Quais são os principais vestígios arqueológicos encontrados na região?

O sítio rupestre da Toca do Índio, situado na Serra de Santo Antônio, não é o único sítio arqueológico de Andrelândia.

Em todo o município são encontrados vestígios pré-históricos que comprovam a ocupação da região pelo homem há milhares de anos.

Os vestígios encontrados pelo NPA na região são registrados e comunicados ao IPHAN e ao Setor de Arqueologia da UFMG. Vários trabalhos científicos já foram produzidos pelos arqueólogos da UFMG com base no material encontrado em Andrelândia.

Dentre os principais vestígios, destacam-se:

Instrumentos Líticos

Ferramentas e objetos líticos [do grego Lithikós = pedra] são comumente encontrados por lavradores quando do preparo da terra para o plantio. Machados, soquetes, bigornas, pontas-de-flecha, são alguns dos vestígios pré-históricos localizados em toda a região de Andrelândia.

Vestígios Cerâmicos

O achado de cacos cerâmicos pré-históricos é também muito comum na região de Andrelândia, principalmente no Vale do Rio Turvo Grande.

Sabe-se que os povos pré-históricos dominavam bem a arte cerâmica, produzindo utensílios para o uso doméstico e pessoal (potes, panelas, cachimbos etc), para a decoração de outras peças (raras caretas que aparentemente eram utilizadas como apliques) bem como para o sepultamento de seus mortos (urnas funerárias).

Em Andrelândia registra-se a presença de cerâmicas pré-históricas ricamente decoradas, destacando-se as unguladas, pseudo-unguladas, ponteadas, corrugadas e espatuladas. Há registro também de cerâmicas pintadas, com detalhes visíveis em vermelho e branco.

Pinturas Rupestres

Além do sítio da Toca do Índio, o NPA já identificou pinturas rupestres (do latim rupestris = traçado sobre pedra) em outros quatro locais no município de Andrelândia, sendo três deles na Serra do Turvo e um na divisa com o Município de Madre de Deus de Minas.

Quais são os principais vestígios arqueológicos encontrados nessa região?

Dentre os principais vestígios, destacam-se:.
Instrumentos Líticos. Ferramentas e objetos líticos [do grego Lithikós = pedra] são comumente encontrados por lavradores quando do preparo da terra para o plantio. ... .
Vestígios Cerâmicos. ... .
Pinturas Rupestres..

Quais os principais vestígios arqueológicos encontrados no Brasil?

4 sítios arqueológicos para conhecer no Brasil.
Parque Nacional Serra da Capivara – Piauí.
Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade – Rio Grande do Norte..
Parque Nacional do Catimbau – Pernambuco..
Sítio Arqueológico Pedra Pintada – Roraima..

Quais são os vestígios arqueológicos?

O que chamamos de vestígios arqueológicos são os objetos materiais identificados em sítios arqueológicos. Um sítio arqueológico é, basicamente, um lugar onde houve alguma ocupação humana no passado.

Que tipo de vestígios foram encontrados no Parque Nacional da Serra da Capivara?

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é conhecido por seus sítios arqueológicos e impressionantes pinturas rupestres, tombados como Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO. Estudos recentes apontam que esses vestígios milenares podem ser os mais antigos indícios da habitação humana na América.