Quais atividades econômicas são desenvolvidas em torno da cidade de Ouro Preto?

A ocupação da região Sudeste teve seu início associado ao período das Grandes Navegações, em meados do século XVI, com a fixação dos luso-brasileiros na região costeira do Brasil desde o Oiapoque, ao norte, à baía de Paranaguá, em Santa Catarina, ao sul. O intuito da colonização foi obter a soberania do território e protegê-lo de invasores franceses.

Enviado diretamente pelo rei de Portugal, D. João III, o nobre português Martim Afonso de Sousa realizou uma grande expedição colonizadora. Martim Afonso foi o descobridor e fundador da Capitania de São Vicente, para onde veio juntamente com a sua armada, fundando, em janeiro de 1532, o primeiro povoamento do Brasil. Essa faixa litorânea se caracterizou pelos violentos conflitos entre povos indígenas e colonizadores portugueses e franceses.

No entanto, a colonização se consolidou com a chegada das missões jesuíticas. O primeiro Governador Geral, Tomé de Souza, trouxe os primeiros jesuítas (liderados pelo padre Manoel da Nóbrega) com o objetivo de encontrar e catequizar grupos indígenas presentes no “Novo Mundo”. Entre outros membros da missão jesuítica, destacou-se o padre José de Anchieta, que subiu a Serra do Mar, chegou até o Planalto de Piratininga (atual cidade de São Paulo), e fundou, em 25 de janeiro de 1554, um colégio que em pouco tempo tornou-se a Vila de São Paulo de Piratininga.

Neste período, os donatários, responsáveis pelas capitanias hereditárias, dividiram-nas em grandes glebas de terra conhecidas como sesmarias, que consistia na permissão do uso das terras para colonos. Uma parte dos colonos que vivia nos vilarejos da capitania de São Vicente iniciou uma jornada rumo ao interior das capitanias com o objetivo predominante de caçar índios e procurar ouro. O bandeirantismo nasceu na cidade de São Paulo, aproximadamente entre 1580 e 1730, alcançando a região de Minas Gerais na segunda metade do século XVII. Até esse momento, os estados que compõem a região Sudeste ocupavam lugar modesto no conjunto da economia brasileira, baseada na exploração do pau-brasil, no plantio de cana-de-açúcar e na agricultura de subsistência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ouro e o diamante foram descobertos na região das Minas Gerais por volta do ano de 1687, começou a atrair um grande número de pessoas dos vilarejos situados próximos ao litoral para a sua exploração. Um número significativo de escravos trazidos do continente africano também chegou até a região neste período. Surgiram as “rotas do ouro”, denominação dada às localidades por onde o ouro era transportado até as áreas litorâneas, de onde partiam os carregamentos para Portugal, o que trouxe uma nova dinâmica econômica e social para o Sudeste.

A capitania do Rio de Janeiro se renovava à medida que estabelecia relações entre a região das Minas Gerais e o reino, tornando-se o principal centro urbano da Colônia. O estabelecimento da família real no Rio de Janeiro no ano de 1808 contribuiu para melhorias significativas na economia regional e para o início da produção de manufaturados no país. No ano de 1882, ocorreu a independência política do Brasil em relação a Portugal, repercutindo em todo o Brasil e em especial no Rio de Janeiro, que se tornou a nova capital do Império.

Nas áreas mais distantes da extração mineral, a produção de cana-de-açúcar constituiu a atividade econômica predominante em grande parte da região Sudeste, com destaque para o atual estado de São Paulo, durante a maior parte do século XVIII até meados do século XIX, quando a cultura cafeeira tomou destaque, tornando-se a atividade econômica principal.


Júlio César Lázaro da Silva
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Quais atividades econômicas são desenvolvidas em torno da cidade de Ouro Preto?

Conta com clima famoso por ser o mais saudável do Brasil, com o conforto moderno que ninguém dispensa e a tranqüilidade do interior de Minas Gerais.

O nome do distrito se deu em referência à cachoeira muito alta do rio que banha a região e nasce na Serra do Trino. Cachoeira do Campo sempre atraiu pela sua beleza natural.

O distrito de Cachoeira deveu a sua fundação à amenidade do seu clima, a regular fertilidade de seu solo e ao encanto de suas belas paisagens. O comércio, a agricultura e a pecuária foram as principais atividades econômicas desenvolvidas no século XIX e início do século XX. Atualmente, microempresas de diversas naturezas e mineradoras que exploram o calcário instalaram-se na região.

Provavelmente, o desenvolvimento do distrito se deveu ao grande número de pessoas que se dirigiram à região no período da crise de fome por que passou Vila Rica. Para conseguir alimentação, essas pessoas iniciaram as atividades agrícolas e pastoris na terra. Em 1710, Frei Francisco Botelho de Menezes, um dos fundadores do local, iniciou a tradição de Cachoeira do Campo como centro abastecedor de Vila Rica. Ao contrário da maioria dos distritos que circundam Ouro Preto, Cachoeira nunca se destacou por desenvolver atividades mineradoras.

A construção da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, com cinco altares de finíssima talha - dourados com puro ouro, data de 1726. Ela apresenta notável beleza e ricos ornamentos com objetos de prata e jóias. Com o desenvolvimento, Cachoeira do Campo perdeu o aspecto de vila colonial. A igreja de Nossa Senhora de Nazareth se mantém imponente. No entanto, são poucos os casarões que sobreviveram ao tempo, a maioria deles em torno da praça matriz.

O quartel foi transformado, em 1896, no Colégio Dom Bosco onde os padres mantiveram durante muitos anos o funcionamento do internato com ensino regular para meninos. Depois se tornou escola agrícola e atualmente é exercido o ensino fundamental. O espaço também serve como local de encontros, reuniões e simpósios. Os terrenos do colégio são marcos fundamentais na história do local, abrigando a cachoeira que deu nome ao distrito.

O antigo palácio dos governadores foi transformado, em 1811, em internato para meninas, pelas irmãs salesianas. Atualmente abriga o colégio Nossa Senhora Auxiliadora e o Retiro das Rosas, um mini-centro de convenções com diversas salas capazes de atender a grupos variados para retiros, reuniões e congressos.

Dos distritos de Ouro Preto, Cachoeira do Campo foi o que mais se organizou. É dotado de todos os serviços de infra-estrutura que garantem o conforto de sua população: luz, água tratada, coleta de esgoto e lixo, meios de transporte etc. As festas mais importantes são a da padroeira Nossa Senhora de Nazareth; a Festa do Cavalo, que corre em julho; e a Festa da jabuticaba, no final do ano. Destaca-se também pela instalação do Centro de Apoio Integral à Criança Felipe dos Santos.

Quais atividades econômicas são desenvolvidas no entorno da cidade de Ouro Preto?

Apesar de atualmente a economia de Ouro Preto depender muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município. As principais atividades econômicas são o turismo, a indústria de transformação e as reservas minerais do seu subsolo, tais como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore.

Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas?

Atividades como a pesca, extração mineral, metalurgia, indústria de alimentos, vestuários, construção e armamentos eram lucrativas e conseguiram manter economicamente bem um grande número de pessoas.

Qual a economia de Ouro Preto do Oeste?

O PIB da cidade é de cerca de R$ 834,2 milhões de, sendo que 40,9% do valor adicionado advém dos serviços, na sequência aparecem as participações da administração pública (31,2%), da agropecuária (31,2%) e da indústria (10,1%).

Qual é a principal função de Ouro Preto na atualidade?

Um dos destinos mais visitados por turistas em Minas Gerais, além da arquitetura antiga, que gera lindas fotos, e da comida tradicional, o município mineiro oferece ao visitante a possibilidade de conhecer de perto o cenário de momentos históricos importantes para a construção da identidade nacional.