Quais as principais causas da mortalidade das empresas no Brasil?

O dia dos finados, 2 de Novembro, é uma data em que celebramos e nos recordamos das pessoas que já não estão mais entre nós. Além da saudade, a ocasião marca um período de reflexão sobre nossas vidas pessoais e profissionais. No mundo dos negócios, esses questionamentos muitas vezes são voltados para a mortalidade das empresas.

Entender os fatores que mexem com esse índice é fundamental para entender as principais razões para o fim de empresas em nosso país. Como base para essa análise, utilizaremos um estudo feito pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), feito no ano de 2021, no estado de São Paulo.

Nesse dia dos finados, vamos reservar algum tempo para entender como empresas e morrem e o que pode ser feito para evitar isso. Confira o artigo abaixo!

Quais as principais causas da mortalidade das empresas no Brasil?
Mortalidade das empresas

Por que as pessoas escolhem abrir empresas?

Nesse dia dos finados(2 de Novembro), também é importante celebrar as coisas que nos fazem sentir vivos. Muitas vezes, são esses fatores que são a principal motivação para o início de novas empresas. De acordo com a pesquisa, quase 70% das pessoas iniciam negócios por que buscam por uma nova oportunidade de negócio.

Ou seja, a visão empresarial e o sonho de uma vida melhor se aliam para a criação de um instinto empreendedor. Esse olhar já é um importante passo para quem deseja desbravar essa carreira. Cerca de 37% dos entrevistados afirmaram que o desejo de ter um negócio próprio foi o principal motivo para a abertura de suas empresas.

Isso mostra como cada vez mais a população busca por alternativas aos empregos formais. Seja para conquistar uma maior liberdade financeira, ou até mesmo possuir mais flexibilidade em suas vidas, essas pessoas são reflexo de uma nova geração de profissionais que desejam uma vida diferente.

Essa tendência também é refletida na pesquisa. Afinal, segundo o levantamento, 9 em cada 10 empreendedores se encontram satisfeitos com essa opção de carreira. Como principais motivos, os entrevistaram citaram a independência financeira, a realização pessoal e o retorno financeiro.

Empreendedores também se interessam por: Como ser um empreendedor em todas as esferas da vida? – Com Patrícia Brazil – Vida Loka Podcast #83

Dia dos finados

Comemorado todo 2 de Novembro, o Dia dos finados é um feriado católico que celebra a lembrança das pessoas já falecidos. Sua origem remonta ao início das tradições cristãs, mas sua celebração e comemoração se espalhou pelo mundo.

Com diversas abordagens e interpretações, a data varia bastante seus significados em diferentes culturas. Em comum, fica o respeito pelas pessoas que já se foram.

O Dia dos finados é um momento de reflexão. Essa ocasião também pode indicar um olhar mais preocupado para nossas vidas, inclusive nos assuntos referentes ao trabalho. Entender por que as coisas não estão funcionando é um processo difícil, porém libertador.

O dia 2 de Novembro de 2022, talvez possa ser utilizado para pensarmos nas principais causas de mortalidade das empresas. Quem sabe a gente consiga chegar a novas soluções?

Somente em nosso Blog: Blockchain deve revolucionar mercado digital em um futuro próximo

Os Primeiros anos de uma empresa

Os primeiros anos de uma empresa são sempre repletos de desafios. Desde a inexperiência, até  a falta de recursos, o início de trajetória empreendedora pode ser bem complicado. Muitas vezes, são pequenos detalhes que separam o sucesso da morte desses negócios.  O fracasso, geralmente é explicado com o termo Causa Mortis.

Geralmente, a mortalidade das empresas é resultado de alguns erros estratégicos ao longo da jornada empreendedora de seus chefes. Apesar desse cenário ser bastante diverso, alguns padrões repetidos podem ser identificados nesses processos. Confira agora quais são os erros mais comuns.

1-Planejamento Prévio

O Planejamento prévio é fundamental evitar a mortalidade das empresas e as empresasa consigam sobreviver a seus primeiros anos de mercado. Ter esse conhecimento pode agilizar bastante a tomada de decisões, tornando mais seguras e embasadas as escolhas feitas pelos seus gestores.

De acordo com a pesquisa feita pelo SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 46% das empresas fechadas não sabiam exatamente o número de clientes que teriam nesse período. Outros 39% não conheciam seu próprio capital de giro. Além disso 38% não chegou nem a conhecer seus concorrentes no mercado.

Esses dados, exemplificam uma grande falta de pesquisa de mercado por parte das empresas que fecharam as portas recentemente. A falta desse levantamento pode ser extremamente prejudicial para o desenvolvimento de negócios, principalmente em casos de inexperiência no setor.

Portanto, o planejamento prévio é um item indispensável para empreendedores de todos os tamanhos.

2-Gestão empresarial

A gestão empresarial também é fundamental para a sobrevivência de uma empresa em seus primeiros anos. O estudo mostra que negócios preocupados com busca de nova soluções e alternativa para melhorar seus produtos possuem maior tempo de vida.

Ou seja, a procura por inovação e aperfeiçoamento é um item vital para a criação dos diferenciais de mercado, aajudando a diminuir a mortalidade das empresas.

Outra fator importante é a experiência no setor. Empresas com vivência no mercado, tendem a ter mais chances de prosperar. É muito importante ter conhecimento de causa nesse processo, algo que pode acabar sendo um grande desafio para os empreendedores de primeira viagem.

Nesse contexto, é recomendável buscar por auxílio e mentoria por parte dos grandes nomes do mercado. Estudar um pouco o ambiente que cerca seu ramo de atuação vai ajudar a ampliar sua visão para os diferencias de uma empresa iniciante.

3-Comportamento empreendedor

Por fim, o comportamento empreendedor é mais um motivo que colabora com a alta taxa de mortalidade das empresas. A cultura dos negócios pode ser desenvolvida de várias maneiras. Prezar por um ambiente receptivo a inovação e as novas ideias. Esse item está muito atrelado a mentalidade necessária para a jornada do empreendedor.

Tal fator passa por qualidades como a persistência, a comunicação, preparo prévio e motivação. Habilidades como essas, são necessárias para quem deseja seguir no mercado dos negócios.

Felizmente, com a abordagem certa, essa capacidade empreendedora pode ser desenvolvida através de esforço e estudo. Portanto, basta um pouco de suor que atingir esse meta pode ser algo possível para todos.

A captação de clientes ainda é um grande desafio para reduzir a mortalidade das empresas

Ainda tomando como base o estudo publicado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a criação de uma base de clientes ainda é o maior desafio para negócios iniciantes. Com um índice que aponta essa como a principal dificuldade de 22% dos entrevistados pela pesquisa.

Essa barreira dialoga diretamente com as necessidades identificadas acima. O cliente é a base de toda negociação comercial, principalmente no mercado moderno.

Não conhecer profundamente esse consumidor é um erro muito grave por parte dos empreendedores. Ainda mais no período em que vivemos, onde as experiências de compra são o maior diferencial de mercado possível.

Reflexões finais

Encerrando nosso especial de dia dos finados(2 de Novembro), podemos tirar algumas conclusões sobre os fatos apresentados nesse artigo. Podemos entender que a falta de planejamento representa bastante os problemas enfrentados por novos empreendedores.

Como principal razão da morte das empresas, podemos indicar a dificuldade de captar clientes e a captação inicial de recursos.

Afinal de contas, cerca de 88% dos empreendedores utilizam investimentos pessoais para dar um pontapé inicial em seus projetos. Isso mostra um grande comprometimento por conta desses profissionais, mas também explicita um grande risco por parte desses pequenos empreendedores.

Como solução para esses problemas, o principal mecanismo é a pesquisa de mercado. Primeiramente, estudar e conhecer melhor o consumidor pode permitir estratégias mais eficientes e assertivas. Além disso, essa base de informações também pode contribuir bastante na área de construção de experiência do cliente.

Esse cuidado também vai permitir um melhor direcionamento dos recursos, trazendo a perspectiva de retornos mais certos para os empreendedores. Conhecer o mercado é o primeiro passo antes de empreender, o dever de casa é fundamental para todos.

Por outro lado, a busca por soluções inovadoras e o aperfeiçoamento de serviços é uma característica de empresas longevas. O que dialoga diretamente com o que afirmamos nos parágrafos acima. O mercado moderno exige trazer o cliente para o centro das atenções. Satisfazer esse público é um dever do empreendedor.

Uma vez que esse cuidados são tomados, a vida no empreendedorismo tem tudo para ser próspera. Donos de negócios apresentam alta taxa de satisfação. Muito por conta das grandes possibilidades permitidas por esse ramo de atuação. Afinal, essa carreira permite que muitos sonhos possam ser realizados.

Espero que você tenha tirado boas reflexões dessa leitura! Lembrando que esse é apenas um resumo de um estudo bem completo, ainda existe espaço para muito mais aprofundamento no tema. Enfim, obrigado por ter chegado até aqui.

Desejamos a você um bom feriado de Dia dos finados(2 de Novembro) e que sua vida no empreendedorismo seja longa e bem sucedia.

Veja também: Os 5A´s de Philip Kotler: Como Assimilar, Atrair e Convencer Clientes

Por hoje é só! Você gosta desse tipo de conteúdo? Então continue ligado no Blog da Whow. Por aqui você encontra os melhores artigos sobre tecnologia, negócios, inovação e criatividade. Fique a vontade para navegar por todos os nossos textos e posts.

Garanto que eles vão aumentar ainda mais seu conhecimento sobre o mercado do empreendedorismo.

Ademais, também não deixe de dar uma passada em nosso canal do Youtube. O Vida Loka Podcast, programa do empreendedor da vida real, te espera com a melhor seleção de entrevistas sobre o mundo dos negócios. Fique ligado!

Você também pode gostar de: Como criar negócios multifacetados e ter mais produtos e serviços -Bruno Barbosa – Vida Loka #85

Quais as principais causas da mortalidade das empresas no Brasil?

Quais são as principais causas da mortalidade das empresas no Brasil?

Conheça as principais causas da mortalidade de empresas.
Ausência do plano de negócios. ... .
Falta de planejamento estratégico. ... .
Gestão Empresarial. ... .
Descontrole Financeiro. ... .
Desconhecimento de Mercado. ... .
Divergência entre Sócios. ... .
Comportamento empreendedor..

Quais são as maiores causas de mortalidade de empresas?

Falta de planejamento. ... .
Cópia de modelos existentes. ... .
Elaboração de um plano de negócios incompatível com a realidade. ... .
Inexperiência e falta de capacitação dos empresários. ... .
Falta de fiscalização e acompanhamento. ... .
Mistura de contas pessoais com as contas da empresa. ... .
Falta de divulgação. ... .
Desequilíbrio no fluxo de caixa..

Qual a principal causa da morte de empresas no Brasil Sebrae?

A pesquisa SEBRAE afirma que “a alta mortalidade das empresas no Brasil está fortemente relacionada, em primeiro lugar, a falhas gerenciais na condução dos negócios, seguida de causas econômicas conjunturais e tributárias” (SEBRAE, 2004, p. 16).

Que fatores contribuem para a taxa de mortalidade das empresas Sebrae?

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, disse à Agência Brasil que a menor taxa de sobrevivência entre os pequenos negócios está relacionada à capacidade de gestão, à maior experiência e ao conhecimento do ramo.