Quais foram as conclusões tiradas por Mendel em suas pesquisas sobre a 1 Lei e a 2 lei de Mendel?

Gregor Mendel (1822-1884) foi um monge nascido na Morávia que ficou conhecido como o pai da genética. Seus incríveis trabalhos com o cruzamento de ervilhas forneceram informações valiosas sobre hereditariedade.

Quem foi Mendel e quais suas conclusões?

Foi o botânico, biólogo e monge austríaco Gregor Mendel quem desvendou os mistérios da hereditariedade, considerada a base da genética. O estudioso responsável pela mudança nos rumos da Biologia é o tema deste post. Continue conosco e conheça os detalhes dessa incrível história!

Quem foi Gregor Mendel e qual sua importância para a biologia?

Gregor Mendel (1822-1884) foi um biólogo, botânico e monge austríaco. Descobriu as leis da genética, que mudaram o rumo da biologia. Gregor Johann Mendel (1822-1884) nasceu em Heinzendorf, Áustria, no dia 22 de julho de 1822. Filho de camponeses, observava e estudava as plantas.

Quem foi Gregor Mendel Brainly?

Gregor Johann Mendel (1822-1884) foi um monge agostiniano bastante conhecido por seus trabalhos envolvendo ervilhas.

Qual a teoria de Mendel?

A primeira lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação dos Fatores, foi formulada por Gregor Johan Mendel e foi publicada entre 1865 e 1866. Essa lei enuncia que cada característica do ser humano é determinada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.

Qual foi a contribuição de Mendel para a ciência?

Os estudos do monge Gregor Mendel foram a base para explicar os mecanismos de hereditariedade. Ainda hoje, são reconhecidos como uma das maiores descobertas da Biologia. Isso fez com que Mendel fosse considerado o “Pai da Genética”.

Qual foi a conclusão da primeira lei de Mendel?

Primeira Lei de Mendel Essa Lei determina que cada característica é determinada por dois fatores, que se separam na formação dos gametas. Mendel chegou a essa conclusão, quando percebeu que linhagens diferentes, com os diferentes atributos escolhidos, sempre geram sementes puras e sem alterações ao longo das gerações.

Quais foram as conclusões da 1ª Lei de Mendel?

Conclusões da primeira lei de Mendel Cada característica de um indivíduo é determinada por um par de genes (ou fatores); As características dos indivíduos são hereditárias; As características são transmitidas pelos genes; Os indivíduos herdam um gene do pai e um gene da mãe para cada característica.

Qual foi a importância de Gregor Mendel para a genética?

Mendel é considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. Por causa de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida.

Qual foi a contribuição de Gregor Mendel para a ciência?

Os estudos do monge Gregor Mendel foram a base para explicar os mecanismos de hereditariedade. Ainda hoje, são reconhecidos como uma das maiores descobertas da Biologia. Isso fez com que Mendel fosse considerado o “Pai da Genética”.

Quais foram as contribuições de Gregor Mendel para a genética?

Ele concluiu que características como a cor e a forma de determinado ser, por exemplo, são definidas por unidades combinadas de hereditariedade, os genes. Por cerca de nove anos, Gregor Mendel fez muitas combinações com ervilhas para entender como funcionava a transmissão de aparência pela descendência.

O que define a primeira lei de Mendel?

Dessa forma, podemos enunciar a primeira lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores da seguinte forma: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus …

Quais foram as conclusões tiradas por Mendel em suas pesquisas sobre a 1 lei e a 2 lei de Mendel?

A Primeira Lei de Mendel diz que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas. … A Segunda Lei de Mendel baseia-se na transmissão combinada de duas ou mais características. Por exemplo, ele realizou cruzamentos de sementes verdes e rugosas com sementes amarelas e lisas.

O que podemos concluir sobre a segunda lei de Mendel?

Conclusão da Segunda Lei de Mendel Portanto, temos a postulação final da Segunda Lei de Mendel: “Os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.

As leis de Mendel foram formuladas por Gregor Mendel, que durante anos de sua vida dedicou-se a entender como as características dos indivíduos são passadas de geração em geração.

Devido às suas contribuições para os estudos da hereditariedade, Mendel é considerado o "pai da genética". Os princípios elaborados por Mendel também são chamados de genética mendeliana e são a base da genética clássica.

No momento de sua pesquisa, a comunidade científica não reconheceu suas descobertas, foi somente a partir de 1900, depois que Mendel já havia falecido, que cientistas e geneticistas redescobriram seus estudos.

Antes de Mendel, outros cientistas já haviam se dedicado a entender o fenômeno da hereditariedade, mas foi Mendel quem obteve sucesso nesses experimentos, especialmente devido à planta que utilizou, a ervilha de cheiro (Pisum sativum).

Essas ervilhas tinham algumas características que facilitaram a observação dos resultados: ciclo de vida curto, fácil cultivo, a capacidade de se autofecundarem, o número grande de descendentes e características fáceis de serem observadas.

As descobertas de Mendel foram influenciadas pela Teoria da Evolução de Charles Darwin, que descrevia que todas as espécies tinham um ancestral comum e que a evolução ao longo do tempo levou à formação de todas as espécies do planeta.

Primeira Lei de Mendel

A Primeira Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação dos Fatores, enuncia que toda a característica de um indivíduo é formada por dois fatores, sendo um proveniente da mãe, outro proveniente do pai. Veja a definição dessa lei:

Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes.

Para chegar a tal conclusão, Mendel definiu uma característica para ser observada, no caso a "cor das sementes", e fez o cruzamento de duas sementes puras. As sementes puras são aqueles que durante 6 gerações reproduzem apenas sementes da mesma cor.

Assim, o cruzamento foi feito entre uma semente de ervilha verde (vv) e uma semente de ervilha amarela (VV). Esse cruzamento é chamado geração parental e teve como resultado apenas sementes amarelas (Vv), que foram denominadas de geração F1.

As sementes da geração F1 foram autofecundadas e como resultado, Mendel obteve três sementes amarelas e uma semente verde, conforme mostra a figura abaixo:

Quais foram as conclusões tiradas por Mendel em suas pesquisas sobre a 1 Lei e a 2 lei de Mendel?

Como resultado desse experimento, Mendel concluiu que as características são formadas por pares de fatores e que existem fatores dominantes e recessivos. Nesse caso, amarelo é dominante e verde é recessivo.

Assim, conclui-se a partir desse resultado, que as características são formadas por um par de fatores, que elas são hereditárias e transmitidas pelos genes, sendo que um gene é proveniente da mãe e outro gene é proveniente do pai.

Saiba mais sobre a Primeira Lei de Mendel e hereditariedade.

Segunda Lei de Mendel

A Segunda Lei de Mendel é também chamada de Lei da Segregação independente ou Diibridismo e diz que uma característica não está relacionada com outra. Veja o enunciado:

Características diferentes são herdadas independentemente das diferenças em outras características observadas.

Para chegar a essa conclusão, Mendel observou como se daria a transmissão de mais de uma característica ao mesmo tempo, e para isso cruzou sementes amarelas e lisas, e sementes verdes e rugosas, ambas de plantas puras.

As sementes amarelas e lisas tinham traços dominantes (VVRR) e as sementes verdes rugosas tinha traços recessivos (vvrr). Como resultado da primeira fecundação, todas as novas sementes eram amarelas e lisas.

Em seguida, com as sementes híbridas de F1 (VvRr), Mendel realizou a autofecundação e como resultado obteve diferentes características, ou fenótipos, conforme o quadro apresenta:

Quais foram as conclusões tiradas por Mendel em suas pesquisas sobre a 1 Lei e a 2 lei de Mendel?

Como resultado desse cruzamento, foram obtidas sementes de fenótipos diferentes, sendo: 9 amarelas e lisas, 3 verdes e lisas, 3 amarelas e rugosas e 1 verde e rugosa.

Após a realização desse experimento, Mendel concluiu que as características são transmitidas de maneira independente, ou seja, elas não estão relacionadas. Nesse caso, isso significava que uma semente amarela não seria necessariamente lisa e uma semente verde, não seria necessariamente rugosa.

Vejam também os significados de gene, genoma e DNA.

Quais foram as conclusões de Mendel na 1 Lei?

Conclusões da primeira lei de Mendel Cada característica de um indivíduo é determinada por um par de genes (ou fatores); As características dos indivíduos são hereditárias; As características são transmitidas pelos genes; Os indivíduos herdam um gene do pai e um gene da mãe para cada característica.

Quais foram as conclusões tiradas por Mendel em suas pesquisas sobre a 1 Lei e a 2 lei de Mendel?

Em conjunto, as Leis de Mendel explicam como as características hereditárias são transmitidas de uma geração à outra. Por meio dos estudos de cruzamento de plantas com características diferentes foi possível comprovar que as mesmas mantém sua integridade ao longo das gerações.

Qual a conclusão que Mendel obteve com a primeira Lei ou Lei da segregação?

Dessa forma, podemos enunciar a primeira lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores da seguinte forma: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus ...

Quais foram as conclusões resultados obtidos por Mendel?

A partir destes experimentos, Mendel chegou à conclusão de que os filhos herdam características dos seus pais por meio dos genes. Quando da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, há a formação do zigoto que carrega informações genéticas do pai e da mãe.