Quais foram as consequências para o Brasil com a expulsão dos holandeses?

Chegado o ano de 1640, a presença dos holandeses em território brasileiro esteve ameaçada pelo fim da União Ibérica. Nessa época, o envolvimento dos espanhóis em diversas guerras na Europa ameaçava seriamente a hegemonia do espaço colonial formado pelos portugueses. Afinal de contas, o fomento de tantas rivalidades poderia resultar na invasão de outras nações aos domínios, que um dia foram controladas diretamente pela Coroa Portuguesa.

Mediante tal insatisfação, membros da nobreza lusitana mobilizaram-se em um conflito denominado Restauração. Nessa guerra, os portugueses deram fim à União Ibérica e empossaram o duque de Bragança, agora dom João IV, como o novo rei de Portugal. Nesse momento, a necessidade de se recuperar do desgaste econômico gerado pela dominação espanhola colocava como urgente a recuperação do território colonial brasileiro, então dominado pela Holanda.

Ao mesmo tempo em que tal mudança acontecia, a relação entre os holandeses e os colonizadores brasileiros também apontava para novos rumos. Se anteriormente, a presença dos holandeses se colocava como oportunidade no desenvolvimento da economia açucareira, agora, os senhores de engenhos se mostravam claramente insatisfeitos com a exigência holandesa em pagar os empréstimos contraídos e ampliar a produção das lavouras imediatamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse clima de forte tensão, eclode em 1645, a chamada Insurreição Pernambucana. Tal conflito marcou a mobilização dos grandes proprietários de terra em favor da expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro. Nos anos de 1648 e 1649, a vitória nas batalhas ocorridas no Monte dos Guararapes determinou um grande avanço da população local contra os holandeses. Tempos mais tarde, a chegada de reforços militares portugueses acelerou ainda mais o processo de expulsão.

No mesmo tempo em que as armas eram utilizadas, devemos também salientar que Portugal negociava diplomaticamente a saída definitiva dos holandeses do Brasil. Segundo o trabalho recente de especialistas no assunto, Portugal teria pago à Holanda uma pesada indenização de quatro milhões de cruzados (algo em torno de 63 toneladas de ouro) para que os holandeses abandonassem o Nordeste. Assim, os holandeses finalmente deixaram nossas terras no ano de 1654.

Quais foram as consequências da expulsão dos holandeses no Brasil?

Os holandeses foram expulsos de Pernambuco e começaram a produzir açúcar nas Antilhas, tornando-se concorrente da produção brasileira. Portugal não tinha investimento disponível para reerguer os engenhos do Nordeste e não conseguiu concorrer com os holandeses, causando uma crise na produção de açúcar no Brasil.

Qual foi a principal consequência para a economia da Colônia após a expulsão dos holandeses?

Consequências da União Ibérica Logo após o fim da União Ibérica e a expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro, o comércio de açúcar entrou em crise. A Holanda aprendeu as técnicas de cultivo da cana-de-açúcar e passou a plantá-la nas Antilhas.

O que os holandeses deixaram de herança para o Brasil?

Ganhou a primeira ponte do Brasil, ruas calçadas, saneamento, palácios, jardins com plantas importadas e monumentos até então inéditos na região. Além disso, eram comuns festas para senhores de engenho e eventos para a população, dinamizando a vida cultural.

O que ocasionou o conflito entre holandeses e brasileiros?

Em 1648, Holanda e Espanha entraram em um acordo. Nesse tratado a Espanha pedia de volta as terras tomadas durante a Insurreição Pernambucana. Por causa disso, começaram os conflitos entre portugueses e holandeses. A primeira fase da Batalha dos Guararapes aconteceu no Morro dos Guararapes, uma capitania de Pernambuco.