Porque enterrar o umbigo do bebê?

© 2008–2022 BabyCenter, LLC, uma empresa Ziff Davis. Todos os direitos reservados.

Este site disponibiliza informações de natureza genérica, e foi criado com propósitos apenas educativos. Se você tem qualquer preocupação com a sua saúde ou a de ser filho, é sempre necessário consultar um médico ou outro profissional de saúde. Por favor veja os Termos de Uso antes de usar o site. A utilização do site indica que você concorda com os Termos de Uso.

Este site é uma publicação do BabyCenter, L.L.C., que é responsável por todo o conteúdo, conforme descrito e qualificado em detalhes nos Termos de Uso.

E havia as simpatias, para garantir um bom futuro ao pimpolho

Vendo uns livrinhos infantis, fiquei com pena da cegonha. Coitada, não tem mais vez. Foi desbancada pelos fatos, por uma nova era em que certas fantasias foram desprezadas e até demonizadas.

:: Mais Mouzar | Foi a língua portuguesa que me fez conhecer a pessoa mais inteligente do mundo :: 

Até algumas décadas atrás, dizia-se às crianças que a cegonha trazia os bebezinhos do céu para a casa da gente. Depois começou aquela história mais ou menos assim: “O papai coloca uma sementinha dentro da mamãe, a sementinha cresce e vira um bebê”.

Agora, se bobear, pirralhos nos dão aulas sobre como produzir um bebezinho, caprichando nos detalhes. Se você falar que quando criança acreditava que a cegonha é que trazia bebês, uma criancinha qualquer vai lhe dizer, com certeza: “Como você era bobo!”.

:: Mais Mouzar | Quando acontece sozinha, a vingança é doce como um leite condensado :: 

Mas tem uma coisa: quando “descobríamos” a forma de produção de uma criança e continuávamos fingindo para os pais que acreditávamos na história da cegonha, nos sentíamos uns malandrinhos muito espertos, safados. Era divertido.

E havia as simpatias, para garantir um bom futuro ao pimpolho. Minha mulher me disse que, na sua família, para o primeiro banho não podia faltar um objeto de ouro dentro d’água. Isso garantiria ao bebê banhado um futuro com boa grana. 

:: Mais Mouzar | Sua cidade é capital do quê? :: 

Na minha família, nunca fizeram isso: não existia nenhum objeto de ouro na minha casa. Nem um anelzinho, nem um brinquinho. Mas fazia-se outras simpatias. 

Meu irmão mais velho gostava muito de roça, se pudesse ia ser criador de gado. Minha mãe garantia que esse gosto se devia a uma simpatia: quando o umbigo dele caiu, ela deu para uma vaca comer. Outro irmão sempre foi muito bom de escola, tirava dez em tudo. E minha mãe tinha uma explicação, também: “A primeira unha que cortei dele, coloquei dentro de um livro”.

:: Mais Mouzar | Um rádio, duas pilhas, e são dois pra lá, dois pra cá :: 

Perguntei a ela o que tinha feito com meu umbigo e minha primeira unha cortada. Ela pensou, pensou, pensou, e respondeu: “Não me lembro. Acho que joguei fora”. Aí respondi: “Então tá explicado: não é à toa que gosto de vagabundagem". 

Edição: Lucas Weber


Porque enterrar o umbigo do bebê?

Porque têm que enterrar o umbigo?

A história do enterro do umbigo parece ter uma explicação simples. Na zona rural, as parteiras entregavam para a família da gestante tudo que "sobrasse" do parto. ... Estamos falando da zona rural de antanho, quando não havia recolhimento de lixo nem de esgoto. Tudo era necessariamente enterrado.

O que fazer com o cordão umbilical depois que cai?

O que fazer depois do coto cair Após o coto umbilical cair é importante manter o local sob observação e a limpeza deve continuar a ser mantida como antes, até o local estar completamente cicatrizado. Depois do banho, é importante secar o umbigo com uma compressa ou pano limpo, fazendo movimentos circulares suaves.

Como guardar o cordão umbilical?

O ideal é manipular o cordão logo após o parto, dando a ele algum formato específico. Depois, há quem deixe secar naturalmente (em local seco e arejado) e há quem indique colocar no forno em temperatura bem baixa, para acelerar o processo. Depois de seco, o tecido fica durinho, com um aspecto que lembra plástico.

Como fica o cordão umbilical quando cai?

Logo nos primeiros dias de vida, o cordão é gelatinoso, depois seca progressivamente, mumifica entre o 3º ou 4º dia e cai habitualmente entre o 6º e 15º dia de vida.

Onde enterrar o umbigo?

Antigamente, era comum enterrar o umbigo dos bebês. Mas não em qualquer local, pois isso determinaria sua vida futura. Enterrar embaixo de uma roseira faria da menina uma linda mulher. Enterrar na porteira ou no curral da fazenda faria do menino um rico fazendeiro.

Onde devo jogar o cordão umbilical?

No banco público, o sangue de cordão umbilical é coletado por um profissional no momento do parto. Nesse caso, não há qualquer custo para a família, porém os pais perdem o direito sobre a amostra e o material fica disponível para uso por qualquer pessoa.

Pode jogar o cordão umbilical no lixo?

Cordão umbilical: desperdício no descarte Isso porque o cordão é rico em células-tronco, além de outras células jovens, que possuem potencial benéfico no tratamento de várias doenças. Como a maioria das famílias não sabe a importância desse material, ele acaba sendo descartado como lixo hospitalar depois do parto.

O que acontece com o cordão umbilical?

Qual é a função do cordão umbilical? Ele normalmente possui 3 vasos sanguíneos (duas artérias e uma veia). É responsável por fazer com que o sangue do bebê passe pela placenta, aonde é oxigenado e recebe nutrientes, retornando em seguida para o bebê. Cordão umbilical ligando o feto a placenta.

Por que guardar o cordão umbilical do bebê?

O sangue do cordão umbilical é rico em células-tronco hematopoiéticas, que têm o potencial de reparar o sistema sanguíneo do corpo e, por isso, servem para o tratamento de doenças hematológicas, como leucemias, linfomas, talassemias, etc.

Pode molhar o umbigo do Recém-nascido?

O banho pode e deve ser dado a partir do primeiro dia de vida, com água morna e sabonete neutro, como o de glicerina. O umbigo pode ser molhado normalmente. Após enxugar o bebê, fazer o curativo do umbigo com álcool a 70%* e cotonete, da base para a ponta do coto e, principalmente, na junção da pele com o coto.

Como ocorre o corte do cordão umbilical?

  • Após o corte do cordão umbilical inicia-se um processo de desidratação que leva à mumificação do coto umbilical. Com o passar dos dias, este torna-se mais endurecido, seco e escuro, até que, por fim, se separa do umbigo. Esta queda ocorre espontaneamente e não deve ser forçada.

Posso limpar o cordão umbilical sem medo?

  • Dica: pode limpar sem medo, o bebê não sente nenhuma dor no processo, pois as células da região já estão mortas. O cordão umbilical deve cair entre uma e duas semanas de vida. Os cuidados na hora de limpar e secar bem vão ajudar nesse processo. Se demorar a cair, investigue o atraso com o pediatra que acompanha o bebê.

Como limpar o coto umbilical?

  • Limpar o corpo do coto umbilical, localizado entre o clamp e o local de inserção, num movimento único de 360º, com a compressa ou pano limpo e deitá-la fora; Limpar o clamp, começando numa ponta e dando a volta completa, para que o clamp fique todo limpo; Deixar secar ao ar livre e só depois tapar o coto umbilical com a roupa limpa do bebê.

Pode enterrar o umbigo do bebê?

Enterrar umbigos de bebês na esperança de que isso os direcione na vida é parte do folclore brasileiro: embaixo de uma roseira, faz da menina uma mulher bonita; na porta do hospital, o menino vira médico; na porteira da fazenda, faz com que o garotinho se torne fazendeiro.

Para que serve guardar umbigo de bebê?

A criopreservação consiste no armazenamento do sangue do cordão umbilical logo após o nascimento do bebê. A nível mundial, ela traz esperança na terapêutica de doenças hemato-oncológicas e na medicina Regenerativa.

O que devo fazer com o umbigo do bebê?

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

Onde descartar umbigo?

Você deve estar se perguntando, agora, o que fazer para que o cordão umbilical seja armazenado após o nascimento do bebê. É possível evitar o descarte doando o cordão para um banco público da rede BrasilCord. No banco público, o sangue de cordão umbilical é coletado por um profissional no momento do parto.