Quais fatores aumentam o risco da ocorrência de possíveis interações medicamentosas?

Fatores hereditários tornam algumas pessoas mais susceptíveis aos efeitos tóxicos de certos medicamentos. Foram identificados vários genes que afetam como o corpo responde aos medicamentos. Por exemplo, diferenças em certos genes podem afetar o metabolismo de medicamentos no fígado, permitindo a elevação dos níveis do medicamento e aumentando o risco de uma reação adversa ao medicamento. No entanto, os testes para essas diferenças são complexos e ainda não são rotineiramente usados na prática clínica.

Como as interações entre corpo e mente, como a atitude mental, aparência, confiança em si mesmo e confiança nos profissionais de saúde, influenciam as reações adversas medicamentosas permanece um campo ainda muito pouco explorado.

Bebês e crianças muito jovens estão em alto risco de reações adversas medicamentosas devido ao fato de sua capacidade de metabolizar medicamentos não estar totalmente desenvolvida. Por exemplo, recém-nascidos não podem metabolizar e eliminar o antibiótico cloranfenicol. Portanto, não é comumente usado. Os recém-nascidos que recebem esse medicamento podem desenvolver síndrome do bebê cinzento, uma reação grave e, muitas vezes, fatal. Se tetraciclina, outro antibiótico, for dada a lactentes e crianças pequenas durante o período em que os dentes estão sendo formados (até cerca de oito anos de idade), pode haver descoloração permanente do esmalte do dente. Crianças menores de 18 anos estão em risco de síndrome de Reye Síndrome de Reye A síndrome de Reye é uma doença muito rara, mas potencialmente fatal, que causa inflamação e inchaço do cérebro e degeneração e perda da função hepática. A causa da síndrome de Reye é desconhecida... leia mais se lhes for dada aspirina enquanto estão com gripe ou catapora.

Muitos medicamentos, por exemplo, anti-hipertensivos, como inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA) e bloqueadores dos receptores da angiotensina II (BRAs) representam um risco à saúde e ao desenvolvimento normal de um feto. Na medida do possível, mulheres grávidas não devem tomar nenhum medicamento, especialmente durante o primeiro trimestre (veja a tabela Alguns medicamentos que causam problemas durante a gravidez Alguns medicamentos que causam problemas durante a gestação*

Quais fatores aumentam o risco da ocorrência de possíveis interações medicamentosas?
). No entanto, para alguns medicamentos, incluindo os inibidores da ECA e BRAs, o risco é maior durante o segundo e o terceiro trimestres de gravidez. O uso de quaisquer medicamentos prescritos, medicamentos de venda livre e suplementos alimentares (incluindo ervas medicinais) Suplementos alimentares durante a gravidez requer a supervisão de um médico. Drogas sociais (álcool e nicotina) e drogas ilícitas (cocaína e opioides, como a heroína) também trazem riscos para a gestação e para o feto e, portanto, devem ser evitadas.

Seguem alguns recursos em inglês que podem ser úteis. Vale ressaltar que O MANUAL não é responsável pelo conteúdo desses recursos.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

Quais fatores aumentam o risco da ocorrência de possíveis interações medicamentosas?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Quais fatores aumentam o risco da ocorrência de possíveis interações medicamentosas?

Quais são os fatores que influenciam na interação medicamentosa?

As interações farmaco- cinéticas podem ocorrer pelos mecanismos: Na absorção • Alteração no pH gastrintestinal. Adsorção, quelação e outros mecanismos de complexação. Alteração na motilidade gastrintestinal. Má absorção causada por fármacos.

Quais são as possíveis interações medicamentosas?

Existem interações medicamentosas do tipo medicamento-medicamento, medicamento-alimento, medicamento-bebida alcoólica e medicamento-exames laboratoriais. As interações medicamentosas podem ocorrer entre medicamentos sintéticos, fitoterápicos, chás e ervas medicinais.

Qual o grupo de maior risco das interações medicamentosas?

Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Indiana University, descobriu que mulheres e idosos que utilizam diversos medicamentos correm risco maior de sofrer com efeitos adversos resultantes da interação das diferentes substâncias presentes nos remédios.