Quais marcas de losartana reprovadas 2022?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na quinta-feira (23 de junho) a interdição e o recolhimento de centenas de lotes de medicamentos que usam o princípio ativo losartana, o mais popular no Brasil e no mundo no tratamento da hipertensão.

LEIA MAIS:

A decisão chamou atenção de representantes da indústria farmacêutica por envolver uma grande quantidade de lotes e de laboratórios.

Lotes de medicamentos dos laboratórios Aché; Biolab Sanus; Brainfarma; Cimed; Eurofarma; Geolab; Teuto Brasileiro; Prati, Donaduzzi e Cia estão na lista dos medicamentos que devem ser recolhidos do mercado, segundo a decisão da Anvisa.

Alguns lotes de medicamentos da Geolab aparecem na lista dos medicamentos interditados.

Sede da Anvisa — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os produtos listados pela Anvisa devem ser recolhidos em até 120 dias. A decisão anunciada no dia 23 vinha sendo discutida entre técnicos da Anvisa e representantes dos laboratórios.

Segundo a agência informou, a decisão foi tomada devido à presença de uma impureza chamada azido, que pode surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo (IFA).

Veja se o seu remédio está na lista dos lotes recolhidos ou interditados:

Orientações para quem usa losartana

A Anvisa destacou, no entanto, que “os pacientes que usam losartana devem continuar utilizando o medicamento mesmo que estejam usando um dos lados afetados”.

Isso porque pacientes que sofrem de hipertensão e insuficiência cardíaca se expõem a mais riscos se deixarem de tomar medicamento e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente sob orientação do médico.

A Anvisa informou ainda que a medida é preventiva e foi "adotada após novas técnicas de detecção de impurezas".

Indústria quer evitar desabastecimento

Segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), as empresas produtoras de losartana que são associadas ao sindicato estão tomando “todas as providências para evitar o desabastecimento do medicamento”.

O sindicato afirmou também que “a indústria farmacêutica já providenciou junto aos produtores dos insumos farmacêuticos ativos (IFA) a alteração da rota de síntese da losartana para evitar a referida impureza”.

China e Índia despontam como os maiores fabricantes e fornecedores globais de insumos farmacêuticos ativos, não apenas de losartana, mas de medicamentos de uma forma geral.

Embora a presença de azido em amostras dos lotes que devem ser recolhidos ou que foram interditados tenha motivado a medida da Anvisa, “não há um risco imediato em relação ao uso dessa medicação, porque não existem dados que indiquem um aumento dos eventos adversos”, segundo informou a própria agência.

Qual losartana foi recolhido 2022?

São Paulo, 24 de junho de 2022. A Anvisa determinou, na quinta-feira (23/6), a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.

Quais marcas de losartana foram recolhidas?

Há ordem de interdição e recolhimento para produtos de losartana de Aché, Biolab, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto e Prati-Donaduzzi. A decisão se deu após a descoberta da impureza "azido" acima dos limites de segurança. "Continue tomando o seu medicamento de acordo com as orientações do seu médico.

Qual o lote de losartana que está contaminado?

Lote: 9071033. [04/11/2021] - Recolhimento voluntário do produto Losartana Potássica, Losartana Potássica + Hidroclorotiazida, vários lotes. [04/11/2021] - Recolhimento voluntário do produto Losartana Potássica concentração 50mg /100 mg, vários lotes.

Qual o melhor laboratório para comprar losartana?

Losartana Potássica 1) Neo Química – 24.859.004 unidades vendidas. 5) Teuto Brasileiro – 10.386.335 unidades vendidas. 8) EMS Pharma – 8.825.891 unidades vendidas. 13) Medley – 7.109.684 unidades vendidas.