Quais são os principais fatores que influenciam no clima do continente europeu?

Clima é definido como a sucessão de diferentes tempos atmosféricos ao longo dos anos. O tempo necessário para determinar um tipo de clima é de, no mínimo, 30 anos estudando o comportamento dos tipos de tempo de determinada região.

Quais são os principais fatores que influenciam no clima do continente europeu?

Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo de clima de determinado lugar. Ressalta-se que esses fatores não podem ser estudados isoladamente para a definição de um clima, mas sim de forma integrada. São eles:

Latitude: ela interfere na incidência de raios solares recebidos por determinada região. Latitudes próximas ao Equador recebem maiores quantidades de raios solares, incidindo sobre uma área maior da superfície terrestre. Consequentemente, as temperaturas médias desses lugares próximos ao Equador serão maiores; e, quanto mais afastado do Equador for o lugar, menores serão as temperaturas. A latitude é o fator responsável pela diferenciação das zonas climáticas: tropical, temperada e polar.

Altitude: quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar. Consequentemente, a temperatura tende a ser menor, pois nessas condições as moléculas de ar, em baixa concentração, não conseguem reter calor e umidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Massas de ar: são grandes porções de ar da atmosfera que se estendem por milhares de quilômetros. Formam-se numa superfície homogênea, pela pressão atmosférica. Suas características – quente, fria, úmida, seca – dependerão das condições do ambiente em que se formaram e por onde farão sua trajetória. Existem seis tipos de massas de ar: oceânica (úmida), continental (seca), tropical e equatorial (quente), temperada e polar (frias). Não raro, muitas dessas massas se encontram durante seu deslocamento, havendo uma troca de calor e umidade entre elas.

Continentalidade e Maritimidade: correspondem à maior ou menor proximidade de grandes massas de água. Além de exercerem variação na umidade, interferem também na temperatura da região. Por exemplo, em lugares que sofrem influência da continentalidade (localizados no interior do continente, distantes dos oceanos) há uma variação maior da temperatura ao longo do dia, com altas taxas de amplitude térmica.

Correntes Marítimas: são porções de águas extensas que fazem um movimento de descolamento nos oceanos. São movimentadas pelas ações dos ventos e pelo movimento de rotação da Terra. As correntes marítimas têm o poder de interferir na temperatura atmosférica e no movimento das massas de ar.

Saiba quais são as zonas climáticas, suas principais características, regiões onde estão presentes e temperaturas


Quais são os principais fatores que influenciam no clima do continente europeu?

Clima Alpino: presente nas regiões montanhosas da Europa

Introdução

Em função de sua vasta área, o continente europeu pode ser dividido em cinco grandes áreas climáticas: subártico, continental, atlântico, alpino e mediterrâneo.

Grandes zonas climáticas da Europa

1 - Clima subártico

Possui temperaturas muito baixas com inverno longo e frio.

No inverno os dias são quase totalmente escuros, com presença de luz solar apenas quatro horas por dia.

Principais regiões: Islândia, norte da Noruega, norte da Suécia, norte da Finlândia e extremo noroeste da Rússia.

2 - Clima Continental

É o clima que está presente em grande parte do território europeu. Uma de suas principais características são as mudanças extremas de temperatura entre as estações do ano. Ou seja, os invernos são frios (rigorosos com presença de neve) e os verões quentes (temperatura média de 25 graus Celsius).

Principais regiões: centro da Espanha, região central da Rússia, regiões centrais da França, República Tcheca, Polônia e Bielorrússia.

3 - Clima Atlântico

Clima influenciado pela ação atenuante do oceano Atlântico e da corrente do Golfo. Clima marcado também pela forte presença de umidade marítima.

Principais regiões: faixa norte litorânea da Europa (Portugal, Espanha e França), Reino Unido, Dinamarca e sul da Península da Escandinávia.

4 - Clima Alpino

Presente nas regiões montanhosas da Europa, principalmente nos Alpes. Nestas regiões, em função das altitudes elevadas, as temperaturas são baixas com presença constante de precipitação de neve.

Principais regiões: Alpes, Cárpatos, Cáucaso, Pirineus e Montes Urais.

Quais são os principais fatores que influenciam no clima do continente europeu?

Clima alpino: presença de neve e temperaturas muito baixas.

5 - Clima Mediterrâneo

Presente na costa sul da Europa com grande influência do mar Mediterrâneo. Nesta área o clima é ameno. O verão se caracteriza por ser seco e quente, enquanto o inverno é chuvoso com temperaturas amenas.

Principais regiões: sul da Espanha, sul da França, Itália e sul da Grécia. 

Quais são os principais fatores que influenciam no clima do continente europeu?
Mapa de localização do clima mediterrâneo.


atualizado em 26/11/2021

Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)




Você também pode gostar de:

Climas da Europa Temas Relacionados
  • • Animais da Europa
  • • Classificação Climática de Köppen-geiger
  • • Climas do Mundo e suas características
  • • Climas Frios e suas características
  • • Europa Ocidental: países e características
  • • Europa: dados, geografia e características
  • • Geografia Física da Europa
Bibliografia Indicada

Geografia em Mapas - Europa, Ásia e África
Autor: Ferreira, Graça Maria Lemos
Editora: Moderna

Fonte de pesquisa do artigo:

- ALMEIDA, Mauricio de. Geografia Global - Geral e do Brasil - Volume Único - Ensino Médio. São Paulo: Escala Educacional, 2010. 

Qual é o principal clima no continente europeu?

O clima predominante da Europa é o temperado em decorrência de sua localização geográfica, no ponto em que está localizada, conta com a influência de variações continentais e oceânicas.

Quais são os principais fatores que influenciam o clima?

Fatores climáticos: quais são, resumo e exercícios!.
Latitude..
Altitude..
Maritimidade..
Correntes marítimas..
Vegetação..
Massas de Ar..
Relevo..

Quais são os tipos climáticos que configura a diversidade de climas da Europa?

Climas da Europa.
Clima subártico. Possui temperaturas muito baixas com inverno longo e frio. ... .
Clima Continental. É o clima que está presente em grande parte do território europeu. ... .
Clima Atlântico. ... .
Clima Alpino. ... .
Clima Mediterrâneo..

Quais são os principais tipos de clima e de vegetação na Europa?

Climas ; Polar, Alta montanha, Mediterrâneo, Continental, Oceânico e Subtropical. Vegetação : Tundra, Floresta Temperada, Vegetação de Montanha, Floresta Boreal, Estepes e Vegetação Mediterrânia.