvida, molécula a molécula, não mais pode ser enxergada a olho nu. Na molécula, não há ganho ou perda de elétrons. Essa solução é eletricamente neutra: não tem íons livres; portanto, não conduz corrente elétrica.

Por que os compostos iônicos são condutores de eletricidade no estado líquido e não condutores no estado sólido?

Os compostos iônico são formados por íons, porém por mais que estes sejam formados por íons no estado sólido seus íons não estão livres, por este motivo não conduzem corrente elétrica. ... Neste caso os íons passam a ser livres para se movimentarem e conduzirem corrente elétrica.

Quais compostos conduzem corrente elétrica no estado sólido?

A grafita é o único composto covalente condutor de corrente elétrica que pode ser encontrado nos estados sólido e líquido.

Por que algumas substâncias moleculares não conduzem corrente elétrica?

As substâncias moleculares não apresentam cargas livres e, portanto, são incapazes de conduzir corrente elétrica*. ... No estado sólido, ao contrário, as substâncias iônicas não conduzem a corrente elétrica porque os íons não se encontram livres para se movimentarem.

Por que alguns materiais sólidos não conduzem eletricidade Mas quando dissolvidos em água conduzem?

Quando eles estão no estado sólido, os elétrons estão fortemente unidos, mas quando dissolvidos na água ocorre a dissolução do composto e a existência de íons em meio ao processo possibilita que os mesmos tenham liberdade para se movimentar e serem atraídos pelo eletrodo, promovendo, assim, a condução de eletricidade.

Por que o açúcar não conduz corrente elétrica mesmo quando é dissolvido na água?

O açúcar (sacarose – C12H22O11) é um composto molecular que sofre dissociação sem formar íons. As suas moléculas, que antes estavam agrupadas, são apenas separadas. Assim, por não conter carga, essa solução não conduz corrente elétrica.

Como os compostos iônicos conduzem eletricidade?

  • Os compostos iônicos Cu 2+ e Zn 2+ não conduzem eletricidade quando em contato com a prata metálica. Compostos iônicos que contém íons Ag+, quando em contato com o cobre, tornam a solução condutora de eletricidade.

Como fazer exercícios sobre compostos iônicos?

  • Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Compostos Iônicos e veja a resolução comentada. Publicado por: Líria Alves de Souza A força de atração eletrostática é responsável pela união dos íons, onde cargas elétricas de sinais opostos se atraem.

Qual a melhor definição para essa estrutura iônica?

  • Qual a melhor definição para essa estrutura iônica e que composto é formado a partir dela? Marque dentre as alternativas a seguir aquela que traz as palavras corretas para completar o enunciado sobre a propriedade de condutividade elétrica dos compostos iônicos.

Quais são os íons da corrente elétrica?

  • Nestas condições, a corrente elétrica é transportada por íons positivos e negativos. Esses íons, ao contrário dos elétrons, têm massa considerável e então, a passagem de corrente elétrica é acompanhada por transporte significativo de matéria.

Por que os sólidos iônicos não conduzem corrente elétrica?

Para que haja condução de corrente elétrica é necessária a presença de elétrons livres, com mobilidade. Os compostos iônicos não conduzem corrente na fase sólida (quando os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros), mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade.

Por que os compostos iônicos são bons condutores de corrente elétrica no estado líquido e maus condutores no estado sólido?

1. No estado sólido os compostos iônicos são maus condutores de eletricidade, porque os íons são mantidos de forma rígida na estrutura. Todavia, quando fundidos ou em solução aquosa, os íons estão livres para se locomover e os compostos iônicos tornam-se bons condutores.

Por que os compostos iônicos são bons condutores de corrente elétrica quando estão dissolvidos em água?

- Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. Há existência de íons nestes compostos e como estes possuem liberdade de movimento são atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.

Em quais condições os compostos iônicos conduzem eletricidade?

Conduzem corrente elétrica quando estão em solução aquosa (dissolvido em água), ou sob a forma fundida (líquida) pois os seus íons adquirem mobilidade para fechar o circuito e realizar a transferência de elétrons.