Quais as atividades do farmacêutico atuante na área da clínica farmacêutica?

Quais as atividades do farmacêutico atuante na área da clínica farmacêutica?

Muitas pessoas imaginam o farmacêutico como um profissional que está restrito ao laboratório. No entanto, a graduação em Farmácia abre as portas para mais de 70 áreas de carreiras, algumas das quais estão longe do ambiente laboratorial. Esta é uma área que está crescendo rapidamente, pois a presença do profissional de farmácia no mercado de trabalho só tende a aumentar. 

Por esse motivo, antes de iniciar a faculdade de Farmácia, você precisa considerar a carreira que deseja seguir na indústria farmacêutica. Dessa forma, você pode ter certeza de que está no caminho certo, ou seja, que não se arrependerá mais tarde. Assim, a fim de lhe ajudar, separamos as principais áreas de atuação no setor. Continue acompanhado a seguir!

Farmácia clínica

O público em geral já está acostumado a encontrar farmacêuticos em farmácias e drogarias. A lei que introduziu a frequência obrigatória é de 2014 (Lei Federal nº 13.021) e já mudou a maneira como as pessoas lidam com a profissão. 

Nesta área, você trabalha diretamente com as pessoas, acompanhando, organizando ou revisando tratamentos farmacológicos; realiza pequenas consultas e conferências, e garante que o medicamento especificado seja usado da maneira e na dosagem certas. Se necessário, preste atenção às interações.

Educação médica

Esse especialista trabalha com a comunidade médica e explica como certos medicamentos complexos devem ser usados. Como regra, ele é especialista em um determinado medicamento, ou seja, conhece exatamente suas possibilidades e contra-indicações.

Embora o mercado para essa função não seja tão amplo quanto o do farmacêutico clínico, está crescendo rapidamente, principalmente nos complexos hospitalares. O farmacêutico, que trabalha como gerente de educação médica, pode fazer apresentações particulares em clínicas e consultórios, ou dar cursos, palestras, oficinas etc.

Farmácia nuclear

O farmacêutico nuclear especializado em radiofármacos é escasso no mercado. Isso aumenta o valor dos salários e cria um ambiente de prosperidade na área, que inclui hospitais, empresas privadas e centros de pesquisa. 

Ele é responsável pelo manuseio de radiofármacos e pode assumir posições de coordenação. Portanto, é importante ter habilidades administrativas e se especializar nessa área. Devido à complexidade dos elementos com que lida, seu escopo é limitado aos grandes centros urbanos. 

Para quem procura uma carreira farmacêutica desafiadora e que oferece remuneração mais alta, ser farmacêutico nuclear pode ser uma ótima opção.

Farmácia oncológica

O farmacêutico oncológico é responsável por apoiar a administração de medicamentos para tratamentos contra o câncer. É uma atividade que está aumentando, principalmente após a adoção da Lei Federal nº 13.021, de agosto de 2014, que torna obrigatória a presença desse profissional em centros de tratamento de saúde e câncer. 

Ele pode trabalhar em parceria com o farmacêutico nuclear, mas também pode assumir posições de liderança, portanto, as habilidades são essenciais. Também é limitado a grandes centros em instalações que realizam tratamentos contra o câncer. 

Como os pacientes com câncer precisam tomar uma grande quantidade de medicação é importante que cada caso seja observado independentemente e que o farmacêutico do câncer também desempenhe esse papel.

Farmácia magistral

O chamado farmacêutico mestre é o especialista responsável pela transformação dos produtos fabricados nas próprias farmácias. Vale ressaltar que os medicamentos manipulados são fabricados de maneira quase artesanal, pois nesse tipo de instalação o equipamento disponível em grandes laboratórios não está disponível. 

Assim, é da responsabilidade do farmacêutico principal pesar os sais utilizados nos medicamentos, misturar compostos, desenvolver estudos, combinar fórmulas, encapsular etc. Para trabalhar nesta área, o profissional deve concluir um mestrado em manipulação magistral oferecido por várias instituições de ensino em todo o País.

Farmácia criminal

O farmacêutico criminal precisa de treinamento adicional no mercado financeiro ou, pelo menos, algum treinamento jurídico. Esse especialista é responsável pela atividade de especialista aplicada, ou seja, ele atuará como especialista em crimes e tentará solucionar casos policiais através de testes de laboratório. 

Ao analisar substâncias químicas usadas em cenas de crime, como venenos e ácidos, sangue de suspeitos de crimes e vítimas etc., o farmacêutico criminal analisará subsídios para investigações policiais ou procedimentos criminais.

Farmácia hospitalar

Outra opção para quem escolheu fazer o curso de Farmácia é a farmácia hospitalar. O farmacêutico hospitalar trabalha em clínicas e hospitais e monitora o desenvolvimento de pacientes em tratamento com medicamentos. Ele também supervisiona enfermeiros e técnicos de enfermagem para que combinações e aplicações possam ser feitas no prazo e com a dosagem correta. 

É importante que os médicos consultem os farmacêuticos do hospital antes de prescrever um medicamento, o qual pode informar sobre reações e interações medicamentosas, se o paciente já estiver tomando outros medicamentos, além dos prescritos.

Farmácia veterinária

Como seres humanos, os animais precisam usar medicamentos para tratar doenças. No entanto, eles têm propriedades específicas e exclusivas que os impedem de usar os mesmos medicamentos que nós. 

É por isso que existe um farmacêutico veterinário. Os farmacêuticos veterinários estão pesquisando e fabricando prescrições e medicamentos para uso em cães, gatos, coelhos, cavalos e outras espécies animais criadas como animais de estimação ou em fazendas para outros fins. 

Como você pode notar, os campos de atuação para o farmacêutico são inúmeros e as exigências do mercado geram excelentes oportunidades. Entretanto, é importante escolher uma boa instituição de ensino — preferencialmente aprovada pelo MEC (Ministério da Educação) — e se manter atualizado para ser um profissional bem-sucedido.

Viu como a área de Farmácia oferece ótimas opções de carreira? Portanto, saiba agora se vale a pena fazer uma graduação em Farmácia!

Quais as atividades do farmacêutico atuante na área da clínica farmacêutica?

Tópicos: Farmácia, Graduação em Farmacia

Quais são as atividades clínicas do farmacêutico?

Parágrafo único - As atribuições clínicas do farmacêutico visam proporcionar cuidado ao paciente, família e comunidade, de forma a promover o uso racional de medicamentos e otimizar a farmacoterapia, com o propósito de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida do paciente.

Quais são as ações executadas pelo farmacêutico na farmácia clínica?

Dentro da Farmácia Clínica, o profissional de saúde pode prestar os seguintes serviços:.
Rastreamento em saúde;.
Consulta farmacêutica;.
Conciliação de medicamentos;.
Revisão da farmacoterapia;.
Acompanhamento farmacoterapêutico;.
Gestão da condição de saúde..

Faz parte da atividade do farmacêutico clínico?

• Participação do Farmacêutico nas reuniões de casos..
clínicos de pacientes internados sob os cuidados das..
• Avaliação farmacêutica da prescrição médica..
• Suporte ao médico para avaliação da manutenção do..
• Orientação farmacêutica ao paciente após consulta..
• Orientação farmacêutica ao paciente no momento..

Qual a função do farmacêutico na farmácia?

Os farmacêuticos gerais são responsáveis por atuar na área da saúde, oferecendo assistência médica e trabalhando em laboratórios. Também é possível trabalhar em grandes centros de pesquisa, desenvolvendo cosméticos, medicamentos, remédios etc.