Quais foram os fatores que ajudaram a derrota alemã na Batalha de Stalingrado?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Quais foram os fatores que ajudaram a derrota alemã na Batalha de Stalingrado?

Soldados soviéticos da Frente de Leningrado puxando artilharia camuflada em estradas lamacentas (Foto: Wikimedia Commons)

No dia 1º de setembro de 1939, o exército da Alemanha nazista invadiu a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. A invasão ocorreu simultaneamente em territórios ao oeste, norte e sul da fronteira polonesa, principalmente por terra, pela infantaria, artilharia e os tanques de guerra. A essa tática de ataque intenso, inesperado, simultâneo e apoiado por veículos motorizados se deu o nome de blitzkrieg, ou guerra-relâmpago.

A invasão à Polônia foi fruto de um ressentimento alemão desde a perda de territórios por causa do Pacto de Varsóvia, em 1918. Ocorreu uma semana após a assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop e um dia após a sua aprovação pela Suprema Corte soviética. O pacto propunha uma política de não-agressão entre Alemanha e União Soviética, bem como a partilha dos territórios poloneses a serem conquistados. Tanto que, no dia 17 de setembro, foi a vez das tropas soviéticas invadirem a Polônia, desta vez pelo leste.

O pacto foi encerrado em 22 de junho de 1941, quando a Alemanha iniciou a Operação Barbarossa, uma ofensiva ao leste para invadir os territórios da União Soviética. A estratégia foi um dos principais erros de Hitler, que lhe custaram a soberania do Terceiro Reich e a sobrevivência da Alemanha nazista. Os antigos aliados fizeram o exército alemão recuar até chegarem em Berlim, forçando Hitler a se suicidar e a Alemanha a assinar a rendição em 9 de maio de 1945, pondo fim à guerra na Europa. Entenda melhor por que a União Soviética foi essencial para a derrota de Hitler:

Território e clima
Pela experiência com a blitzkrieg na Polônia e na França, Hitler acreditava que a conquista do território russo levaria semanas, e não meses. Por isso, repetiu a estratégia dividindo a frente em três: ao norte, o objetivo era dominar Leningrado, um importante porto soviético; ao centro, chegar a Moscou, a capital; e, ao sul, conquistar a Ucrânia e o Cáucaso, importantes regiões agrícolas e de petróleo. Mas a divisão das forças retardou a operação, atrasando a passagem das tropas conforme o outono e o inverno chegavam, trazendo umidade ao solo e um frio congelante.

Vantagem numérica
Outro fator que atrasou o progresso das tropas nazistas foi a política de não rendição do Exército Vermelho. Desertores que recuavam frente ao avanço alemão eram imediatamente mortos. Essa tática só foi possível pela vantagem populacional da União Soviética que, com um contingente estimado em 14 milhões de reservistas, conseguia recrutar civis rapidamente para, mesmo despreparados, fazerem frente ao avanço dos tanques. Para se ter uma ideia, no início da operação, em 22 de junho de 1941, a Alemanha dispunha de uma tropa de 3,8 milhões de soldados, contra 2,9 milhões de militares soviéticos no front. Ao final, estimam-se que cerca de 1 milhão de militares alemães morreram, contra quase 5 milhões de soviéticos.

Quais foram os fatores que ajudaram a derrota alemã na Batalha de Stalingrado?

Soldados do Exército Vermelho atacando em 1941 (Foto: Wikimedia Commons)

Terra arrasada
Outra política de Stalin foi a de “terra arrasada”. Em pronunciamento aos cidadãos soviéticos, ele ordenou que todos deveriam resistir a qualquer custo e, em caso de derrota iminente, destruir todos os meios de subsistência que poderiam servir aos nazistas, como casas, armazéns, plantações, etc.

Batalha de Moscou
Mesmo com as dificuldades, os alemães chegaram a 600 quilômetros de Moscou em outubro de 1941. Para se defender, a União Soviética adotou uma estratégia de cinturões defensivos, cavando trincheiras e promovendo alagamentos artificiais ao redor da cidade que dificultavam o avanço dos tanques. Também utilizaram um largo contingente de tropas reservistas que, junto com as unidades principais, conseguiram conter as tropas alemãs até o rigoroso inverno em dezembro. Em 5 de dezembro, sem ter condições de continuar sob o frio intenso, a ofensiva alemã recuou, dando início à contra-ofensiva soviética e encerrando a Operação Barbarossa.

Batalha de Stalingrado
A ofensiva central a Moscou havia falhado. Ao norte, as tropas alemãs cercavam Leningrado, sem conseguir entrar. Sobrou a Hitler concentrar seus esforços ao sul, em busca do petróleo do Cáucaso. No caminho, havia uma importante cidade soviética às margens do Volga, principalmente pelo simbolismo de seu nome: Stalingrado. A tentativa de conquistá-la começou em 23 de agosto de 1942. Foram 5 meses, 1 semana e 3 dias na mais sangrenta batalha da história. Homem a homem, as tropas combatiam dentro da cidade. Ao todo, 2 milhões de militares foram mortos — cerca de 650 mil pelo lado alemão e 1,350 milhões pelo lado soviético. Em 2 de fevereiro de 1943, contrariando as ordens de Hitler, o general Friedrich Paulus decidiu se render. A escolha marcou a mais vergonhosa derrota alemã na Segunda Guerra, a extinção do 6º Exército da Wehrmacht e abriu caminho para a libertação do Cáucaso e o avanço soviético rumo a Berlim.

O que caracterizou a derrota alemã em Stalingrado?

A derrota dos alemães em Stalingrado foi resultado de duas ofensivas (Marte e Urano) organizadas na passagem de 1942 para 1943. Destaca-se, nessa derrota, a Operação Urano, que foi a grande responsável por expulsar as tropas de Friedrich Paulus de dentro do território soviético.

Quais foram os dois principais fatores que contribuíram para a derrota nazista na Batalha de Stalingrado *?

As condições geoclimáticas durante os combates Stalingrado. O treinamento do exército em batalhas de rua; Armamento antitanque que quebravam a tática da Blizkrieg alemã; A artilharia soviética atirando sem parar no inimigo.

Como a Batalha de Stalingrado possibilitou a derrota da Alemanha?

A conquista dessa região era vital, pois asseguraria recursos importantes para os alemães. A derrota dos alemães em Stalingrado foi fruto do desgaste da máquina de guerra alemã, incapaz de superar a velocidade da capacidade industrial dos soviéticos e de repor as perdas da forma como os soviéticos faziam.

Como os alemães perderam a guerra?

Para evitar a possibilidade de uma rendição ilegítima, Joseph Stalin, o líder da então URSS, organizou uma segunda rendição no dia seguinte. No dia 7 de maio de 1945, a Alemanha rendeu-se incondicionalmente aos Aliados em Reims, França, acabando assim com a Segunda Guerra Mundial e com o Terceiro Reich.