Quais características diferenciam os seres humanos dos demais primatas como os chimpanzés?

Por Vitória Oliveira, licenciada em Ciências Biológicas e membro do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena, sob orientação do professor Delton Mendes Francelino, coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana, do IF Barbacena.

Frequentemente enaltecemos a civilidade humana em detrimento de sua natureza primitiva. Esquecemo-nos de nossas origens selvagens e de que a natureza foi fundamental para nos tornarmos uma espécie adaptada e sobrevivente no planeta. Buscando retornar a essas origens, e compreender o que de fato nos diferencia de outras espécies animais e, inclusive de nossos parentes mais próximos, os macacos do gênero PAN (chimpanzés, gorilas e orangotangos), é fundamental entender o caminho evolutivo traçado por nossa espécie.

Inicialmente, é importante destacar que os seres humanos são mamíferos, primatas, do gênero Homo (que possui várias espécies extintas, algumas das quais surgiram no planeta a partir de cerca de 7 milhões de anos). Nós, como espécie, Homo Sapiens, surgimos há apenas cerca de 200 mil anos e desde a fase inicial evolucionária, na África, diversas características morfológicas e biológicas já diferenciavam os indivíduos Sapiens dos macacos símios (Pan). É recorrente na literatura científica referirmos a nós como Homo sapiens sapiens, sobretudo em decorrência da complexificação de nossos processos simbólicos nos recentes 50 mil anos.

Cientistas apontam várias características que foram fundamentais para a evolução da espécie humana e que nos diferenciaram dos primatas símios, como a adoção da postura bípede (postura ereta), o desenvolvimento do polegar oponível (que possibilitava a manipulação/produção de ferramentas por nossos ancestrais) e, o aumento do tamanho o cérebro, que representou alterações cognitivas do ser humano, o desenvolvimento do pensamento e da racionalidade. Esta última característica, em especial só foi possível, por mudanças no padrão alimentar de nossos ancestrais, e também ao desenvolvimento de habilidades motoras que estimulavam o raciocínio.

Muito além das heranças biológicas, a cultura é a principal característica distintiva de nossa espécie e, está diretamente relacionada ao conjunto de características morfológicas humanas (ou seja, a cultura é resultado da anatomia, e vice e versa). Isso significa que grande parte dos símbolos culturais construídos pela humanidade ao longo do tempo, estão diretamente associados aos seus instintos, à sua relação com o ambiente e com a natureza. Ao utilizarem “acessórios”, pintarem o corpo, criarem rituais de morte, nossos ancestrais desenvolveram características fundamentais que nos diferenciam de outros primatas. Esses comportamentos são transferidos ao longo das gerações e ensinados à prole. Ao nascer, um bebê é um representante da espécie Homo sapiens, mas é ao apropriar-se desses padrões de comportamento que o mesmo se torna humano.

Em suma, o que nos torna humanos, não é uma divisão entre caracteres biológicos e culturais, mas sim, uma fusão dos dois aspectos. É justamente a capacidade de acumular e transmitir cultura, valores, informações entre as gerações que nos tornam humanos, e só fazemos cultura, por toda a programação biológica que possuímos, possibilitadas pela evolução.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Evolução Humana e Aspectos Socio-Culturais. UNESP, s/a. Disponível em: < http://www2.assis.unesp.br/darwinnobrasil/humanev3.htm#PostEreta > Acesso em: 12/02/2020.

SANTOS, F.R. A grande árvore genealógica humana. Rev. UFMG, Belo Horizonte, v. 21, n. 1 e 2, p. 88-113, jan./dez. 2014.

OLIVEIRA, V. S.; SOUZA, E. P.; VIOTTO FILHO, I. A. T.; PONCE, R. F. Educação e o desenvolvimento do psiquismo: uma análise histórico-cultural acerca dessa relação. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 14, n. 1, p.60-66 jan/mar 2017. DOI: 10.5747/ch.2017. v. 14. N 1.h294

NOGUEIRA, S. Sapiens- Uma nova história da humanidade. Revista Super Interessante, 2017 (Atualizado em 2020). Disponível em: < https://super.abril.com.br/ciencia/sapiens-uma-nova-historia-da-humanidade/> Acesso em: 12/02/2020.

Quais características diferenciam os seres humanos dos demais primatas como os chimpanzés?

A história da evolução humana teve início há cerca de 7 milhões de anos, os primeiros hominídeos registrados foram os chamados pré-australopitecos. Desde então, o processo evolutivo deu origem a diversas espécies até chegar à espécie humana atual - o Homo sapiens sapiens.

EspéciesPeríodoCaracterísticas
Pré-australopitecos 7 - 4 Milhões de anos Estabelecimento do bipedalismo (postura bípede), caixa craniana e cérebro reduzidos, em comparação aos humanos modernos.
Australopitecos 4 - 2 Milhões de anos Evolução do bipedalismo, modificação da dentição e monogamia.
Homo habilis 2,4 - 1,6 Milhões de anos Ferramentas de pedra lascada.
Homo ergaster 1,9 - 1,5 Milhões de anos Primeiros hominídeos a deixar o continente africano, desenvolvimento da linguagem.
Homo erectus 1,8 Milhões de anos - 30.000 anos Utilização do fogo e domínio do fogo, estabelecimento da posição ereta, estabelecimento no continente asiático.
Homo neanderthalensis 350.000 - 28.000 anos Uso de vestimentas (utilização da pele de animais), pinturas e ornamentos corporais, habilidade de comunicação (fala).
Homo sapiens 200.000 - até o presente Seres humanos atuais, distinguem-se pelo cérebro altamente desenvolvido.

Pré-australopitecos

Os pré-australopitecos são as espécies de hominídeos que representam a separação definitiva da linhagem humana à linhagem dos chimpanzés há 7 milhões de anos.

As principais espécies de australopitecos são os Sahelantropus tchadensis e os Orrorin tugenensis, as evidências ocorrem a partir de fósseis encontrados no continente africano.

Australopitecos

Os australopitecos são espécies de hominídeos que habitaram o planeta cerca de 2 a 4 milhões de anos atrás. Os australopitecos foram determinantes para o estabelecimento da postura bípede. No entanto, ainda se diferenciam do Homo sapiens pelos longos braços e por seu crânio semelhante ao de um chimpanzé.

A palavra australopiteco é formada pela junção da palavra latina austral (do sul) e da grega pithecos (macaco). Os australopitecos seriam, então, os "macacos do sul", por sua semelhança física.

Uma característica dessas espécies é o grande dimorfismo sexual (diferenças físicas entre machos e fêmeas da mesma espécie), podendo o macho ser 50% maior que a fêmea. No Homo sapiens essa diferença é de cerca de 15%.

Homo habilis

O Homo habilis ("homem habilidoso") é a primeira espécie do gênero Homo. Recebeu esse nome por estar associado à sua habilidade em fabricar ferramentas e utensílios, principalmente de pedra lascada.

A espécie possui características mais próximas dos seres humanos em comparação com os australopitecos, dente menores, caixa craniana maior, menor dimorfismo sexual.

Homo ergaster

O Homo ergaster ("homem trabalhador") foi a primeira espécie a sair do continente africano e migrar outras localidades. A análise dos fósseis do Homo ergaster apontam também para indícios do desenvolvimento de zonas do cérebro responsáveis pela linguagem.

Homo erectus

O Homo erectus ("homem de postura ereta") foi a espécie de hominídeo que existiu durante mais tempo. O Homo erectus surgiu por volta de 1,8 milhões de anos e viveu até cerca 30 mil anos.

Alguns estudos indicam que a extinção da espécie se deu devido a seu comportamento "preguiçoso" e conservador, que fez com que a espécie permanecesse habitando áreas que se tornaram hostis a partir das mudanças climáticas, dificultando a sua sobrevivência.

Homo neanderthalensis

O Homo neanderthalensis ("homem de Neandertal") é uma espécie humana que assim como o Homo erectus conviveu com o Homo sapiens.


Os neandertais dominaram o continente europeu. Há indícios de que houve um convívio entre os neandertais e o Homo sapiens, havendo um cruzamento entre espécies. Esses cruzamentos podem ser rastreados atualmente através de pesquisa genética, é possível encontrar genes pertencentes aos neandertais em algumas pessoas.

Homo sapiens

O Homo sapiens ("homem sábio") é a única espécie de seres humanos que não foi extinta e permanece nos dias atuais.

Ao longo dos estudos paleontológicos, foram encontradas outras subespécies de Homo sapiens que já não existem mais (por exemplo, o Homo sapiens inaltu e o homem de Cro-magno). Isso fez com que a espécie recebesse uma classificação taxonômica Homo sapiens sapiens.

A espécie surgiu na África por volta de 200.000 atrás e graças a sua inteligência e capacidade de adaptação, conseguiu se espalhar e sobreviver em todos os continentes.

É a espécie que apresenta o menor dimorfismo sexual, uma diferença de apenas 15% entre o tamanho médio dos machos e fêmeas.

A organização moderna da espécie, que deu origem à nossa cultura, teve início há 50.000 anos. Desde então, o Homo sapiens supera os desafios impostos e domina a natureza.

Quais características diferenciam os seres humanos dos demais primatas como os chimpanzés?

Veja também:

  • Criacionismo e evolucionismo
  • Lamarck e Darwin
  • Raça e etnia
  • Etnocentrismo e relativismo cultural

Qual a diferença entre os humanos e os chimpanzés?

A principal distinção entre chimpanzés e humanos pode estar na expressão de genes em proteínas, sobretudo no cérebro. Embora as duas espécies de primatas compartilhem cerca de 99% do código genético, o modo como a informação codificada no DNA é convertida em diferentes proteínas pode ser a maior diferença entre elas.

Qual a diferença entre os humanos e os macacos?

Sem ele, a linguagem como a conhecemos seria impossível. Outra distinção, também a nível microscópico, entre nós e os grandes primatas (isto é, gorilas, chimpanzés e orangotangos) é o número de cromossomos. O ser humano apresenta 23 pares de cromossomos, à medida que os membros do outro grupo têm 24.

Qual as características comuns entre o ser humano e os primatas?

Existem semelhanças entre o chimpanzé e o homem. Cerca de 98% dos genes dos chimpanzés assemelham-se com os do homem. O cuidado parental da espécie. A investigação de semelhanças entre o comportamento dos seres humanos em comparação aos dos chimpanzés perdura há várias décadas.

Quais são as características comuns entre seres humanos e chimpanzés?

Estudos reforçam semelhanças entre chimpanzés e seres humanos | Ciência e Saúde | G1. Comportamentos similares vão muito além de copiar trejeitos e usar roupa. Animais aprendem um com o outro e são capazes de trabalhar em equipe.