Quais as principais características do renascimento cultural e científico?

Quais as principais características do renascimento cultural e científico?

Quais são as principais características do Renascimento cultural?

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Quais eram os ideais e as características gerais do Renascimento e como isso se refletiu na arte?

As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo. Uma grande característica do Renascimento foi o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como ser racional e posto assim no centro do Universo.

O que foi o movimento do Renascimento?

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

Qual a palavra mais importante empregada na Renascença?

O humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento, fundamentado em conceitos que tinham uma origem remota na Antiguidade Clássica.

Quais são as principais características do Humanismo?

O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.

Quais das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento cultural?

Resposta: Dentre as alternativas a que mais se adequa é a letra E, abarca todas as características que são: Antropocentrismo, Valorização da Ciência e da Razão, Universalidade e Valorização da cultura grego-romana. Renascimento Cultural é um período histórico, que data do século XIV e o fim do século XVI.

O que caracterizou o humanismo?

Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas Um movimento que foi do século XV e pegou o início do século XVI. As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.

Como é possível desenvolver o trabalho coletivo na Escola?

  • Isso tudo é reforçado pelas características profissionais do professor, assumidas no processo de formação, e estimuladas pelo ambiente de trabalho e pelo clima predominante na escola. Diante desse quadro, o propósito de estimular e desenvolver o trabalho coletivo na escola pode se apresentar como uma tarefa quase impossível.

Por que a realização de um trabalho coletivo?

  • Fusari2 afirma que a realização de um trabalho coletivo não supõe apenas a existência de profissionais que atuem lado a lado numa mesma escola, mas exige educadores que tenham pontos de partida (princípios) e pontos de chegada (objetivos) comuns.

Qual a importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento da criança?

  • A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COLETIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO –FACED CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA MODALIDADE A DISTÂNCIA –PEAD Artur Cristovão Madruga Martins A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COLETIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Alvorada 2011

Qual a sua preocupação com o trabalho coletivo?

  • No caso da escola, o trabalho coletivo constitui preocupação mais recente e, nem sempre, encontra aceitação por parte dos diretores ou mesmo dos professores que, por força do hábito de trabalhar isoladamente, vêem nisso uma perda de tempo ou uma tarefa suplementar.

As características do Renascimento representaram a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, em um período de mudanças na Europa.

As características do Renascimento são essenciais para serem estudadas e relembradas, pois esse foi um movimento de extrema importância para a história da humanidade, marcado pelo avanço do conhecimento em diversas áreas.

Em outras palavras, essa época foi marcada por um forte movimento cultural, político e econômico que marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna.

Conheça abaixo as principais características do Renascimento e saiba por que ele merece ser estudado.

Características do Renascimento

A primeira característica do Renascimento a ser destacada é o Humanismo, corrente ideológica que quebrou a hegemonia da Igreja Católica ao colocar o homem como o centro do mundo. Se destacou na filosofia e nas artes, como pode ser constatado na obra O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci.

Quais as principais características do renascimento cultural e científico?
Pinturas como essa representavam a adoção de uma nova corrente de pensamento, na qual o homem se tornava o centro da humanidade

Logo após, há o Racionalismo, o qual se opunha às justificativas religiosas para valorizar o empirismo, ou seja, a valorização das experiências científicas. Em outros termos, essa corrente dizia que os fenômenos deveriam ser comprovados diante de aspectos racionais.

Como citado anteriormente, a Valorização da Antiguidade Clássica foi um dos pilares do Renascimento. Essa característica buscava valorizar a estética do período clássico greco-romano, considerada superior ao que era produzido na Idade Média. Nesse sentido, a invenção da imprensa foi um marco que permitiu a reprodução rápida das obras.

Semelhante ao Humanismo, há também o Antropocentrismo, que apresentava o homem como um ser racional, crítico e com poder de questionar a sua realidade e tudo o que o cerca. O teocentrismo, baseado no culto à religião, perdia espaço, sobretudo nas artes.

Importância do Renascimento

Dentre as características do Renascimento está o progresso nas áreas da ciência, cultura e artes. Também chamado de Renascença ou Renascentismo, essa transformação modificou, por exemplo, a teoria de que Deus era o centro do universo (teocentrismo) e passava a adotar o antropocentrismo, ou seja, a ideia de que o homem estava no centro das coisas.

Quais as principais características do renascimento cultural e científico?
A Pietá foi uma das primeiras obras em mármore do pintor italiano Michelangelo

De igual modo, os métodos artísticos retomavam o conceito clássico dos greco-romanos, enquanto a matemática conquistou novas regras que criaram novas perspectivas e permitiu o estudo dos objetos em áreas planas.

Artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli imprimiram seu talento às artes que despontaram no período. Essas são apenas algumas das características do Renascimento, que serão conhecidas logo abaixo.

O movimento renascentista nasceu na Itália, no século XIV e teve seu auge no século XVI. Os principais elementos que deram origem ao regime foram a queda da cidade de Constantinopla, a chegada dos bizantinos na Itália e a busca pela retomada da cultura clássica, aliada à riqueza cultural romana.

O surgimento da burguesia, alimentada pelo crescimento das cidades, se aliava ao enfraquecimento da Igreja Católica e a queda do feudalismo. Logo, todos esses fatores fizeram surgir o Renascimento, que conta com diversas características definidoras de sua riqueza.

A riqueza e as demais características do Renascimento

O Renascimento trouxe, pela primeira vez, o pensamento de que o homem teria uma enorme capacidade intelectual a ser explorada e de que os novos tempos, pós Idade Média, serviriam para aproveitar todo esse conhecimento.

Quais as principais características do renascimento cultural e científico?
Galileu Galilei criou o telescópio e reafirmou a teoria de Copérnico de que o Sol é o centro do universo

Dessa forma, outras características do Renascimento também eram marcantes como o Cientificismo, que trouxe ao centro pensadores como Nicolau Copérnico, René Descartes, Galileu Galilei e Isaac Newton. Todos esses estudiosos apresentaram contribuições essenciais para o avanço das ciências, sobretudo para a Física e a Matemática.

Junto a ele, o Universalismo, corrente que defendia a especialização dos homens em diversas áreas. Cabe lembrar que, durante o movimento, ocorreu a expansão de escolas e universidades, assim como a valorização das ciências humanas.

Por fim, o Individualismo expunha a busca do homem pelo próprio prazer e pelo entendimento de suas emoções, que guiavam os seus atos. Foi essa característica do Renascimento que incentivou o fortalecimento dos artistas e cientistas da época.

E aí, o que achou da matéria? Se gostou, aproveite e leia também sobre a Segunda Guerra Mundial.

Fontes: Mais Bolsas, Toda Matéria e Educa Mais Brasil

Imagens: Toda Matéria, Obcecada pelos livros, DW e Alto Astral

Quais são as principais características do Renascimento científico?

- Uso da pesquisa e investigação como métodos de produção de conhecimento científico. - Grandes avanços nas áreas de Astronomia, Medicina, Matemática, Física, Química e Biologia. - Desenvolvimento de instrumentos científicos, principalmente na área de observação astronômica.

O que é o Renascimento Cultural e científico?

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

Qual a importância do Renascimento Cultural e científico?

A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.

Quais as consequências do Renascimento Cultural e científico?

Foi também no período do Renascimento que houve o desenvolvimento dos principais traços da ciência moderna, como a prática da anatomia – com o estudo de cadáveres – e a observação astronômica. A moderna física começou com estudiosos que passaram a se valer de instrumentos para ampliar o sentido da visão.