Quais ações de prevenção podem ser adotadas para reduzir os riscos de transmissão do zika?

A melhor forma de prevenção é evitar água parada - Foto: Heitor Iglesias /Governo do Tocantins

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) pede a colaboração de toda população do Tocantins para tomar as precauções necessárias para a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre de chikungunya.

As três doenças são transmitidas pela picada do mosquito, cuja população é considerada endêmica no Tocantins. A única forma de evitar essas três doenças é através da eliminação da água acumulada.

Toda a comunidade deve colaborar e redobrar os cuidados em casa, isso porque 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências.

Como prevenir criadouros do mosquito?

A melhor forma de prevenção é evitar água parada, onde a fêmea do mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos. Para isso basta:

- Manter sob abrigo da chuva pneus, garrafas, sucatas, bebedouros de animais e outros depósitos móveis, etc.

- Providenciar a vedação de caixas d’água, tambores, tanques, cisternas e poços artesianos.

- Retirar qualquer porção de água acumulada em enfeites de jardim e em axilas de plantas, como as bromélias.

- Colocar areia em pratos e vasos de plantas para evitar o acúmulo de água.

- Vistorie com frequência e mantenha sem obstruções de folhas e galhos calhas e ralos.

- Não jogue lixo em terrenos baldios.

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

- Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

- Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.

- Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

- Lave pelo menos uma vez por semana com água e sabão vasilhas usadas para guardar água, assim como bebedouros de animais. Isso evita que ovos do mosquito depositados antes da troca da água permaneçam fixados no recipiente.

- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.

- Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas ou retire toda água acumulada em suas folhas.

Confira nos links abaixo mais informações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes e também outras informações relevantes para a rotina de trabalho.

Se você colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.

Lavar principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes e etc.

Embale para recolhimento todas as garrafas pet e de vidro vazias que não for usar. As garrafas de vidro não descartadas devem ser guardadas de boca para baixo ou em local coberto.

Se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.

Remover folhas, ganhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

Manter a caixa d’água sempre fechada com tampas adequadas.

Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar em terreno baldio.

Não deixar a água da chuva acumulada.

Manter bem tampados tonéis e barris de água.

Encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de plantas.

Entregue os pneus mais velhos aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.

Manter os sacos de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

  1. Toda Matéria
  2. Doenças

A zika, febre zika ou doença do zika vírus é uma doença causada por um vírus da mesma família da dengue.

É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que é também responsável pela transmissão da dengue e da chikungunya no Brasil.

O vírus foi identificado pela primeira vez no Brasil no ano de 2015. Em 2018, foram registrados 5.941 casos prováveis do zika no Brasil, sendo 41% desses confirmados.

Além disso, o Ministério da Saúde alertou para o risco de surtos da zika e chikungunya no ano de 2019.

Modos de Transmissão da Zika

Quais ações de prevenção podem ser adotadas para reduzir os riscos de transmissão do zika?
Formas de transmissão da zika

O principal meio de transmissão é pela picada de mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e da chikungunya. Esse mosquito vive no Brasil desde finais do século XIX e está muito bem adaptado, o que facilita a sua proliferação.

Há alguns casos comprovados de transmissão por via sexual. Isso ocorre porque o vírus pode permanecer no sêmen e nos fluidos vaginais das pessoas contaminadas, mesmo sem a presença de sintomas. Porém, ainda não se sabe por quanto tempo ele pode ser transmitido dessa forma.

Também já houve relatos na literatura científica de transmissão do vírus em outras secreções como sangue, urina e saliva. Desse modo, o vírus poderia ser transmitido por transfusões de sangue ou através de objetos contaminados como talheres e copos usados por alguém que esteja com o vírus ativo no corpo.

Sintomas da Zika

Quais ações de prevenção podem ser adotadas para reduzir os riscos de transmissão do zika?
Sintomas da zika

Após ser infectada pelo vírus, o período de incubação é curto. Entre dois dias a uma semana após ser picada pelo mosquito, a pessoa pode manifestar os primeiros sinais como febre e manchas vermelhas no corpo.

Os sintomas da zika são semelhantes aos de outras doenças como a dengue, embora mais leves. Porém, na maioria dos casos não surgem sintomas, mas quando presentes os principais são:

  • Febre moderada;
  • Dor de cabeça constante;
  • Prurido (coceira) intenso no corpo;
  • Manchas vermelhas no corpo, especialmente nos braços, pernas e abdome;
  • Conjuntivite (inflamação das conjuntivas que causa vermelhidão e sensibilidade nos olhos);
  • Dores no corpo e articulações, especialmente das mãos e pés;
  • Cansaço e mal estar.

A relação entre a Zika e a Microcefalia

Na maioria das pessoas a doença tem sintomas leves e não possui complicações graves, mas há exceções para alguns casos de doentes que manifestaram a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que provoca paralisia cerebral.

O maior risco de complicações existe para mulheres grávidas, principalmente no primeiro trimestre. Descobriu-se a relação do vírus com a microcefalia em recém-nascidos, o que seria um problema congênito, ou seja, se a mãe for infectada pelo vírus ele passa pela placenta para o bebê.

É um fato inédito no mundo e por isso mesmo ainda carece de mais investigação. Até onde avançaram os estudos, o vírus parece ter grande poder destrutivo no sistema nervoso, sendo por isso tão perigoso para os bebês que estão com o cérebro em formação.

Quais ações de prevenção podem ser adotadas para reduzir os riscos de transmissão do zika?
Mulheres grávidas podem transmitir a doença para os bebês ainda no útero

O que é microcefalia?

A microcefalia é caracterizada pela redução no tamanho da cabeça (ossos cranianos fecham precocemente, impedindo o desenvolvimento normal do cérebro) e afeta o desenvolvimento motor e cognitivo, geralmente provocando retardo mental.

As causas da microcefalia podem ser genéticas, ou provocadas por vários fatores, entre eles infecções durante a gestação que afetem a formação do sistema nervoso central.

Inúmeros casos foram confirmados e outros permanecem em investigação em diversos municípios brasileiros. A maior prevalência dos casos está nos estados da região Nordeste (com mais casos em Pernambuco) e no Sudeste.

Os recém-nascidos com microcefalia confirmada tiveram o genoma do zika vírus detectado em seu sangue, confirmando a relação.

Como se prevenir da Zika?

O melhor modo de prevenir a doença é evitar a picada pelo mosquito transmissor. Para isso, as pessoas em locais onde há maior incidência do mosquito devem tomar os seguintes cuidados:

  • Evitar a proliferação do mosquito acabando com todos os focos de transmissão (locais com água limpa e alimento disponível, necessário para ele se reproduzir);
  • Manter janelas e portas fechadas ou protegidas com telas anti-mosquito;
  • Usar repelentes com as sustâncias DEET e icaridina que são comprovadamente eficientes contra o mosquito e não prejudiciais para grávidas em concentrações adequadas;
  • Usar roupas claras para proteger o corpo das picadas (calça e camisa de manga comprida);
  • Dormir sobre mosquiteiros para evitar as picadas;
  • Uso de preservativos para evitar a transmissão por via sexual;
  • Não compartilhar objetos como talheres e copos.

Diagnóstico e tratamento da Zika

Assim que a pessoa manifestar qualquer sintoma, deve procurar imediatamente o médico para fazer o diagnóstico.

Geralmente, o diagnóstico é feito apenas através da observação dos sintomas, pois sendo uma doença recente e ainda pouco conhecida, não há exames específicos disponíveis no sistema de saúde para detectar a presença do vírus no corpo.

Os resultados dos testes sorológicos podem se confundir com as outras doenças como a dengue. O método de diagnóstico mais eficiente é através de PCR, realizado somente em casos especiais em centros de referência e investigação em algumas cidades brasileiras.

Não há um antiviral específico para o tratamento da doença, é indicado apenas repouso e ingestão de líquidos.

Nos casos de dor e febre, recomenda-se analgésicos e antitérmicos comuns, mas deve-se evitar os medicamentos que contenham ácido salicílico, pois podem causar complicações como hemorragias.

Histórico de disseminação da Zika

Quais ações de prevenção podem ser adotadas para reduzir os riscos de transmissão do zika?
Propagação da zika no mundo

O zika vírus foi identificado pela primeira vez na Uganda, país africano, no ano de 1947. Ele foi detectado em macacos Rhesus na Floresta Zika e por isso recebeu esse nome.

Inicialmente, foi considerado endêmico da África, sendo detectado em testes sorológicos nos seres humanos a partir de 1951. No entanto, por volta dos anos 1960 o vírus também foi detectado em pessoas de países asiáticos e da Oceania.

E mais tarde, ocorreram casos esporádicos em países como Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos, Austrália, provavelmente levado por viajantes contaminados. A Ilha de Páscoa, no Chile, foi o primeiro registro nas Américas.

Acredita-se que o vírus zika chegou ao Brasil trazido por turistas em 2014 durante os jogos da Copa do Mundo. Outros estudos sugerem que vírus foi introduzido no país vindo do Haiti no fim de 2013. O primeiro caso foi confirmado no estado do Rio Grande do Norte, em 2015.

Vídeo sobre a Zika

Conheça mais sobre a Zika assistindo ao vídeo abaixo:

Quais ações de prevenção podem ser adotadas para reduzir os riscos de transmissão do zika?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Como reduzir o risco de transmissão da zika?

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra zika. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.

Quais são as formas de se prevenir contra o vírus da zika?

Prevenção - Zika virus. Se você colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana. Lavar principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes e etc.

Quais as principais formas de prevenção da dengue chikungunya zika?

Prevenção - Dengue, Chikungunya e Zika 1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água. 2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. 3 - Não jogue lixo em terrenos baldios. 4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

O que devemos fazer para evitar o surgimento de doenças como dengue zika e chikungunya?

Prevenção.
Mantenha tonéis e caixas d'água bem fechados..
Não deixe acumular água em calhas e lajes..
Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda..
Feche bem os sacos de lixo e não deixe-os ao alcance de animais..