Quais as maiores dificuldades das organizações em encontrar o profissional mais adequado para a empresa?

A contratação de profissionais bons e qualificados é tida como uma das tarefas mais importantes e desafiadoras que o setor de Recursos Humanos tem hoje! Ela pode ser acompanhada de diversos desafios e dificuldades, que acabam interferindo no bom desenvolvimento deste processo.

Além disso, os responsáveis pelo RH ainda cometem alguns erros na hora da contratação de colaboradores para a empresa que poderiam ser evitados. Por esse motivo decidimos apresentar seis desses desafios oferecendo sugestões de como você pode resolvê-los. Continue lendo para saber mais!

1. Entender o perfil do candidato

Algumas vezes não é definido previamente ou não ficam 100% claros alguns pontos em relação ao perfil do candidato, como habilidades e competências desejados para o preenchimento de uma vaga.

Isso pode complicar o processo de recrutamento e seleção, pois acarreta dúvidas e confusões, além de dificultar a realização da filtragem de currículos adequados, por exemplo.

É necessário esclarecer qual tipo de profissional está sendo buscado, o quanto de experiência, qual nível escolar é recomendável que ele tenha, quais atividades serão desenvolvidas, quais competências são desejadas etc. Isso ajuda a tornar o processo mais objetivo e otimizado.

2. Checar as referências

Se o candidato a uma determinada vaga possui experiências relevantes de trabalhos anteriores, é importante conferir e realizar certo aprofundamento nesse ponto.

Isso, no entanto, pode parecer uma dificuldade, pois talvez os recrutadores não saibam bem por onde começar ou sobre o que se informar. Uma dica simples é entrar em contato com algum dos contratantes anteriores do candidato e fazer questionamentos objetivos.

Você pode perguntar, por exemplo, em quais áreas esse profissional atuava na empresa, qual foi o motivo de seu desligamento e como era o seu desempenho. Claro que essa não deve ser a sua única ou maior base para tomar uma decisão, mas já é um meio de adquirir mais algumas informações.

3. Escutar os candidatos

Muitas vezes os recrutadores ou gestores podem ficar preocupados apenas em falar sobre a vaga e a empresa, o que é fundamental, porém, também é necessário escutar o candidato com atenção.

Deixe a pessoa à vontade para falar sobre suas características, qualificações, expectativas e experiências, além de fazer perguntas, se ela desejar. Tudo isso contribui para acertar na seleção! É só ter cuidado para não pressionar ou deixar o candidato desconfortável.

4. Analisar mudanças e se atualizar

Muitas empresas têm dificuldades por não atualizarem suas técnicas no processo de recrutamento e seleção. Pode parecer algo insignificante, pois às vezes temos a impressão de que as coisas não mudaram tanto assim, mas é fundamental ficar atento e analisar as novidades.

O mercado sempre está se transformando, o que leva os candidatos e alguns métodos a se transformarem também! Mantenha-se informado, procure saber o que está surgindo para a área com referências brasileiras e sempre com um olhar atendo as tendências do mundo, além de buscar meios de identificar o que é necessário trazer para sua empresa.

5. Realizar testes

Essa é uma parte fundamental e, ao mesmo tempo, muito delicada de um processo seletivo. Justamente por isso, podem existir muitas dúvidas e dificuldades sobre ela.

Os testes precisam ser bem aplicados e corrigidos com cuidado, de maneira adequada para assim gerar bons resultados no processo. Além disso, é necessário lembrar que testes psicológicos, tão importantes nessas situações, devem estar com aprovação favorável no SATEPSI e só podem ser aplicados e corrigidos por psicólogos.

6. Lidar com o tempo do processo

Uma vaga em aberto é algo que pode angustiar os profissionais de RH, o que os leva a querer agilizar o processo o máximo possível. Realmente, é importante valorizar a otimização do tempo, mas a pressa e a cobrança tornam tudo mais difícil, aumentando a possibilidade de ocorrerem erros.

É preciso ter calma e fazer tudo com atenção. Com clareza e os cuidados necessários tudo irá fluir melhor e haverá maiores chances de acertos.

Para finalizar, vale a dica de planejar bem o seu processo de seleção, para ter maior objetividade, otimização e eficiência. Além disso, contratar uma consultoria de RH pode ser uma excelente ideia, pois você poderá contar com a contribuição de profissionais especializados.

Gostou das sugestões sobre as principais dificuldades do RH na contratação de profissionais? Então, nos siga no LinkedIn e Facebook para ficar ainda mais por dentro de assuntos com este!

Qual a maior dificuldade das empresas na hora de contratar?

5 Sinais Que Sua Empresa Tem Dificuldades Para Contratar Profissionais.
Problemas de atitude do funcionário. ... .
Alta rotatividade na equipe ou empresa. ... .
Excesso de conflitos entre colaboradores. ... .
Profissionais que não inovam e não progridem. ... .
Falta de produtividade..

Quais os desafios para encontrar profissionais qualificados?

Principais desafios do recrutamento e seleção de pessoas.
Definir o perfil ideal para a vaga..
Desenvolver testes de acordo com a vaga..
Alinhar expectativas entre empresa e candidato..
Tempo de preenchimento da vaga..
Falta de recursos de tecnologia..
Use um ATS para melhorar os desafios do recrutamento e seleção da sua empresa..

Quais os principais desafios para recrutar é selecionar profissionais?

Principais desafios no recrutamento e na seleção de pessoas.
Dificuldade em identificar competências comportamentais. ... .
Falta de recursos. ... .
Muitos currículos, poucos candidatos interessantes. ... .
Equilíbrio entre qualidade e agilidade..

Quais são as maiores dificuldades das empresas em relação à demanda de profissionais capacitados o que é feito para tentar superar essas dificuldades?

A pesquisa, feita com 167 empresas de grande porte, que juntas somam mais de 1 milhão de funcionários, mostra que a escassez de profissionais capacitados é o principal entrave para 83,23% delas. A solução para preencher as vagas é diminuir o rol de exigências curriculares, principalmente para cargos de nível técnico.