Quais as tecnologias de informação e de comunicação para que servem?

Benefícios da tecnologia da informação e comunicação na educaçãoTempo de leitura estimado: 6 min.

7 de março de 2022

Gestão Escolar

A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação na educação é um dos grandes objetivos do nosso século. Nesse sentido, as escolas precisam estar conectadas com as transformações digitais da sociedade e oferecer, aos seus estudantes, um ensino de excelência, que atenda às necessidades da modernidade.

Neste texto, você verá quais são essas tecnologias, como elas funcionam, para que servem, de que maneira podem ser aplicadas na educação, quais são os maiores desafios no processo de implementação nas escolas e como podemos contornar essas dificuldades. Acompanhe!

A evolução tecnológica da sociedade proporciona o desenvolvimento contínuo de ferramentas que aperfeiçoam o modo com que nos comunicamos e interpretamos uma informação. As TICs são a expressão dessa revolução, e podem ser consideradas como uma fusão da informática, das telecomunicações e das mídias eletrônicas.

Elas são encontradas em vários instrumentos, tais como:

  • relógios;
  • computadores;
  • celulares;
  • tablets;
  • televisões;
  • mídias de armazenamento;
  • câmeras;
  • satélites.

A popularização da Internet é o grande carro-chefe desse fenômeno. Por meio dela, é possível organizar chats, comunidades virtuais, softwares colaborativos, videochamadas etc. Esses recursos integrados facilitam o acesso a novas informações e conhecimentos, o que faz com que assimilemos diferentes formas de pensar e de interagir com as outras pessoas.

Essas tecnologias permitem que vivamos em um “mundo digital” com cada vez menos barreiras e limitações. Elas podem ser utilizadas em diversos segmentos da sociedade, como a indústria, o comércio, a política e a cultura, mas existe um setor em que elas têm mais destaque: a educação. A seguir, você descobrirá como as TICs podem ser empregadas no meio educacional.

Como aplicar a Tecnologia da Informação e Comunicação na educação?

Primeiramente, é importante ressaltarmos que a utilização das TICs na prática pedagógica não pode se resumir ao uso da informática na escola. Não é interessante simplesmente substituir a mecânica de uma aula expositiva por uma aprendizagem passiva digital — em outras palavras, trocaríamos o giz e o quadro do professor pela tela do computador. Ao contrário, a aplicação efetiva da Tecnologia da Informação e Comunicação agrega muito mais do que isso.

A escola precisa colaborar na implementação de uma nova forma de construir o conhecimento por meio dessas tecnologias. Uma excelente maneira seria a criação de ambientes virtuais de aprendizagem — na educação a distância, no ensino híbrido ou em sala de aula. Nesse formato, é possível organizar dinâmicas de grupo nas quais o professor e os estudantes interagem virtualmente na atividade pedagógica.

A grande vantagem de aplicar as TICs é que as aulas se tornam mais atrativas e despertam o interesse dos estudantes. Além disso, eles aprendem a buscar o conhecimento por si próprios na Internet, o que fortalece a autonomia. Podemos citar como exemplos os seguintes recursos pedagógicos pertencentes a essa categoria:

  • redes sociais;
  • multimídias;
  • hipertexto;
  • Google Classroom;
  • YouTube;
  • metodologias ativas;
  • jogos e simuladores virtuais;
  • banco de dados e bibliotecas digitais;
  • linguagens básicas de programação;
  • realidade virtual.

Existem vários desafios a serem superados na aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação na educação — em especial, na passagem da teoria para a prática. Confira, a seguir, quais são as principais dificuldades enfrentadas por professores, pedagogos e gestores educacionais nesse processo.

Acompanhar os avanços

A tecnologia evolui de forma muito rápida, o que demanda uma atenção constante dos profissionais da educação. Anualmente, surgem novos programas e aplicativos que tornam ultrapassadas as ferramentas digitais em voga. Assim, é essencial acompanhar essas atualizações, para proporcionar o que há de mais novo no mundo das TICs aos estudantes.

Manter a motivação

A aplicação dessas tecnologias na educação requer o empenho de toda a comunidade escolar: professores, gestores, estudantes e famílias. A introdução de ferramentas digitais no método pedagógico pode despertar resistência, logo, é importante manter as pessoas motivadas e engajadas para que acolham essa transformação de um modo construtivo.

Isso pode ser feito por meio de um processo de formação contínua, que envolva comunicação transparente e esclarecimento de dúvidas pelos participantes.

Oferecer uma infraestrutura adequada

Naturalmente, o emprego da Tecnologia da Informação e Comunicação na educação requer um custo considerável para a instituição escolar. A viabilidade desses recursos depende de aspectos financeiros, materiais, administrativos, culturais e sociais.

O gestor educacional terá a necessidade de:

  • contratar profissionais especializados nesse segmento;
  • reservar um espaço na escola para a construção de laboratório;
  • adquirir computadores e softwares pedagógicos;
  • financiar o treinamento dos professores;
  • fornecer Internet de alta velocidade no ambiente escolar.

Adaptar o ensino

Os professores têm um papel crucial no sucesso da aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação na educação. Desse modo, é importante que eles atuem como orientadores dos estudantes, e não como “líderes” do processo de ensino e aprendizagem — pois isso atrapalha o propósito de fortalecimento da autonomia estudantil nesse método.

Por outro lado, os docentes precisam se familiarizar com as TICs para que consigam organizar atividades pedagógicas inovadoras.

Cabe, aqui, um apontamento fundamental. É interessante que os professores debatam com os estudantes a prudência na utilização dessas tecnologias. Fenômenos como as fake news e a desinformação são exemplos negativos da aplicação desses recursos.

É essencial que os estudantes produzam conhecimentos e disseminem informações no meio digital de forma ética e reflexiva. Esse aspecto está previsto na Competência Geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Como superar os desafios na implementação das TICs?

É possível contornar essas dificuldades com um planejamento pedagógico eficaz. Isso envolve trazer a comunidade escolar para dentro dessa transformação e acolher suas sugestões.

A melhor dica para superar esses desafios é estabelecer um cronograma com metas de implementação de curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, os profissionais de educação serão capazes de dominar essas tecnologias em tempo hábil. Igualmente, os estudantes conseguirão usufruir de suas funcionalidades com muito mais facilidade.

Neste artigo, você descobriu que é possível aplicar a Tecnologia da Informação e Comunicação na educação. As TICs são um instrumento que torna a prática pedagógica mais moderna e inovadora, pois permitem que os estudantes atuem como protagonistas do processo de ensino e de aprendizagem.

Curtiu este artigo? Então, siga-nos nas redes sociais — Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn — para ter acesso a mais conteúdos sobre tecnologia na educação!

Quais são as tecnologias de informação e comunicação e para que servem?

A TIC engloba tecnologias que servem como mediadoras para os processos de comunicação, e foram potencializadas graças à internet. Consistem em recursos de hardware, software e telecomunicações que oferecem automações ou outras funcionalidades que ajudam a otimizar a comunicação em empresas.

Quais são as tecnologias de informação e comunicação?

Como exemplo, podemos dizer que as TICs são: a internet, os computadores, as câmeras fotográficas, os celulares, os softwares, dentre outras ferramentas.

O que são e para que servem as tecnologias de informação e comunicação como Utilizá

São dispositivos que possibilitam o desenvolvimento de projetos, em que os alunos precisam fazer pesquisas e elaborar um produto diferenciado. Auxiliam no trabalho com as competências cognitivas, as habilidades socioemocionais, a comunicação e o trabalho em equipe.

Quais são os cinco tipos de tecnologias da informação?

Tecnologias para processamento de informação.
Hardware. ... .
Software. ... .
Tipos de transmissão de dados. ... .
Big Data e Data Analytics. ... .
Internet das coisas (IoT) ... .
Inteligência Artificial. ... .
Blockchain. ... .
Computação Quântica..