Quais os 4 indicadores do IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida geral e sintética usada para classificar o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos países. Foi criado em 1990 e vem sendo publicado anualmente desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD da ONU. O IDH varia em uma escala que vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. A escala classifica os países em cinco faixas: IDH muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo1.

As dimensões que constituem o IDH são:
Renda: Padrão de vida medido pela Renda Nacional Bruta per capita;
Saúde/Longevidade: Vida saudável e longa medida pela expectativa de vida e
Educação: Acesso ao conhecimento medido pela média de anos de educação de adultos e expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar.

Conforme o relatório de Desenvolvimento Humano 2021/2022, o IDH do Brasil em 2021 foi de 0,754 ocupando a 87ª posição no ranking entre 191 países. Em 2020, estava na 86ª, com índice de 0,758. O documento aponta que pela primeira vez o índice cai globalmente e afirma que “mais de 90% dos países registraram declínio na pontuação do IDH em 2020 ou 2021, e mais de 40% caíram nos últimos dois anos, sinalizando que a crise ainda está se aprofundando em muitos deles”.2  O estudo afirma ainda que os dois últimos anos houveram impactos devastadores para todo o planeta, não só pela pandemia provocada pela COVID 19, mas também por transformações sociais e econômicas em todo o mundo. Entre os países com desenvolvimento muito alto a Suíça aparece em primeiro no ranking, com IDH de 0,962. Já entre àqueles com o desenvolvimento muito baixo, o Sudão do Sul está na última posição, com IDH de 0,385.

O IDH também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM. O IDHM brasileiro é um ajuste metodológico do IDH Global e segue as mesmas três dimensões, porém não é possível fazer comparação entre o IDHM de um município e o IDH de um país. Os dados estão disponibilizados através do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil3.

1Faixas do Índice de Desenvolvimento Humano

Escala do IDH
Quais os 4 indicadores do IDH?

2https://brasil.un.org/pt-br/198320-idh-relatorio-indica-recuo-no-desenvolvimento-humano-em-90-dos-paises

3 O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro. Os dados foram baseados nos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010 e contemplam os estados e municípios. Recentemente foram divulgados  valores do IDHM para o período 2012-2017 com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD do IBGE. Porém, contemplam somente os Estados, Regiões Metropolitanas (RM) e Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs). 

Evolução do IDH do Brasil 2010- 2021*
Quais os 4 indicadores do IDH?
Fonte: PNDU/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/Relatório de Desenvolvimento Humano/Séries temporais de índices compostos completos com componentes
* O PNUD publicava relatórios de 10 em 10 anos e passou a publicar relatórios anuais partir de 2010.

Evolução do IDHM do Rio Grande do Sul - 1991/2000/2010/2017
Quais os 4 indicadores do IDH?
Fonte: PNUD/Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

O que é o Índice de Desenvolvimento Humano e por que se reduziu pela primeira vez desde 1990?

#sociedade #transformação social #ação social

Depois de três décadas consecutivas de progressos econômicos, educativos e de saúde, o mundo deu um passo atrás em 2020 por causa da pandemia da COVID-19. É o que anunciou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que elabora o chamado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desde 1990.

Quais os 4 indicadores do IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano poderia retroceder seis anos pela crise do coronavírus.

Entre as graves sequelas do coronavírus SARS-CoV-2, há uma que não afeta diretamente nenhum órgão vital, mas sim o futuro das pessoas: o retrocesso no desenvolvimento humano. Em tão só alguns meses, a pandemia da COVID-19 deixou no mundo centenas de milhares de falecidos, 60% dos estudantes fora do sistema educativo e a previsão de queda da renda per capita mundial de 4%, conforme indicou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em seu relatório publicado em 2020.

Para o Relatório de Desenvolvimento Humano 2021/22, que será publicado até o final do segundo trimestre de 2022, o programa examinará os efeitos da pandemia COVID-19 e como este momento de complexidade e incerteza afeta o desenvolvimento humano em todo o mundo. Os aspectos considerados para o desenvolvimento deste novo indicador incluem transformações sociais, impactos na saúde mental e polarização política.

O QUE É O PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD)

Esta agência da Organização das Nações Unidas (ONU) está formada por especialistas que ajudam os países a implementarem soluções integradas e duradouras para o planeta e seus habitantes. O PNUD trata de questões essenciais para o desenvolvimento da humanidade, como a erradicação da pobreza, a desigualdade ou os impactos das mudanças climáticas. Como se pode ver, o coronavírus afetou suas aspirações, tal como reflete a anunciada queda no Índice de Desenvolvimento Humano pela primeira vez desde sua criação em 1990.

Mesmo assim, o PNUD tem um plano para reverter os efeitos da pandemia. Inclui, por exemplo, reduzir a exclusão digital, melhorar a proteção social, zelar pelos serviços de saúde e pelo emprego, aplicar políticas macroeconômicas que beneficiem a todos, promover a governança ecológica e outras medidas de recuperação sustentável no âmbito das Diretrizes das Nações Unidas para a resposta socioeconômica imediata à COVID-19.

O QUE É O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador criado pelo PNUD que divulga o grau de progresso de cada país desde há três décadas. Desta forma, a iniciativa do economista paquistanês Mahbub ul Haq se tornou o critério de referência para mensurar o ritmo do planeta, pois facilita uma visão ampla — não isenta de críticas — das desigualdades entre as regiões.

O IDH é usado para elaborar um ranking mundial do desenvolvimento humano

Quais os 4 indicadores do IDH?
Link externo, abra em uma nova aba.. Por um lado, esta classificação anual permite seguir a evolução de um país ao longo do tempo e, por outro, comparar sua situação com a do resto de países. Assim, os governos podem compreender melhor suas opções de crescimento e as ajudas internacionais podem ser concedidas com critério.

Quais os 4 indicadores do IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no mundo.

  VER INFOGRAFÍA: El Índice de Desarrollo Humano (IDH) en el mundo [PDF].

O QUE O IDH MEDE

Este índice composto leva em conta fatores de saúde, educativos e econômicos para medir o desenvolvimento humano de um país, diferentemente das metodologias anteriores que se fixavam somente no aspecto econômico. A seguir, repassamos as variáveis que o IDH mede:

 Saúde

Avalia-se por meio da esperança de vida ao nascer. Deste modo, mede-se a longevidade da população para uma idade mínima de 20 anos e máxima de 85.

 Educação

Faz referência ao nível educacional da sociedade e mede, por um lado, a média dos anos de escolarização das pessoas adultas e, por outro, a esperança de vida escolar das crianças.

 Economia

A riqueza de um país é definida pelo Rendimento Nacional Bruto (RNB) per capita anual para um mínimo de 100 dólares PPA — paridade de poder aquisitivo — e um máximo de 75.000.

COMO SE MEDE O IDH

O IDH é a média geométrica das três dimensões anteriores, cujos índices se calculam separadamente com os dados de esperança de vida, escolarização e renda per capita de cada país. O resultado final sempre dá um valor entre 0 e 1 que determina, conforme o PNUD, os quatro graus de desenvolvimento humano que detalhamos a seguir:

  • Muito alto: países com um IDH superior a 0,80.
  • Alto: países com um IDH entre 0,70 e 0,80.
  • Médio: países com um IDH entre 0,55 e 0,70.
  • Baixo: países com um IDH inferior a 0,55.

Porém, como reconhece o PNUD, o IDH por si só não basta para medir o nível de progresso de um país, pois se concentra em aspectos específicos, enquanto o desenvolvimento humano é um conceito muito mais amplo que requer outros indicadores complementares.

IDH: INDICADORES

O Índice de Desenvolvimento Humano não é o único contemplado pelo PNUD para medir o progresso de um país. Junto com este indicador, também há outros importantes:

  • IDH Ajustado à Desigualdade (IDH-D). É um IDH que leva em conta a desigualdade entre as pessoas. Ou seja, o IDH-D mostraria o desenvolvimento humano real e o IDH o potencial que poderia ser alcançado se não existissem desigualdades.
  • Índice de Desigualdade de Gênero (IDG). Reflete a discriminação econômica e social da mulher em três sentidos: saúde reprodutiva, empoderamento e participação no emprego.
  • Índice de Pobreza Multidimensional (IMP). Avalia as carências dos lares e de seus habitantes no âmbito da saúde, educação e nível de vida.

Quais são os 4 indicadores de IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).

O que é IDH e quais são os seus indicadores?

IDH. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) compara indicadores de países nos itens riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, com o intuito de avaliar o bem-estar de uma população, especialmente das crianças.

Quais os três principais indicadores do IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – é uma medida resumida do progresso de longo prazo levando- se em conta três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

Quais são os tipos de IDH?

O IDH varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total. Um índice até 0,499 significa um baixo desenvolvimento humano. De 0,5 a 0,799 representa um desenvolvimento médio e, quando ultrapassa 0,8, o desenvolvimento é considerado alto.