Quais foram principais inovações tecnológicas da Quarta Revolução Industrial?

Quais foram principais inovações tecnológicas da Quarta Revolução Industrial?
  VER INFOGRÁFICO: As revoluções industriais ao longo da história [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

EFEITOS E VANTAGENS DA QUARTA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Qualquer revolução, de qualquer natureza, implica vantagens e desvantagens, desafios e oportunidades, incertezas e certezas. As vantagens, no caso da Quarta Revolução Industrial, são evidentes: melhoria da produtividade, a eficiência e qualidade nos processos, da segurança para os trabalhadores pela redução de empregos em locais perigosos, ao contar com ferramentas que nos permitem tomar decisões baseadas em dados, da competitividade ao desenvolvermos produtos personalizados que satisfazem as necessidades dos consumidores, etc.

Em relação aos inconvenientes, os especialistas apontam: a enorme velocidade das mudanças e sua adaptação às mesmas, os crescentes riscos cibernéticos que obrigam a redobrar a cibersegurança, a alta dependência tecnológica e a denominada exclusão digital, a falta de pessoal qualificado, etc. Em relação a este último ponto, convém lembrar o profundo impacto da Indústria 4.0 sobre o emprego como um dos grandes desafios da Quarta Revolução Industrial. No início do processo, um relatório da McKinsey Global afirmava que até 2030 seriam perdidos 800 milhões de trabalhos como consequência da robotização. No entanto, isso também pode se converter em uma oportunidade, já que com o aparecimento de novas tecnologias surgem novas profissões que criam milhões de postos de trabalho em setores emergentes.

TECNOLOGIAS DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Inteligência Artificial se apresenta como uma das tecnologias fundamentais na profunda transformação da economia, da sociedade e do mercado de trabalho. Além desta, a empresa de consultoria Michael Page adiciona outras tecnologias fundamentais para a indústria inteligente, conforme resumimos a seguir:

 Internet das coisas

A tecnologia do Internet das coisas, que nasceu para estabelecer uma conexão entre o mundo físico e o digital, revolucionou numerosos setores. De fato, bilhões de dispositivos já estão interconectados e isso só vai aumentar até que os objetos se tornem inteligentes.

 Cobots

A robótica não deixa de evoluir e estes cobots, especialmente criados para interagir fisicamente com os humanos em ambientes colaborativos, serão peças-chave na indústria. Entre outras coisas, otimizam a produção e afastam os trabalhadores das tarefas monótonas ou perigosas.

 Realidade aumentada e realidade virtual

Realidade aumentada e realidade virtual, tecnologias, que combinam o mundo real com o digital graças à informática, permitem enriquecer a experiência visual das pessoas, sejam eles usuários ou consumidores, gerando experiências imersivas.

 'Big data'

A informação é poder. Em plena Quarta Revolução Industrial poderíamos trocar informação por dados. O big data permite a gestão e interpretação de dados em massa com fins empresariais, especialmente relevantes na hora de criar estratégias comerciais ou de tomar decisões.

 Impressão 3D e 4D

Atualmente é possível desenvolver protótipos — ou diretamente produtos para a venda — tridimensionais de forma rápida, precisa e econômica com uma impressora 3D ou 4D. Esta tecnologia é utilizada cada vez mais em diferentes setores — design, arquitetura, engenharia, etc. —.

Quais foram as inovações tecnológicas da Quarta Revolução Industrial?

A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.

Qual foi a principal invenção da Quarta Revolução Industrial?

O advento da máquina a vapor, por volta de 1760, fomentou a mecanização da agricultura e da produção têxtil. Isso abriu caminho para a urbanização com a energia a vapor e as máquinas proporcionando tecnologias superiores para navios e ferrovias.

Quais foram as principais inovações tecnológicas na primeira Revolução Industrial?

Os principais avanços tecnológicos conhecidos nessa fase foram:.
uso do carvão como fonte de energia para a máquina a vapor;.
desenvolvimento da máquina a vapor e criação da locomotiva;.
invenção do telégrafo;.
aparecimento de indústrias têxteis, como a do algodão;.
ampliação da indústria siderúrgica..