Quais as análises de controle de qualidade devem ser feitas durante uma produção industrial dessas formas farmacêuticas?

Processo produtivo e o Controle de Qualidade

A fabricação de qualquer produto consiste em um conjunto de processos realizados em sequência definida e sob condições específicas. Visando garantir que o processo produtivo está sendo executado de forma adequada e gerando os produtos intermediários e produto final com as características desejadas, são definidos os pontos críticos do processo que serão foco de análises de qualidade.

Inicialmente o controle de qualidade era focado apenas no produto final, e quando este apresentava características fora do especificado todo o processo e recursos envolvidos na sua fabricação eram perdidos. Esse tipo de perda foi reduzida com a implementação do conceito de garantia da qualidade e, com isso, de critérios de aceitação e controles para que os processos atinjam seus objetivos satisfatoriamente. O controle de qualidade hoje está envolvido em todas as etapas de produção, gerando dados que permitem uma melhor avaliação dos processos e auxiliam nas tomadas de decisões na indústria.

Controle de Qualidade e a Indústria Farmacêutica

Na indústria farmacêutica, o controle de qualidade atua desde a análise dos insumos e materiais de embalagem que serão empregados, passando pelos produtos intermediários da produção, analisando o produto acabado e auxiliando na determinação das condições de transporte e armazenamento adequadas para garantir a segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos produzidos até o momento da sua utilização pelo paciente. Análises de controle de qualidade podem identificar desvios de processo, determinar as mudanças que devem ser implementadas e até mesmo interromper a fabricação, ou seja, afetam diversos setores da indústria e podem ter inclusive impacto econômico.

A produção de medicamentos possui regulamentação extensa e bastante rigorosa e isso faz com que as indústrias farmacêuticas sejam especialmente fiscalizadas pela ANVISA quanto às boas práticas de fabricação e, como parte integrante, quanto ao controle de qualidade. O controle de qualidade dos medicamentos visa garantir que os produtos que serão distribuídos apresentam-se dentro das especificações estabelecidas e portanto cumprem a finalidade a que se propõe, ele pode ser dividido em controle de qualidade físico-químico e microbiológico. As características físico-químicas e microbiológicas são determinantes da qualidade, segurança e eficácia terapêutica. Entre os parâmetros avaliados nos medicamentos estão a dose, pureza, perfil de dissolução e desintegração e perfil microbiológico.

Para auxiliar o controle de qualidade no cumprimento das suas responsabilidades, técnicas analíticas cada vez mais sensíveis, exatas e precisas têm sido desenvolvidas e empregadas. Além de gerar resultados mais confiáveis, essas novas técnicas muitas vezes geram resultados mais rapidamente e com economia de recursos naturais. Apesar do aspecto técnico que envolve o tema e de buscar melhorar os processos industriais, a principal responsabilidade do controle de qualidade deve ser com os pacientes.

Quer saber mais sobre contaminações em processos de produção? Clique aqui e baixe nossos e-Books e infográficos sobre diversos assuntos.

Está passando por problemas de contaminação no processo de produção? Deixe aqui um recado para nossos especialistas que entraremos em contato para ajudá-lo a resolver.


Sobre a autora: Bianca Sarturi Hess é graduada em Farmácia (UFPR) e Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFPR). Iniciou profissionalmente como Analista de Pesquisa e Desenvolvimento Analítico de indústrias farmacêuticas e alimentícias. Atualmente é a responsável técnica e coordenadora do laboratório de Controle de Qualidade da Companhia Farmacêutica Ipsen no Brasil e fornece suporte técnico aos processos de qualidade e importação da Ipsen-Brasil.

Quais são as atribuições do controle de qualidade na indústria farmacêutica?

O controle microbiológico na Industria Farmacêutica deve ser realizado por meio de avaliações de risco em cada etapa do processo produtivo. Os métodos utilizados devem ser descritos em Farmacopéias ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS)1,2.

Quais são os tipos de controle de qualidade para um medicamento?

O controle de qualidade dos medicamentos visa garantir que os produtos que serão distribuídos apresentam-se dentro das especificações estabelecidas e portanto cumprem a finalidade a que se propõe, ele pode ser dividido em controle de qualidade físico-químico e microbiológico.

Quais são os aspectos principais para avaliar a qualidade de um medicamento?

Os atributos de qualidade a serem considerados durante o processo de aquisição podem estar relacionados não só a questões intrínsecas do medicamento, tal como a eficácia, como também à sua adequabilidade ao perfil nosológico do serviço de saúde, o grau de exigência pretendido e o que pode ser feito efetivamente para ...

Quais os testes de controle de qualidade são aplicados em comprimidos?

Existem vários testes que podem ser realizados para avaliar a qualidade dos comprimidos. Dentre esses testes, pode-se destacar: peso médio, friabilidade, dureza, desintegração, dissolução e doseamento.