Quais as recomendações de exercício físico aeróbico?

Quais as recomendações de exercício físico aeróbico?

A prática de exercícios físicos é importante para todas as pessoas, mas infelizmente apenas parte da nossa população segue as recomendações mínimas necessárias para a saúde. Entenda como isso é importante para você que quer começar uma atividade física ou até mesmo já pratica!

Confira essa matéria!

Quase todos os indivíduos podem realizar atividades físicas de intensidade moderada, como é o recomendado. Alguns pacientes portadores de certas doenças, tais como diabéticos com alguma complicação crônica, cardiopatas, hipertensos, portadores de certas patologias articulares ou outras doenças podem ter recomendações mais específicas e restritas, porém isso não é o que acontece com a maioria dos indivíduos. Converse com seu médico se tiver dúvidas sobre seu caso. Procure saber o que você precisa avaliar antes de iniciar um programa de exercícios físicos, especialmente caso você esteja interessado em realizar exercícios de intensidade alta.

Um estudo recente publicado na revista de The Lancet em setembro de 2018 mostrou que em torno de metade dos brasileiros não pratica atividades físicas dentro das recomendações mínimas para saúde e que as mulheres são ainda mais sedentárias que os homens.

A sugestão dos trabalhos mais recentes é que você faça ao menos 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada, fracionados em pelo menos 3 dias por semana. Você pode fazer caminhada, corrida, esteira, bicicleta, natação, hidroginástica, elíptico, transport, dança ou outra atividade de que goste mais. Não se deve passar mais que dois dias consecutivos sem exercícios físicos.

Os estudos reforçam também a necessidade de realização de exercícios físicos de resistência, do tipo musculação, para manutenção e ou aumento da massa muscular e da força, que trará benefícios adicionais para sua saúde. Isso é recomendado para todos os adultos, porém é especialmente importante para os mais idosos, porque melhora força e equilíbrio, reduzindo risco de quedas e fraturas e tornando-os mais independentes para suas atividades do dia a dia. Sim, desde que não tenham contra indicações específicas, os idosos podem e devem realizar exercícios de resistência do tipo musculação.

A American Heart Association sugere as seguintes recomendações, publicadas em abril de 2018:

Para saúde cardiovascular geral:

  • Praticar ao menos 30 minutos de atividades físicas aeróbicas de intensidade moderada 5 vezes por semana, totalizando um mínimo de 150 minutos por semana. Há benefícios mesmo que esta atividade seja fracionada em blocos de 10 a 15 minutos por vez.
  • Praticar ao menos 25 minutos de atividades físicas aeróbicas vigorosas ou de alta intensidade 3 vezes por semana, totalizando um mínimo de 75 minutos por semana.
  • Incluir atividades físicas de resistência para fortalecimento muscular de intensidade moderada a alta ao menos 2 vezes por semana.

Para reduzir a pressão arterial e o colesterol:

  • Praticar ao menos 40 minutos de atividades físicas aeróbicas de intensidade moderada e vigorosa ao menos 3 a 4 vezes por semana.

Existem métodos mais precisos para se determinar a intensidade da atividade física de acordo com a frequência cardíaca ou pelo cálculo do VO2 do indivíduo, mas aqui vai uma dica fácil para o dia a dia: uma pessoa fazendo atividade física de intensidade moderada não consegue conversar como em um passeio durante o exercício ou não consegue cantar; uma pessoa fazendo atividade física de alta intensidade não consegue falar mais que poucas palavras sem parar para respirar.

  • Tanto atividades de moderada ou alta intensidade devem ser realizadas com a duração mínima de 10 minutos.

Exemplos de atividades de intensidade moderada: caminhada rápida, hidroginástica, bicicleta em velocidade mais baixa do que 16 km/h, tênis em dupla, dança.

Exemplos de atividades de alta intensidade: corrida, natação, tênis individual, dança aeróbica, bicicleta com velocidade maior do que 16 km/h, pular corda.

Para perda de peso:

  • A maioria dos trabalhos sugere que se faça mais tempo atividade física ainda, de 3h00 a 7hoo horas por semana de exercícios físicos de intensidade moderada, fracionados em vários dias, sempre associados a uma dieta adequada para seu gasto energético. A recomendação é quanto mais atividade física melhor para se perder peso.

Dica: não superestime o seu gasto energético, comendo exageradamente achando que já gastou uma quantidade enorme de calorias naquele dia. Muitas pessoas perdem a chance de emagrecer porque ingerem calorias demais em relação ao que realmente deveriam. Procure ajuda de seu endocrinologista para receber um plano alimentar adequado para você. Além das quantidades das calorias, a qualidade da alimentação e a distribuição da proporção dos nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) podem ser muito importantes para melhora da sua composição corporal.

  • Procure um profissional de educação física ou de fisioterapia para orientação segura sobre execução e progressão de sua atividade física. Isso reduz a chance de lesões articulares e musculares.
  • Use roupas e calçados adequados e mantenha-se bem hidratado durante todo o tempo.

Outra dica: é muito importante reduzir o seu tempo sentado no trabalho. Levante-se periodicamente, ande um pouco durante o dia. Evite o uso de elevadores, para seu carro mais longe nos estacionamentos ou desça do ônibus alguns pontos antes de sua parada final. Seja mais ativo no seu dia a dia.

Estimular a mudança de estilo de vida da população é um enorme desafio para os profissionais de saúde.

Só você poderá realmente valorizar esta informação e mudar para melhor. Muitos pacientes que atendo falam que não tem tempo, detestam, vão esperar os filhos crescerem, a faculdade acabar ou a aposentadoria chegar para começar a fazer exercícios físicos. A sociedade aceita isso muito bem, porém infelizmente o seu corpo vai te cobrar no futuro, nem sempre tão longe quanto você imagina.

Pense bem e tenha uma atitude diferente. A sua saúde é sua responsabilidade!

Dra. Fernanda Pena – Médica Endocrinologista

Endocrinologista CRM MG: 30.778 | CRM SP: 170.765 | RQE MG: 39.876 | RQE SP: 68.695

Categories:
  

Esporte, Saude

Quais são as recomendações para a prática dos exercícios aeróbicos?

Praticar ao menos 30 minutos de atividades físicas aeróbicas de intensidade moderada 5 vezes por semana, totalizando um mínimo de 150 minutos por semana. Há benefícios mesmo que esta atividade seja fracionada em blocos de 10 a 15 minutos por vez.

Qual é a principal recomendação para iniciar um treinamento aeróbico?

É recomendável sempre iniciar o treino de forma progressiva, aumentar a intensidade aos poucos. A mesma regra vale para o final do exercício, mas ao inverso, baixar a carga regressivamente. Isso também é indicado para ao longo dos dias, exigir mais do praticante com o passar do tempo.

Quais as principais recomendações de exercícios físicos?

A OPAS e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Quais as recomendações de exercício físico aeróbico é de força para PVHA?

“De forma geral, pode-se afirmar que os treinamentos aeróbio (como caminhada) e força (musculação), isolados ou em conjunto, são recomendados para PVHA, assim como para a população em geral, pois aumentam a capacidade cardiorrespiratória (fôlego) e a força muscular.