Quais são características do consumo consciente?

Apesar de muitas vezes relacionarmos os termos consumo e aquisição de produtos como sendo sinônimos, o primeiro é, na verdade, um conceito mais abrangente. Consumir envolve outras etapas: o que consumir, porque consumir, como consumir e de quem consumir. Contempla, ainda, o consumo propriamente dito e, dependendo do que foi consumido, o uso e o descarte.

Para facilitar o entendimento, vamos dar um exemplo: o tomate. Antes mesmo de surgir a necessidade/vontade de se alimentar deste vegetal, é necessário que um determinado espaço de terra, seja preparado e depois semeado. A futura planta deverá, também, receber água e possíveis outros elementos para que cresça e dê tomates.

Já maduros, estes frutos serão colhidos e preparados para a venda. Recipientes para armazenamento e algum meio de transporte, para facilitar seu deslocamento para um mercado próximo, ou até mesmo outras cidades, estados, ou países; serão também necessários.

Ao comprar, provavelmente estarão embalados, mas você poderá sentir a necessidade de usar alguma sacola, para facilitar o transporte. Ao chegar em casa, precisará lavá-los, utilizando água e detergente, e provavelmente não precisará mais de suas embalagens. Caso retire as semente, as jogará no lixo e, caso algum estrague, o destino será semelhante.

Os tomates saídos da zona rural que se encontram mais amassados podem, também, ser encaminhados a indústrias, para se tornarem extrato de tomate – e neste processo, muitas outras etapas e processos inerentes ao consumo ocorrerão, incluindo aí a possibilidade da empresa depositar seus resíduos na água e ar, sem serem previamente tratados.

Em todos os processos, ou na maioria, há uso de matérias-primas, liberação de energia e utilização do trabalho humano e, em alguns casos, animais. Assim, o consumo envolve processos complexos e que podem tanto beneficiar quanto prejudicar pessoas e suas comunidades quanto o meio ambiente. Por tal motivo, um consumidor consciente, além de contribuir para a economia, contribui para que tenhamos uma sociedade mais justa e ambientalmente saudável, analisando os impactos do seu consumo, procurando fazer escolhas para minimizarem estes malefícios.

Assim, analisar a cadeia produtiva dos bens que deseja consumir; verificar se neste processo há situações em que prejudique sua saúde, de outras pessoas ou do meio ambiente são algumas formas de maximizar os impactos positivos do consumo até que este bem tenha condições de chegar até você. Depois disso, também pode fazer outras boas escolhas, como:

- Analisar a real necessidade de se consumir algo;

- Reduzir. Embalagens, por exemplo, de mussarela, podem ser reduzidas quando se opta por levar uma só, com a quantidade necessário de queijo que será utilizada na semana inteira, ao invés de todos os dias levar uma bandeja para casa. Ainda sobre embalagens, se você sempre utiliza achocolatado, talvez seria mais ambientalmente interessante – e proporcionalmente mais barato para seu bolso – levar uma embalagem de 500g do que uma de 300g. E lembre-se: procure levar sua própria sacola ou recipiente de compras ou, caso não tenha outra alternativa a não ser levar as sacolas de plástico, considere a sua capacidade real, armazenando o máximo possível de produtos em cada uma.

- Evitar o desperdício (fechar a torneira, colocar no prato somente aquilo que irá comer, procurar se satisfazer com menos produtos, etc).

- Recusar. Se metade das pessoas recusassem panfletos desnecessários, cerca da metade deles deixaria de ser fabricada; e reduziríamos este tipo de lixo pela metade.

- Reaproveitar ao máximo os alimentos e materiais. O SESC possui um guia de receitas fornecendo alternativas que diminuem o desperdício de alimentos, aproveitando cascas, talos e folhas. Quanto aos materiais, que tal utilizar aquela latinha de extrato de tomate para plantar mudas de plantas ornamentais de pequeno porte?

- Após seguir ao máximo estas etapas anteriores, com certeza seu lixo doméstico será bem menor. Separe-o em recicláveis, lixo orgânico e lixo não reciclável. Os primeiros podem ser encaminhados para a coleta seletiva da sua cidade (caso tenha), catadores, cooperativas ou hospitais e instituições que reciclam. O segundo pode ser encaminhado para sistemas de compostagem, e somente o terceiro para aterros ou outras formas de encaminhamento de resíduos. Pilhas, baterias e lâmpadas podem ser devolvidos ao local em que os adquiriu, sendo estas empresas responsáveis pelo devido encaminhamento.

Ser um consumidor consciente é um grande e valoroso desafio. Não se trata aqui, necessariamente, de sacrifícios, mas de ter consciência do que se pode mudar, mesmo que se já gradativamente, em hábitos que são onerosos para a sua vida, de outras pessoas e do planeta, de forma geral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O consumo é uma prática que fazemos constantemente no nosso dia a dia. Consumimos água para escovar os dentes, energia elétrica para tomar banho, alimentos para nos mantermos saudáveis, combustível para nos locomover e outros recursos, que são essenciais para nossa vida.


Mas nós, consumidores, podemos optar pela adoção de atitudes que evitem o desperdício ou o gasto desnecessário de um material, utilizando assim os recursos de forma sustentável.


O consumidor consciente, já no ato da compra, deve decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir. Ele deve buscar o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade global. Deve refletir a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si, mas em suas relações sociais, na economia e na natureza.


Algumas ações para o consumo consciente:

Economize papel:

Procure usar os dois lados do papel, produto que exige grande quantidade de água e de energia para ser produzido. Antes de imprimir um documento, revise-o com cuidado, para não gastar papel e tinta à toa. Reutilize envelopes.

Compre somente o necessário:

Para combater o excesso de lixo é preciso combater o excesso de luxo. Evite fazer compras por impulso, não consuma além de suas possibilidades para não desperdiçar. Planeje bem antes de ir ao mercado e evite comprar grandes volumes para estoque. Quanto menos você comprar, menos vai jogar fora.

Evite mercadorias com muitas embalagens:

Quanto mais embalado o produto, maior a quantidade de lixo que será gerada. Por exemplo, se sua família é grande, compre as bebidas nas embalagens maiores. Quando for possível comprar embalagens retornáveis de refrigerante, dê preferência a compra, evitando as embalagens descartáveis.

Dê preferência ao refil:

As embalagens de refis geralmente utilizam menos matéria-prima para sua fabricação, por serem mais simples, terem menos componentes. Dando preferência a produtos que oferecem a opção de refil, diminuímos a pressão por recursos naturais e energia para a produção de novas embalagens. É interessante avaliar, no entanto, o material de que é feita a embalagem-refil, buscando sempre embalagens recicláveis ou feitas de material reciclado.

Leve sua própria sacola ao fazer compras:

Usando sua própria sacola de pano, você deixa de usar, e, posteriormente, descartar vários sacos plásticos.

Quando não for possível, encha a sacola plástica para reduzir a quantidade delas que você leva para casa e que irão parar no lixo. Este tipo de saco, demora cerca de 450 anos para se decompor.

Cuidado ao manipular os alimentos:

Na hora de comprar frutas, verduras e legumes, escolha com os olhos. Tocar os alimentos reduz a sua vida útil. Pegue o alimento somente depois de decidir o que vai levar. Assim, o produto será preservado por mais tempo.

Evite o desperdício de alimentos:

Varie o cardápio. Talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e podem ser utilizados em diversas receitas.

Instale torneiras com sensores automáticos:

Troque as torneiras por aquelas com sensores de funcionamento automático, que só abrem quando as mãos se aproximam delas. É possível economizar até 40% de água.

Economize água ao lavar a louça:

Enquanto ensaboar a louça, feche a torneira. Abra somente para o enxágüe. 15 minutos de torneira aberta gasta em média 240 litros de água.

Uma opção para economizar é utilizar uma bacia cheia de água para ensaboar a louça.

Confira o seu relógio de água (hidrômetro):

Verifique se há algum vazamento em torneiras ou em aparelhos que usam água. Para mais informações, procure as orientações do Programa de Uso Racional de Água (PURA) da Sabesp.

Adote a carona solidária:

Deixe seu carro em casa pelo menos uma vez na semana. Os automóveis lançam no ar dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), e óxido de nitrogênio (NOx). Esses gases causam problemas de saúde na população, principalmente crianças e idosos, pois reduzem a capacidade do sangue de transportar oxigênio, alem de causar irritação nos olhos e nariz. O dióxido de carbono é o principal poluente causador do efeito estufa.

Utilize mais a bicicleta:

Em algumas estações do metrô de São Paulo já existe um serviço de aluguel de bicicletas. Pretende-se incentivar a população a utiliza-lá como meio de transporte alternativo para seu deslocamento, além de atividades de lazer.

Exerça sua cidadania e cobre providências dos governantes:

Procure saber como as autoridades de sua cidade tratam o problema do lixo, incentivando e ampliando a coleta seletiva para todas as regiões.


Os governantes devem investir na ampliação dos corredores para o transporte público, em melhorias nos serviços de ônibus, trens e metrôs, além do estabelecimento de metas para o nível de poluição com monitoramento contínuo dos resultados obtidos e da redução dos impactos pelo menor uso dos carros.


Colabore para não sujar a cidade, não jogue lixo nas ruas. Recuse folhetos de propagandas que não forem de seu interesse.

Incentivo para o desenvolvimento de tecnologias mais limpas:

É necessário o investimento de empresas e dos governos em novas tecnologias, mais limpas e sustentáveis.


Assim, é possível diminuir a geração de resíduos durante a montagem, na manutenção (troca de peças) e também do descarte final dos materiais.


As empresas que reduzirem o impacto gerado pelo produto, poderiam ser beneficiadas pelo poder público de alguma forma.

Gaste menos combustível com o carro:

Faça sempre a manutenção geral, mantendo o motor bem regulado. Motor desregulado consome mais combustível e polui muito mais o ar. Verifique também velas e filtros de ar e de óleo.


Andar com o ar condicionado ligado pode consumir até 5% a mais de combustível.


Respeite a capacidade de carga máxima de seu veículo. Quanto maior a carga, maior o consumo e o desgaste geral.


Nas estradas, mantenha uma velocidade média entre 80 a 110 km/h. Velocidades variando ou muito altas consomem mais combustível.


Pneus com baixa calibração ou desalinhados implicam em um gasto muito maior de combustível.

Prefira equipamentos com selo Procel:

Ao comprar lâmpadas ou eletrodomésticos, procure os que tenham o selo Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica).
Este selo garante que aquele produto está entre os mais eficientes do mercado, ou seja, gasta menos energia do que produtos semelhantes que não tenham o selo.

A etiqueta exibida em vários eletrodomésticos como geladeiras, freezers, chuveiros ou máquinas de lavar roupas, mostra qual o consumo de eletricidade daquele aparelho e seu grau de eficiência energética, que vai de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

Quais são características do consumo consciente?
Quais são características do consumo consciente?

Ilumine sua casa sem desperdício:

Evite lâmpadas incandescentes. Elas custam menos, mas são as mais ineficientes. Uma lâmpada fluorescente compacta de 20W ilumina mais do que uma incandescente de 60W, e pode durar até 10 vezes mais.

Evite pintar as paredes internas com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes.

Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite ao máximo a claridade.

Apague as luzes dos ambientes em que não há ninguém, pois esse é um gasto totalmente desnecessário.

Use o ar condicionado com moderação:

Os aparelhos de ar condicionado é um dos maiores consumidores de energia elétrica.

Para manter sua casa mais fresca no verão, veja algumas dicas:

Deixe as janelas e portas do ambiente refrigerado fechadas e desligue o aparelho quando o ambiente estiver vazio.

Feche janelas e cortinas do ambiente refrigerado, impedindo que o sol bata lá dentro, pois isso vai aumentar a temperatura interna e exigir mais trabalho do aparelho.

Ao comprar, prefira um aparelho que tenha o selo Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia elétrica.

Procure comprar um equipamento adequado para o ambiente em que será instalado, evitando o uso de um aparelho com muita potência (e que gasta mais energia) em um lugar pequeno.

Mantenha os filtros sempre limpos, pois a sujeira prejudica a circulação de ar e exige que o motor trabalhe mais, aumentando o gasto de energia.

Economize energia ao lavar e passar a roupa:

Quando utilizar a máquina de lavar roupas, economize água e energia lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante.

Utilize a secadora com sua capacidade máxima, evitando o desperdício de energia elétrica.

Não use o ferro elétrico nos horários em que outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede elétrica.

Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda seu calor para passar algumas roupas leves.

Faça economia com a geladeira:

A geladeira é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma casa, pois fica ligada o tempo todo.

Coloque a geladeira em local ventilado, longe do fogão.

Verifique se a vedação das portas está funcionando bem.

Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois dificultam a passagem do ar e provocam aumento no consumo de energia.

Não abarrote as prateleiras, deixe espaço entre os alimentos para facilitar a circulação de ar.

Não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes, pois o motor vai ter que trabalhar mais para resfriar o ambiente interno e, conseqüentemente, gastar mais energia.

Não deixe a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo. O ar frio sai e exigem mais trabalho do motor para baixar a temperatura interna novamente.

Regule o termostato para que esfrie menos no inverno.

Quando for viajar e ficar muito tempo fora, esvazie a geladeira e a desligue da tomada.

Ao comprar geladeiras e freezers, prefira os que têm o selo Procel, pois são os mais eficientes e consomem menos energia.

Separe corretamente o lixo para reciclagem:

O consumidor só participa do primeiro passo da reciclagem, que é a separação do lixo. Mas se ele não o fizer corretamente, dificultará todo o resto do processo.

A forma mais simples de separar é isolar o lixo seco (embalagens, papéis, revistas, jornais...) do molhado (restos orgânicos como cascas de frutas, talos de verduras).

Um material reciclável (uma embalagem de plástico, por exemplo), em contato com contaminantes (óleos, graxas, colantes, solventes, etc.) deixa de ser reciclável, devido a dificuldade de limpeza do material para remoção desses contaminantes.

Portanto, a correta separação dos materiais é essencial para que o processo de reciclagem seja bem sucedido.

Não jogue no lixo o que você pode doar:

Ao invés de jogar roupas, livros, móveis, brinquedos e outras coisas que não tenham mais utilidade para você, doe estes itens para entidades beneficentes, para lojas como brechós e sebos ou para alguém que poderia usá-las.

Quais são as características de um consumo consciente?

Segundo Ministério Meio Ambiente: O consumo consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos ou serviços: o meio ambiente a saúde humana e a animal, relações justas de trabalho, além de questões como preços e marcas.

Quais são as principais características do consumo?

Consumo é o ato de utilizar um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade pessoal ou de um grupo. Desta maneira, a ação de comer, se vestir e até mesmo o lazer, são atos de consumo. Podemos consumir bens materiais de longa ou curta duração.

Quais são as características de um consumidor consciente e do consumista?

Consumo consciente é buscar o equilíbrio entre ter o que você precisa e ser um consumidor social, ambiental e economicamente sustentável. ... Decisões de consumo: consciente x consumista..

Quais são os tipos de consumo consciente?

Consumo consciente.
Economize papel: ... .
Compre somente o necessário: ... .
Evite mercadorias com muitas embalagens: ... .
Dê preferência ao refil: ... .
Leve sua própria sacola ao fazer compras: ... .
Cuidado ao manipular os alimentos: ... .
Evite o desperdício de alimentos: ... .
Instale torneiras com sensores automáticos:.