Quais as principais características da pecuária de corte no Brasil?

A criação de bovinos de corte no Brasil concentra-se, atualmente, em grandes propriedades, geralmente com mais de mil hectares, mas pauta-se preferencialmente na produção de carne, haja vista que esse produto é o mais valorizado e o mais voltado para a exportação. Dentro destes cenários, várias raças podem ser criadas. No texto de hoje, vamos falar mais dos três principais e suas características.


Angus

A raça Aberdeen Angus é uma das mais conhecidas do Brasil quando se trata de bovinos de corte, tendo grande destaque nos mercados de carne bovina nacional e internacional. A qualidade da carne é a principal responsável por esse reconhecimento, já que ela apresenta excelente habilidade para o marmoreio, além de uma cobertura de gordura espessa e uniforme.


Contudo, existem outros fatores que justificam o sucesso da raça na pecuária de corte. A alta fertilidade, a precocidade e a facilidade de parto asseguram um ótimo retorno financeiro aos produtores. A precocidade não se refere somente ao fato de as fêmeas iniciarem o ciclo reprodutivo entre os 14 e os 18 meses, mas também ao seu rápido crescimento e terminação.


A raça, originária da Escócia, tem uma carne de qualidade, com 3mm a 6 mm de espessura de gordura e alto grau de marmorização, atendendo tanto o mercado interno como o externo. Ainda que muito bem-adaptada ao clima do pampa gaúcho, ela responde de maneira igualmente produtiva em regiões mais quentes do país. Como se não bastasse, esses animais são dóceis, o que facilita o manejo dentro da porteira.


Nelore

O Nelore é uma raça bovina originária da Índia e também é um bovino de corte. Esses animais foram trazidos para o Brasil com o objetivo de melhorar o gado nativo e constituem a raça que mais recebe seleção, resultando em ótimos índices produtivos. Esses animais grandes alcançam bom desenvolvimento e são direcionados exclusivamente à produção de carne.


O apreço que recebem dos pecuaristas se deve à rusticidade da raça, que, por apresentar muitas glândulas sudoríparas, adapta-se bem às regiões quentes do Brasil. Além disso, a pelagem é espessa, o que confere boa proteção ao ataque de parasitas — isso significa que o produtor pode ter menos gastos com medicamentos.


As fêmeas têm partos fáceis, e os bezerros, por sua vez, nascem fortes e sadios, o que faz com que a perda seja mínima. Ademais, as carcaças do Nelore podem alcançar 20 arrobas aos 26 meses, com rendimento de 50 a 55% em uma dieta de pastagens. Para completar, também toleram bem as restrições alimentares.


Brahman

O Brahman teve origem nos EUA e é resultado de cruzamentos entre importantes raças zebuínas, que tiveram início com um gado brasileiro predominantemente Guzerá, com participação de Gir e de Nelore. As seleções visavam ao desenvolvimento de animais tolerantes à umidade, ao calor, aos endo e ectoparasitas e a determinadas doenças.


Os cruzamentos das linhagens resultaram em uma raça de touro que herdou a qualidade da carne, a precocidade dos bezerros e a fácil adaptação ao clima tropical brasileiro, suportando bem as pastagens mais grosseiras.


Esses bovinos de corte costumam dar ótimos rendimentos aos produtores, tanto na produção de carne quanto na reprodução. As fêmeas são bastante utilizadas em programas de inseminação artificial, em transferência de embriões e em fertilização in vitro.

A pecuária no brasil é um dos principais pilares econômicos. Aliás, nosso país está entre os principais produtores de carne bovina do mundo, atingindo mais de 70 milhões de toneladas produzidas no ano de 2018. Com um rebanho maior que 209 milhões de cabeças de gado, a atividade representa hoje parte considerável do PIB do país. Sem dúvida, a agropecuária brasileira, dona de grande parte do mercado consumidor interno, tem crescido muito nesses últimos anos.

Quer aumentar o lucro com a produção de gado de corte? Clique aqui e confira um manual com tudo que você precisa saber sobre manejo nutricional!

Neste artigo, vamos explicar o que é pecuária e ainda apontar motivos para ter tanta relevância no cenário nacional. Confira!

O que é pecuária?

Resumidamente, a prática consiste na criação de gado, seja bovino, suíno, ovinos ou equinos. Além disso, faz-se importante destacar sua relação com as agroindústrias, já que está diretamente relacionada à produção de laticínios e carnes para frigoríficos, por exemplo. Hoje, a criação de gado bovino é a atividade pecuária mais difundida, devido a sua utilidade ao homem, sobretudo com o fornecimento do meio de transporte, alimento, força de trabalho e couro.

No Brasil, podemos encontrar variadas espécies de gado de corte, São categorizadas pela avaliação de determinadas características, como fertilidade, origem, adaptação e peso. Assim, as espécies mais comuns criadas no país são:

– Nelore

– Angus

– Brahman

– Brangus

– Tabapuã

Além do gado de corte, o gado de leite também representa parte importante da pecuária no Brasil. As principais espécies criadas são:

– Holandesa

– Girolando

– Jersey

– Zebu Leiteiras

– Pardo Suíço

Conheça 5 motivos que comprovam a importância do setor

A pecuária no Brasil hoje representa uma enorme relevância. Dentre as principais razões para tal, destacam-se 5 fatores:

#1 O Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo

#2 As exportações de carne representam um ganho estimado de 6 bilhões de reais

#3 Somos o segundo maior país exportador de carne no mundo

#4 Possuímos um parque industrial com capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia

#5 A atividade emprega cerca de 1,6 milhões de pessoas

Outros motivos como o menor custo de produção em relação aos outros países e a melhor qualidade do produto oferecidos também contribuem para a ampliação do setor. Então, confira mais sobre esse assunto no próximo tópico!

Modernização da criação de gado para pecuária

Produtores e donos de propriedades rurais começaram a investir em tecnologia e a enxergar a fazenda como uma empresa lucrativa. Assim, a pecuária bovina brasileira sofreu uma modernização, sustentada, principalmente, pelos avanços tecnológicos dos sistemas de produção.

Tal modernização refletiu na qualidade da carne bovina, uma vez que, atualmente, já não se alimenta o gado somente com capim. Certamente, as pastagens, por melhores que sejam, não são suficientes. Por isso, a suplementação tem feito parte da nutrição do rebanho, oferecendo uma variedade de minerais e proteínas.

Melhoramento genético na pecuária

Um dos principais fatores do crescimento da pecuária nacional está diretamente ligado ao melhoramento genético. Inegavelmente, as técnicas de reprodução bovina ajudaram nesse crescimento. Portanto, com elas, é possível a introdução dos animais superiores no rebanho. Assim, com os avanços na área, as diferentes técnicas utilizadas fazem a diferença na pecuária brasileira. 

Confira um pouco mais sobre cada uma das principais biotécnicas reprodutivas! 

 Inseminação artificial em tempo fixo

A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) consiste em sincronizar a ovulação das fêmeas, que acaba por promover uma elevação nos níveis reprodutivos, a diminuição entre os intervalos dos partos e uma melhor organização dos processos de inseminação.  Dentre as principais vantagens dessa técnica, destaca-se a elevação do peso do bovino em época de desmame e o direcionamento dos partos para determinadas estações. 

Aspiração folicular 

Essa prática tem por objetivo a retirada de óvulos imaturos das fêmeas, geralmente com o intuito de prepará-los para a fertilização in vitro. Essa técnica é considerada vantajosa por permitir um maior aproveitamento das fêmeas, já que pode ser ser aplicada a animais de fases pré-púberes até a gestação. 

 Transferência de embriões

A transferência de embriões ocorre das fêmeas doadoras às chamadas de receptoras. Para isso, as selecionadas para doação devem estar em bom estado de saúde e apresentar boas características reprodutivas. O procedimento consiste na superovulação e inseminação da vaca selecionada. Assim, após a coleta e avaliação dos embriões, a fêmea receptora é preparada para a transferência.  

Vantagens do melhoramento genético

O melhoramento genético do gado, com técnicas de seleção de reprodutores, propiciam:

– Alcançar maior ganho de peso

– Melhorar o desempenho

– Habilidade materna

– Qualidade da carne

– Atingir a precocidade sexual mais cedo

Se você gostou desse assunto, temos uma boa notícia para você! Separamos uma lista com tudo que você precisa saber para ganhar dinheiro com Gado de Corte. Confira:

Quais são as principais características da pecuária de corte?

É caracterizada pela criação de bovinos com o objetivo de produzir carne e seus derivados. Existem diversas características importantes que tornaram essa atividade única e responsável pela melhoria dos índices econômicos de diversos países. Além de ser uma fonte importante de proteína animal para a população.

Quais são as principais características da pecuária brasileira?

A Pecuária Brasileira é considerada uma das mais produtivas em todo o mundo. Além de ser um dos maiores exportadores de carne bovina, o país também se destaca na criação de aves, que compõem mais de 70% do efetivo dos rebanhos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como é no Brasil a pecuária bovina de corte?

No Brasil se destaca a pecuária de corte, responsável por nos tornar um dos principais exportadores de carne do mundo. Possuímos atualmente o segundo maior rebanho bovino do mundo e o primeiro maior rebanho comercial, já que a Índia não explora comercialmente os seus animais.

Em que consiste a pecuária de corte?

A pecuária de corte é a atividade destinada à criação de animais com o objetivo de produzir carne para o consumo humano. No Brasil, a atividade está muito associada à criação de bovinos, pela sua magnitude e expansão territorial, ainda que também tenha expressividade com a produção de aves, suínos e outros.