Quais as vantagens dessas economias em relação aos paises subdesenvolvidos

Desde o início do século XIX as indústrias se concentravam em países como Japão, Estados Unidos, Canadá e, principalmente, nas nações europeias, em especial Reino Unido, Alemanha, Itália, Bélgica e França. Entretanto, a partir de 1950, o processo de industrialização ocorreu em diversos países do mundo.

Os países que realizaram o processo de industrialização após a década de 1950 são conhecidos por diferentes classificações: Países Subdesenvolvidos Industrializados, Novos Países Industrializados (NIPs), Economias Emergentes. Outro aspecto em comum entre essas nações é a dependência de tecnologia dos países desenvolvidos.

O processo de globalização foi o principal responsável pela descentralização das indústrias, onde foi proporcionado todo o aparato tecnológico para a difusão das empresas transnacionais. Nesse sentido, as empresas com sede nos países desenvolvidos, visando expandir seu mercado consumidor e obter maior lucratividade, passaram a instalar filiais em países subdesenvolvidos. Ao instalar filiais nesses países, as transnacionais se beneficiam com mão de obra barata, incentivos fiscais, abundância de matérias primas, doação de terrenos, etc. Por outro lado, os países subdesenvolvidos aumentam a geração de emprego e se industrializam.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro elemento importante para a industrialização dos países subdesenvolvidos foi a necessidade de reduzir as importações, ou seja, produzir para abastecer o mercado interno. Esse processo impulsionou a industrialização dos países latino-americanos, como, por exemplo, o Brasil, a Argentina e o México. Posteriormente, essas nações iniciaram o processo de internacionalização do mercado, recebendo, portanto, filiais de empresas transnacionais.

Durante a década de 1960, o processo de industrialização nos países emergentes se intensificou, destacando no cenário mundial os “Tigres Asiáticos” (Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura). Com exceção da Coreia do Sul, os outros “Tigres” receberam várias filiais de transnacionais, sendo proporcionadas vantagens para sua instalação.

A partir da década de 1980, países emergentes como a Malásia, Tailândia, Indonésia, China, Índia, Filipinas, entre outros, obtiveram elevados padrões de industrialização. Esse processo também ocorreu de forma significativa nas nações da América Latina.

Atualmente, existem empresas transnacionais que possuem matriz em países emergentes, como, por exemplo, as brasileiras Petrobras, Vale do Rio Doce, Perdigão e Sadia.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Quais os principais fluxos do comércio mundial?

Os três principais eixos de circulação do comércio mundial são os Estado Unidos e o Canadá, na América do norte. A vantagem dessas rotas comerciais para os países subdesenvolvidos ocorre pelo fato de trazer benefícios diretos aos países, como inserção de novos produtos e contribuição da economia.

Como acontece o fluxo de pessoas com a globalização?

Entende-se por fluxos da sociedade global a cadeia interconectada entre as diferentes partes do mundo que permite a circulação – nem sempre livre – de elementos econômicos, informações e pessoas.

Onde se instalam preferencialmente os fluxos da globalização Por quê?

Resposta. Explicação: Pois elas têm mais infraestrutura informacionais, de transportes, comunicações, hospedagem, e financeira.

Quais os fluxos da globalização e suas características?

Resposta. Os fluxos da globalização podem ser divididos em fluxos de mercadorias, de capitais, de pessoas e de informação. Características: os fluxos de globalização são classificados como formas de interpelações que ocorrem em um determinado espaço geográfico e o avanço tecnológico é o seu principal promotor.

Quais são as quatros fases da globalização?

Fases da Globalização

  • A Primeira Fase da Globalização (século XV ao XIX) ...
  • A Segunda Fase da Globalização (meados do século XIX e meados do século XX) ...
  • A Terceira Fase da Globalização (Guerra Fria) ...
  • A Quarta Fase da Globalização (de 1989 aos dias atuais)

Qual foi a segunda fase da globalização?

A segunda fase da Globalização relaciona-se com o processo de industrialização e seus efeitos sobre a produção do espaço geográfico mundial. ... Nesse mesmo contexto, emergiu a centralidade da figura da burguesia, que se assentou na liderança das produções sociais e econômicas.

Como começou a globalização Brainly?

Resposta. O grande estopim da Globalização aconteceu a partir da 2º Guerra Mundial, quando as nações se deram conta de que era necessário uma aproximação dos mercados mundiais para haver uma interligação entre os continentes. Nesse sentido foi criada as Nações Unidas e, logo após, o conceito de blocos econômicos.

Quem controla a globalização?

As empresas transnacionais constituem o carro chefe da globalização. ... Por meio desses investimentos as transnacionais operam processos de aquisição, fusão e terceirização segundo suas estratégias de controle do mercado e da produção.

O que pode ser entendido como globalização?

A globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.

Quais as vantagens dessa economia em relação aos países subdesenvolvidos?

Esses países tem como vantagens as trocas comerciais, que acontecem com maior intensidade, além de liderarem o comércio de produtos avançados tecnologicamente, de enorme valor agregado.

Quais são os três principais eixos?

Eixo Longitudinal: É uma linha vertical que fica perpendicular ao plano Horizontal. Ou seja, une a região superior da inferio..
Eixo Látero-Lateral ou Transversal: Este eixo também fica perpendicular, porém com o plano Sagital. ... .
Eixo Ântero Posterior ou Sagital: Este eixo fica perpendicular ao plano frontal..

Quais os três principais eixos de circulação do comércio mundial e quais as vantagens dessas economias em relação aos países subdesenvolvidos?

Resposta: Os três principais eixos de circulação do comércio mundial são os Estado Unidos e o Canadá, na América do norte. A vantagem dessas rotas comerciais para os países subdesenvolvidos ocorre pelo fato de trazer benefícios diretos aos países, como inserção de novos produtos e contribuição da economia.

Quais são os principais eixos do comércio mundial situe o Brasil nessa realidade econômica *?

3) Quais são os principais eixos do comércio mundial? Situe o Brasil nessa realidade econômica. Mercosul, SADC, UE, APEC, CEI e Nafta. O Brasil faz parte do Mercosul, e apresenta renda per capta de 11384, IDH de 0,744, População de 206077898 e PIB de 2346076.