Porque a modernidade tecnológica não é capaz de prover um boa vida para todos?

Saber Ciência / Luciana das Virgens Dantas

09/06/2010

Na atualidade ampliaram-se tremendamente as relações que envolvem conhecimento e inovações tecnológicas, a facilidade de interação e comunicação globalizou a economia. O mundo começou a sentir a crescente hegemonia do pensamento neoliberal, desde o fim da guerra fria, onde gerou o colapso do socialismo e o inicio da era tecnológica em fins do séc. XX, sendo imprescindível nos dias atuais fazer um diagnóstico sobre os métodos aplicados na educação dessa sociedade pós-moderna, onde a tecnologia faz parte do dia-a-dia de professores e principalmente alunos.

Estes que por diversas vezes utilizam-se de ferramentas desconhecidas de muitos (profissionais da educação) que deveriam está disponíveis para auxiliá-los na melhor forma de utilizá-las. Contudo sabe-se que na grande maioria das escolas os professores que se utilizavam apenas da fala, giz e quadro negro, agindo como detentores do saber, ainda estão tendo dificuldades em adaptar-se com as novas tecnologias nos trabalhos educacionais. Essa falta de preparação dos profissionais de educação para utilização dos novos recursos tecnológicos é o grande agravante da não prática das tecnologias em sala de aula.
Não raramente visualizamos diversos alunos interagirem de forma mais intensa com a tecnologia que muitos professores, ou seja, alunos trazendo e somando seus conhecimentos com os professores. A evolução traz um novo mundo a cada minuto, os nossos jovens aproveitam essa globalização para expor seus pensamentos e sua imposição por mudanças no atual modelo educacional. Em um momento caracterizado por mudanças velozes, as pessoas procuram na educação escolar a garantia de formação que lhes possibilite o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida. O método de ensino não acompanha a velocidade das mudanças e novidades que surgem a cada momento. O aluno por sua vez, perde o encantamento com o estudo formal e com a sala de aula.
A tecnologia não surgiu para exclusão, mas para inclusão de todos que se dispõe a utilizá-la. Conforme Kenski citando Lyotard, filósofo francês, o grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia, segundo ele, a única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o movimento do mundo é adaptar-se à complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos, indistintamente. Este deve ser também o desafio da educação: adaptar-se as novas tecnologias e orientar o caminho de todos para o domínio e a apropriação crítica destas.
Para a professora Vani Moreira Kenski, professora e atualmente pesquisadora do CNPQ (2007), a educação é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Da mesma forma, a escola também exerce seu poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos. A educação escolar aliada ao poder governamental, detêm para si o poder de definir e organizar os conteúdos que considera socialmente válidos para que as pessoas possam exercer determinadas profissões ou alcançar maior aprofundamento em determinada área do saber. Por sua vez, na ação do professor na sala de aula e no uso que ele faz dos suportes tecnológicos que se encontram à disposição, são novamente definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o poder do professor e a forma de exploração das tecnologias disponíveis para garantir melhor aprendizagem pelos alunos.
Todas essas transformações evidenciam na modernidade uma nova forma de saber. Sendo estas que a escola deve compreender para “tornar-se do nosso tempo”. Pode-se utilizar a internet para fazer uma viagem cultural em todas as disciplinas, despertar a sede de cultura nos nossos alunos é uma tarefa de extrema importância, pode-se afirmar que é uma missão, provocar a curiosidade, proporcionar a organização de informações, usar o que esses alunos sabem para mostrar que podemos somar conhecimento e sabedoria. Da soma entre as novas tecnologias e os conteúdos já aplicados em sala de aula, nascem amplas oportunidades de ensino e aprendizagem, é evidenciando essa união que os profissionais de educação deve trabalhar.
É preciso avaliar se as oportunidades de ensino e aprendizagem são significativas. Isso acontece, por exemplo, quando as tecnologias da informação e da comunicação cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informações na internet, e-mails, videoconferência, celular e complementar com a produção oral, leitura e produção de textos, através dos métodos de ensino já conhecidos.
Podem surgir oportunidades de aprendizagem, como criar blogs, comunicar-se oralmente via web e revisar todo conteúdo estudado com a ajuda do computador. Uma vez que vivemos numa era em que tudo se faz veloz por causa das avançadas tecnologias, podemos utilizá-la como instrumento para a educação, promovendo-a junto à sociedade, principalmente a estudantil.

Currículo
Graduada em Letras Português Francês, pós-graduanda em Pedagogia Empresarial


Porque a modernidade tecnológica não é capaz de prover uma boa vida para todos?

Resposta. Resposta: Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.

Por que podemos dizer que a modernidade fracassou?

a modernidade fracassou porque não encontramos a felicidade. não encontramos a igualdade entre as pessoas.

Como as tecnologias digitais têm afetado a vida de nossos estudantes atualmente?

Além de despertar a curiosidade, as tecnologias favorecem um maior interesse nas novas formas de aprender e de se comunicar. Quando a aula é diferente e interessante, há um vontade maior em participar e descobrir novas formas para sanar os problemas apresentados em sala de aula.

Como você acha que a tecnologia pode afetar a vida das pessoas Justifique sua resposta?

Não prestamos mais atenção no mundo a nossa volta, não conversamos mais pessoalmente. Por recebermos tantas informações o tempo todo, nos tornamos mais desatentos. Parece que não podemos ficar sem encontrar coisas novas, é um pecado deixar o celular de lado, ficamos dependentes dessa conexão.