Quais aspectos da administração científica que repercutem nos dias atuais?

O modelo de administração criado entre o final do século XIX e início do século XX, por Frederick Winslow Taylor, que buscou garantir o melhor custo-benefício ao sistema produtivo e ficou conhecido como administração científica, ainda hoje continua se fazendo presente nas organizações.

A busca pela redução dos custos e o aumento da produtividade nas organizações é uma das principais questões com que se defrontam todas as nações industrializadas, também no século XXI.

Ainda hoje, percebe-se que as linhas de produção buscam identificar os profissionais adequados para desenvolverem as tarefas em tempo reduzido, de forma eficiente, aumentando os lucros e minimizando os custos, porém o que está descartada é a ideia da desumanização do trabalhador, que não é visto mais como uma “máquina”. O trabalhador que atua em organizações de base taylorista geralmente é preparado para outras atividades e possui um conhecimento mais generalista do processo, deixando de lado a atitude robotizada.

Quais aspectos da administração científica que repercutem nos dias atuais?

Superar o taylorismo por completo significa um retrocesso na cadeia produtiva, até porque o método trouxe grandes avanços, como a melhoria da qualidade dos produtos, a organização do trabalho, a redução dos custos, o melhor aproveitamento dos empregados, com redução de jornada de trabalho e aumento salarial. O grande diferencial nos dias atuais é que o bem estar e a segurança do empregado são vistos como essencial para o sucesso organizacional, deixando de lado a visão do empregado como peça de um processo previsível e mecânico.

Marcelle Fernandez, pós graduanda em Psicologia Organizacional na Unifacs Salvador e atualmente é Encarregada de RH em Distribuidora de médio porte da Bahia.

4.9 19 votes

Article Rating

Quais contribuições a administração científica trouxe para os dias atuais?

Superar o taylorismo por completo significa um retrocesso na cadeia produtiva, até porque o método trouxe grandes avanços, como a melhoria da qualidade dos produtos, a organização do trabalho, a redução dos custos, o melhor aproveitamento dos empregados, com redução de jornada de trabalho e aumento salarial.

Quais são as principais contribuições da administração científica?

Suas principais contribuições foram referentes à chamada racionalização do trabalho, onde os colaboradores deveriam ser contratados de acordo com suas habilidades específicas. Ou seja, o estudioso propôs então a chamada divisão do trabalho e funções, baseando-se nas aptidões dos colaboradores.

Qual a importância do estudo da administração científica para a gestão atual?

Através desse método busca-se a maior produtividade dos trabalhadores em determinado espaço de tempo e linha de produção. A partir desse conceito criado entre os séculos XIX e XX, as empresas passaram a orientar melhor seus projetos e buscar resultados de forma mais integrada.

Quais ideias da administração científica ainda são utilizadas na administração?

Sendo assim, desenvolveu os quatro princípios da administração científica: embasamento científico, distribuição de atividades, aptidão e conhecimento para desenvolver atividades e monitoramento.