Porque nem todo país que é populoso também pode ser considerado povoado?


Se um país é muito povoado não significa necessariamente que ele seja bastante populoso. Você sabe qual a diferença?

"Populoso" tem a ver com a população absoluta, o número total de habitantes. Já o termo "povoado" leva em conta também como as pessoas se distribuem no território.

Para se chegar aos números da população relativa (também conhecida como densidade demográfica) basta um cálculo simples: dividir o número de habitantes pela área habitada. Por isso quando se diz que um país é muito povoado isso significa que ele tem muitos habitantes por quilômetro quadrado.

Na lista dos países mais populosos, o Brasil aparece em quinto lugar, atrás da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. Ou seja: a população absoluta do Brasil é bastante elevada.

Acontece que essa mesma população não está muito bem distribuída no território nacional � algumas regiões concentram muito mais gente que outras regiões. Por isso, o Brasil não está nem entre os 10 países mais povoados do mundo. Essa lista é liderada por Bangladesh, Taiwan, Coréia do Sul, Holanda e Japão.

Você sabia que os fatores naturais são super importantes para a ocupação humana?

Com estes exercícios sobre população atual do Brasil, você pode verificar seus conhecimentos sobre a população brasileira de acordo com os dados do último censo (2010).

Publicado por: Amarolina Ribeiro em Exercícios de Geografia do Brasil

Questão 1

Tendo como referência a tabela a seguir, que lista os cinco países com maior população absoluta, e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a proposição correta.

Porque nem todo país que é populoso também pode ser considerado povoado?

Os países representados por “X” e “Y” na tabela acima são, respetivamente:

a) China e Bangladesh

b) Canadá e Bangladesh

c) Canadá e China

d) China e Indonésia

e) China e Paquistão

ver resposta


Questão 2

Qual das alternativas a seguir melhor explica a afirmação: “O Brasil é um país populoso, mas é uma nação pouco povoada.”

a) O Brasil possui alta população relativa, contudo apresenta baixa população absoluta se comparado com os demais países do globo.

b) Os conceitos de “populoso” e “povoado” são opostos. Os países muito povoados são, via de regra, pouco populosos, e os países muito populosos também são pouco povoados.

c) As nações muito povoadas são aquelas que possuem um extenso território e uma reduzida população absoluta, o que é o caso do Brasil.

d) O Brasil é um país populoso, pois possui a quinta maior população absoluta do mundo; entretanto, é pouco povoado, pois tem baixo índice de densidade demográfica (quantidade de habitantes por km2).

e) A população absoluta brasileira é reduzida e mal distribuída no território, o que faz com que o país seja muito populoso, mas pouco povoado.

ver resposta


Questão 3

Conhecer o quantitativo da população de um país é importante, pois permite a utilização desses dados para diversas aplicações. Das proposições abaixo, qual não contempla uma dessas finalidades?

    a) Realização de estimativas sobre mercado de consumo.

    b) Conhecer a disponibilidade de mão de obra.

    c) Realizar planejamento para a elaboração de políticas públicas destinadas à saúde, educação e infraestrutura.

    d) Conhecer melhor os aspectos físicos do território, como clima, vegetação, hidrografia e relevo.

    e) Avaliar a necessidade de implantação de políticas de planejamento familiar.

    ver resposta


    Questão 4

    A respeito da realização dos censos demográficos no Brasil e da população apurada em cada período, assinale a alternativa incorreta.

    a) De acordo com o primeiro censo, realizado em 1872, a população totalizava 9.930.478 habitantes.

    b) No censo de 1900, a população decresceu e o Brasil contava com 9.438.434.

    c) Em 1950, o recenseamento verificou que a população era de 51.944.397.

    d) No ano 2000, verificou-se que, em apenas 50 anos, a população mais que triplicou, contando então com 169.590.693.

    e) No ano 2010, a quantidade de habitantes do Brasil registrada foi de 190.755.799

    ver resposta



    Respostas

    Resposta Questão 1

    Letra D

    Resposta: China (2º) e Indonésia (4º).

    Os países mais populosos do mundo são, segundo dados do Banco Mundial:

    1º) China: 1 369 811 000

    2º) Índia: 1 267 402 000

    3º) Estados Unidos: 319 020 000

    4º) Indonésia: 252 812 000

    5º) Brasil: 202 034 000 (190.755.799, de acordo com os dados do último censo - 2010)

    6º) Paquistão: 185 133 000

    7º) Nigéria: 178 517 000

    8º) Bangladesh: 158 513 000

    9º) Rússia: 141 049 000

    10º) Japão: 126 125 000

    voltar a questão


    Resposta Questão 2

    Letra D

    O Brasil é um país populoso, mas é uma nação pouco povoada, com baixo índice de densidade demográfica. A densidade demográfica resulta da divisão da população de um determinado lugar por sua extensão territorial. São 190.755.799 pessoas em uma extensão territorial de 8.514.876 Km², apresentando aproximadamente 22,4 habitantes por km², número bem distante dos 881,3 habitantes por km² de Bangladesh, por exemplo.

    voltar a questão


    Resposta Questão 3

    Letra D

    O conhecimento quantitativo da população é de fundamental importância, pois possibilita a realização de estimativas sobre mercado de consumo, disponibilidade de mão de obra, além de planejamentos para a elaboração de políticas públicas destinadas à saúde, educação e infraestrutura.

    Também é útil para avaliar a necessidade de implantação de políticas de planejamento familiar ou incentivo ao aumento da taxa de fecundidade, além de diversas outras aplicações que envolvam ações que impactem a sociedade.

    voltar a questão


    Resposta Questão 4

    Letra B

    De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil apresenta atualmente uma população de 190.755.799 habitantes. A curva de crescimento da população brasileira sempre foi ascendente.

    O primeiro censo demográfico realizado no Brasil foi em 1872. Nessa ocasião, a população totalizava 9.930,478 habitantes; em 1900, era de 17.438.434; já em 1950, a população era de 51.944.397; no ano 2000, a quantidade de habitantes do Brasil registrada foi de 169.590.693.

    voltar a questão


    Porque nem todo país que é populoso também pode ser considerado povoado?

    Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

    Por que nem todo país populoso e povoado?

    Empregá-los como sinônimos é um equívoco. Populoso é o conceito que se refere à população total (absoluta) de um determinado lugar, ou seja, ao número de habitantes. Povoado é o conceito usado para designar a densidade demográfica de um local, ou seja, o número de habitantes por quilômetro quadrado (km2).

    Porque o Brasil pode ser considerado um país populoso e pouco povoado ao mesmo tempo?

    O Brasil é tido como um país populoso em virtude do seu grande número de habitantes (192.304.735), considerado como o quinto país mais populoso do planeta. Porém, seu território é considerado pouco povoado, consequência de sua grande extensão territorial (8.514.876 km².).

    Quando um país é considerado povoado?

    Já o país povoado, diferentemente do populoso, é aquele que possui uma grande quantidade de habitantes por quilômetro quadrado. Para fazer esse cálculo, pega-se a população total da nação e a divide pela área da mesma.

    Qual é o país mais populoso do mundo e o mais povoado?

    Localizado no continente asiático, a China é o país mais populoso do mundo e abriga pouco mais de 18% da população mundial. A densidade demográfica chinesa é de 153,3 hab/km², número que, apesar de elevado, não coloca o país entre os 10 mais povoados do planeta.