Quais eram as principais características da sociedade açucareira no Brasil Colônia?

É hora de relembrar o conteúdo sobre a sociedade açucareira do Brasil Colonial. Tempos duros da escravidão, de feitores, senhores de engenho e de exploração pela Coroa de Portugal. Cai nos vestibulares e no Enem também. Então, é hora de revisar para mandar bem nas questões de História. Confira abaixo.

No Brasil colonial (1500-1822) a sociedade que se formou em torno dos engenhos de açúcar era relativamente complexa. Havia os senhores do açúcar, os escravos lavradores de cana e os trabalhadores do engenho.  Tempos muito duros. Veja nesta aula.

Um dos traços marcantes da Sociedade Açucareira foi a escravidão e ainda uma hierarquia social muito rígida. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre este período histórico. É uma aula com o retrato do Brasil colonial.  Olhando assim  séculos depois pode ser difícil imaginar o que aconteceu.

Mas, até engenhos movidos  pela força muscular de escravos eram comuns em pequenas moendas. Veja na imagem: 

Quais eram as principais características da sociedade açucareira no Brasil Colônia?

Os senhores de engenho eram o grupo dominante na sociedade açucareira. Eram os donos das terras, das máquinas e até dos homens! Possuíam muita riqueza e prestígio.

Eles tinham poder sobre todos os habitantes do engenho: do padre aos escravos, além dos familiares e dos trabalhadores livres. Na sua falta quem exercia tal poder era o filho mais velho. Por isso, dizemos que a família senhorial no Brasil era patriarcal.

Veja  na imagem uma cena de época, dos tempos da Sociedade Açucareira no Brasil Colonial, com a família da Casa Grande seguida pelos escravos da Senzala. O quadro ‘Uma família brasileira’ é de uma gravura de Henry Chamberlain, 1819.

Quais eram as principais características da sociedade açucareira no Brasil Colônia?

Terras, Escravidão, e Açúcar – No seu dia a dia os senhores ocupavam-se com a aquisição de terras, o comércio do açúcar, sua compra e venda, o controle dos escravos, a administração da propriedade, o pagamento dos salários dos trabalhadores livres, os assuntos relacionados aos rebanhos e à lavoura, os problemas domésticos e familiares e a acomodação de hóspedes.

Como você pôde perceber o poder do senhor de engenho perpassava todos os assuntos relacionados à produção de açúcar e à família. Ele controlava tudo e todos!

Mas, você deve estar se perguntando: – O senhor de engenho só ficava nas fazendas de açúcar?

A resposta é não! Os senhores de engenho não viviam isolados nas suas fazendas de cana. Como a produção de açúcar era destinada ao consumo externo, eles estavam sempre em contato com o meio urbano.

Eles negociavam com financiadores e comerciantes do açúcar e também participavam da vida política e administrativa das vilas e cidades (exerciam cargos nos órgãos locais).

Lavradores de cana – Nesta sociedade havia também os donos de canaviais que não eram senhores de engenho. Como montar um engenho exigia muito dinheiro alguns lavradores moíam a cana de suas terras em engenhos alheios – eram os chamados arrendatários.

Estes arrendatários eram aqueles que obtinham o direito de usar provisoriamente uma propriedade mediante o pagamento ao dono das terras. Em troca entregavam parte do açúcar que produziam ao senhor de engenho. O arrendamento das instalações de engenho foi muito comum no período colonial.

Você sabia que havia na época dois tipos de arrendatários? Não? Então, vamos ver quais eram?

  • Lavradores de cana obrigada: eram os arrendatários que só podiam moer a cana em determinado engenho.
  • Lavradores de cana livre: eram os arrendatários que tinham a liberdade de escolher o engenho que oferecesse as melhores vantagens para o negócio.

Os trabalhadores do engenho – O quadro de trabalhadores do engenho era bastante complexo. Havia os trabalhadores especializados, que eram os trabalhadores livres, e os escravos. Vamos ver alguns deles?

Quais eram as principais características da sociedade açucareira no Brasil Colônia?
Os feitores eram responsáveis por diferentes tarefas no engenho. Havia o feitor que cuidava da moenda, o feitor encarregado da plantação, o feitor-mor que administrava o engenho (imagem 1), o feitor de campo que vigiava e castigava os escravos (imagem acima).

O mestre de açúcar (imagem abaixo) controlava o trabalho de beneficiamento do açúcar.  O purgador (imagem 4)administrava o processo de clareamento do açúcar. O oficial de açúcar (imagem 5) auxiliava o mestre de açúcar. O caldeireiro (imagem 6) trabalhava nas caldeiras.

Quais eram as principais características da sociedade açucareira no Brasil Colônia?
As imagens acima foram retiradas do livro: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania 7º. ano. ed. reformulada. São Paulo: FTD, 2012. p. 288-289.

Além desses trabalhadores, havia também os artesãos (carpinteiros, pedreiros, ferreiros…). Os mais bem pagos eram os especialistas na produção do açúcar: mestre de açúcar, purgador e caldeireiro. O salário desses trabalhadores era pago anualmente.

Veja o que mais cai de História no Enem:

As Grandes Navegações; A 2ª Guerra Mundial; O Golpe Militar de 1964; O Tenentismo; Brasil República;  Era Vargas; A República da Espada; Revoltas Nativistas; A Redemocratização (A Nova República); e mais três temas quentes para você revisar nesta aula gratuita de História:

Quais eram as principais características da sociedade açucareira no Brasil Colônia?

Dicas do Blog:

1 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

2– Faça revisão do Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Os escravos de origem africana e seus descendentes formavam a grande maioria da população colonial. Eram eles que realizavam a maior parte das atividades do engenho. Os chamados escravos de campo – que trabalhavam carpindo, plantando, colhendo e pescando – constituíam 80% dos escravos.

Os que trabalhavam no processo de fabricação do açúcar, 10%. Os escravos que eram destinados às atividades domésticas na casa-grande – cozinheira, faxineira, arrumadeira etc. – e os artesãos – oleiro, carpinteiro, ferreiro etc. – todos juntos, compunham mais 10%.

Dependia quase que exclusivamente do trabalho escravo o funcionamento dos engenhos.

Quais eram as principais características da sociedade açucareira no Brasil Colônia?

Ainda está com dúvidas? Então, faça uma super revisão deste conteúdo nesta aula  do canal Curso Enem Gratuito sobre o Brasil Colonial. É show com o professor Felipe. 

Gostou da aula?

Agora, teste o seu nível nas questões sobre e o Brasil Colonial:

(CESGRANRIO):

“O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos.” O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:

a) (     ) a condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.
b) (     ) a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.
c) (     ) as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.
d) (     ) as atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.
e) (     ) o poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial.

Resposta: A alternativa correta é a letra “a”.

Quais as principais características da sociedade açucareira do Brasil colonial?

A sociedade açucareira era patriarcal. A maior parte dos poderes se concentrava nas mãos do senhor de engenho. Com autoridade absoluta, submetia todos ao seu poder: mulher, filhos, agregados e qualquer um que habitasse seus domínios. Cabia-lhe dar proteção à família, recebendo, em troca, lealdade e deferência.

Quais são as principais características da sociedade colonial?

A população era formada por brancos (senhores de engenho), índios catequizados, negros africanos escravizados e mestiços. A sociedade colonial brasileira foi constituída em um modelo patriarcal, onde o homem não era somente o chefe de família, mas também o dono de tudo.

Quais as principais características da sociedade e da economia durante o ciclo do açúcar no Brasil?

A escravidão africana, os latifúndios e a monocultura de exportação passaram a ser as bases do sistema que ficou conhecido como plantation. Esse quadro é fundamental para entendermos o funcionamento do engenho e como essa dinâmica atingiu diretamente a estrutura social que se formava na colônia.

Como era a vida dos escravos na sociedade açucareira?

O trabalho realizado pelos escravos africanos nos engenhos de açúcar era árduo e insalubre. As jornadas eram longas e tornavam-se mais exaustivas à medida que se aproximava o período da colheita da cana, uma vez que as tarefas a serem cumpridas aumentavam.