Quais foram as consequências desta colonização?

Colonização do Brasil: o que foi, resumo e mais!

  • O que é a colonização do Brasil?
  • Colonização no Brasil: resumo
  • Início da colonização
  • Governo Geral
  • Consequências da colonização

Quais foram as consequências desta colonização?

A Colonização do Brasil aconteceu entre os séculos XVI e XIX, época em que as terras brasileiras abrigavam o Reino de Portugal e sua colônia. Você sabe dessa parte da história? É importante ficar por dentro, pois esse é um tema recorrente nos vestibulares. Neste post, contamos um resumo. Confira!

A Colonização foi o período em que o governo português instalou parte do seu reino no Brasil. A principal motivação foi a de proteger a terra recém-descoberta dos interesses de outros países. Além disso, havia a pretensão de civilizar, dominar e explorar o país.

Colonização no Brasil: resumo

O Brasil despertava o interesse de muitos outros países. Portugal enfrentava ameaças de navios estrangeiros no litoral brasileiro, por isso, a colonização foi necessária para manter a nova terra sob o domínio português. A busca por metais preciosos também foi motivo para que os lusitanos mandassem expedições colonizadoras.

Para colonizar o Brasil, a Coroa Portuguesa repartiu o território em 15 partes, chamadas de capitanias hereditárias. Esses grandes lotes foram doados a capitães da nobreza portuguesa, que defendiam as terras.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

A partir daí se desenvolveu a atividade açucareira, principalmente no nordeste, que contava com mão-de-obra escrava negra.

Início da colonização

O início da colonização no Brasil foi dado a partir da primeira expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Souza. O primeiro povoado, a Vila de São Vicente, surgiu em 1532 no litoral do estado de São Paulo, que contava com engenho para produção de açúcar.

Governo Geral

Em 1548, a Coroa Portuguesa criou o Governo Geral para organizar a administração da colônia. O primeiro governante, Tomé de Souza, teve que seguir leis estabelecidas pelo governo português, que compreendiam as funções militar, judicial, administrativa e tributária.

Consequências da colonização

A colonização trouxe consequências que vemos até hoje para os povos que já habitavam as terras brasileiras antes da chegada dos portugueses, os índios. A cultura indígena foi suprimida, já que os europeus acreditavam que a sua linhagem era superior.

A Colonização do Brasil foi o período em que a Coroa Portuguesa enviou expedições a fim de povoar as terras brasileiras para evitar que fossem dominadas por outra nação. Ela durou de 1530 a 1822, ano em que foi proclamada a independência.

Precisa estudar para o vestibular? Aproveite que está por aqui e veja as nossas videoaulas, cronograma de estudos e exercícios.

803 palavras 4 páginas

O COLONIALISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

3. CONCLUSÃO ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

4.REFERÊNCIAS..................................................................................................

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar as consequências do colonialismo, a partir da análise de fontes primárias aqui representadas por duas imagens, sendo a primeira, intitulada: Colonização e Povoamento do Apodi (II) - Curraleiros versus Gentio Indígena e a segunda, intitulada: Colonização Portuguesa na África.

Em ambas as imagens, notamos tratar-se de domínio europeu a povos nativos da América e povos de etnia negra do Continente Africano, em locais diferentes e em situações diferentes, conforme corroboram as legendas.

A análise das consequências será tanto mais profunda quanto forem as análises das fontes, que remontam daquela época, mas que temos que evitar, na condição de historiadores o anacronismo.

Dessa forma, tentaremos ser coerentes e acatar com reservas qualquer tipo de orientação doutrinária que trata de crítica social e cultural de época não vivenciada por nós.

Dentro desse conceito de neutralidade, buscaremos, neste trabalho abordar de forma singela, com base na pura observação ante o conhecimento já repassado pelos doutos


Relacionados

  • Consequências do colonialismo

    1432 palavras | 6 páginas

    [pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO HISTÓRIA SIMONE OLIVEIRA O COLONIALISMO ATRAVÉS DE FONTES PRIMÁRIAS Montes Claros/MG 2012 SIMONE OLIVEIRA O COLONIALISMO ATRAVÉS DE FONTES PRIMÁRIAS Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas História do Brasil I, História….

  • René rémond: as relações entre a europa e o mundo

    3388 palavras | 14 páginas

    RENÉ RÉMOND CAPÍTULO 10: AS RELAÇÕES ENTRE A EUROPA E O MUNDO • O autor justifica os motivos que o levam a dedicar-se exclusivamente aos acontecimentos que se desenrolam na Europa, ao dizer que “é na Europa que se realizam as mudanças mais decisivas, as que transformam a sociedade, as que modificam a existência. É também na Europa que as grandes correntes de ideias nasceram, que surgiram a revolução técnica, a transformação econômica, a experiência política, que constituem outras tantas forças”….

  • estado, de, mwenemutapa

    1117 palavras | 5 páginas

    ECONOMIA COLONIAL Após a derrota das resistências no sul, centro e norte de Moçambique, inicia-se o processo da montagem do Estado Colonial, garante do bom funcionamento e da colonização efectiva de Moçambique e ao mesmo tempo foi institucionalizado o recenseamento e controlo da mão-de-obra, alienação do centro e norte de Moçambique ao capital estrangeiro não português expresso sob forma de companhias, enquanto o sul de Moçambique ficava reservado ao trabalho migratório. O Estado Colonial português….

  • Desclassificados do ouro

    980 palavras | 4 páginas

    daqueles que nada têm. De um lado a exploração colonial e de outro os explorados, ressaltando uma economia que aumenta cada vez mais o processo de desclassificação social. O terceiro capítulo faz-se um crítica sobre as redes do poder, discutindo sobre a administração do Estado, as diferentes formas do exercício do poder nas Minas. Explorados e exploradores, em uma visão do Estado sendo um dos sustentáculos da política econômica do sistema colonial, onde a intensa vida urbana das Minas constituiu….

  • Caso Concreto 3 Historia do Direito Brasileiro

    927 palavras | 4 páginas

    - Relacionar o processo de interiorização do processo colonizador com a chamada Era do Ouro e esta com o incipiente processo de urbanização na Colônia e com a consequente mudança do perfil da ocupação; - Perceber os movimentos revoltosos como consequência direta da excessiva carga fiscal imposta aos colonos pela Coroa Portuguesa. - Relacionar o processo de busca pela autonomia política do Brasil e o desgaste do sistema de controle imposto pela Metrópole, com restrições e altos impostos. O conteúdo….

  • Comentários da obra O Arcaísmo como Projeto

    4368 palavras | 18 páginas

    sociedade colonial tardia, de que maneira os elementos abaixo articulam-se para o estabelecimento e reiteração no tempo do escravismo colonial brasileiro: • na metrópole portuguesa “o arcaísmo é ... um verdadeiro projeto social”; • na colônia, a ação do capital mercantil produz uma “esterilização que não esgota”; • “a dependência passa a redefinir-se enquanto um espaço de acumulação interna”. Para compreender como ocorreu o estabelecimento e reiteração no tempo do escravismo colonial brasileiro….

  • Independência das américas

    2180 palavras | 9 páginas

    2. A CRISE DO SISTEMA COLONIAL O fim do Antigo Regime nas últimas décadas do século XVIII foi consequência das transformações ideológicas, econômicas e políticas produzidas pelo Iluminismo, pela Revolução Industrial, pela independência dos Estados Unidos e pela Revolução Francesa. Estes acontecimentos, que se condicionaram e se influenciaram reciprocamente, desempenharam um papel decisivo no processo de independência da América espanhola. As elites da América colonial encontraram na filosofia….

  • América( pacto colonial,antigo regime, sistema colonial,mercantilismo, absolutismo e aristocracia comercial)

    1571 palavras | 7 páginas

    1) PACTO COLONIAL A denominação pacto colonial é proveniente do monopólio comercial que a metrópole exercia, servindo como base de seu sustento e do sistema colonial, a partir das relações comerciais que nas quais se obtinha lucro, geralmente atuando como atravessador. O sistema colonial tinha finalidade mercantilista, dirigia e administrava a organização e o controle fiscal das metrópoles, sempre saciou seus interesses se beneficiando do comércio e do que ele gerava. De acordo com o pacto….

  • Sociologia- Antecedentes Históricos

    1235 palavras | 5 páginas

    transição para o trabalho livre. A implantação da República. Sociedade e cultura. 3ª SÉRIE 1. A concentração de capitais e a expansão imperialista O domínio da Ásia e a partilha da África. A primeira Guerra Mundial: seus condicionantes e consequências. Contestação à ordem capitalista: a Revolução Russa e a formação da URSS. Os rearranjos da ordem….

  • A agricultura moçambicana

    9779 palavras | 40 páginas

    MOÇAMBICANA: caracterização, estrutura, políticas agrárias e outros aspectos relevantes Artigo 97 da CRM Artigo 99 da CRM Artigo 103 da CRM Artigo 106 da CRM A Agricultura em Moçambique: Do tempo colonial à actualidade 1 1. O PERÍODO COLONIAL A agricultura no período colonial manteve-se subdesenvolvida pois, a grande maioria manteve-se no campo produzindo apenas com a enxada. No entanto, o subdesenvolvimento da agricultura fora planificado para servir os interesses da acumulação….

Trabalhos Populares

Quais foram as consequências da colonização portuguesa?

- desestruturação do sistema produtivo e das instituições indígenas. Com tudo isto (perda de espaço e independência), os indígenas foram se tornando cada vez mais dependentes do "homem branco" o que mais depressa ditou não só a ruptura demográfica e social dos indígenas, mas também as suas raças.

Quais foram as consequências da colonização para os indígenas?

Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.

Quais foram as consequências do processo de colonização da América?

Grande parte desse número de mortos se deu, também, por conta das doenças que os europeus trouxeram do seu continente (como gripe, varíola e sífilis), que assolou grande parte da população, pois os índios não tinham defesas naturais contra essas doenças.

Quais as consequências da colonização do Brasil nos dias atuais?

Geralmente comento que, apesar de várias coisas boas legadas dos portugueses, como a apaixonante língua e a boa culinária, também herdamos algo muito ruim e que vige até os dias atuais: o modo de administrar a coisa pública, os interesses coletivos e comuns, e a educação quanto ao respeito às regras de convivência ...