Quais os dois 2 passos iniciais antes de abordar a vítima?

Quais os dois 2 passos iniciais antes de abordar a vítima?

“Entre os riscos imediatos de morte que deverão ser observados pelo socorrista, destacam-se os comprometimentos circulatórios; respiratórios e as hemorragias, identificando e assegurando a manutenção das funções vitais”
, é o que a professora Luciana de Moraes do Curso CPT de Primeiros Socorros — nas Escolas, nas Empresas e em Residências diz.


Ao se aproximar da vítima, verifique qual é o problema e corrija inicialmente as condições que ofereçam risco imediato. Caso não haja risco imediato de morte, realize um rápido exame físico e reúna informações sobre o problema.


O socorrista deverá fazer a avaliação global do estado da vítima, com o objetivo de:

— Estabelecer a gravidade de suas lesões;

— Fazer o alarme adequado;

— Determinar as prioridades do socorro;

— Adotar medidas necessárias ao quadro clínico da vítima;

— Encaminhar a vítima para um centro hospitalar em situações adequadas.

Caso a vítima esteja consciente, pergunte como ela se chama, quem é ela, qual a sua idade, se ela é residente da cidade, o que aconteceu e, ainda, se ela permite, autoriza o seu atendimento. Observe se a vítima responde às suas perguntas, chame-a em um tom alto o suficiente para ela ouvir. A vítima alerta pode fornecer informações importantíssimas para o sucesso do atendimento.


O estímulo doloroso é realizado da seguinte maneira:

— Procure o osso externo do peito da vítima;

— Feche as mãos e faça uma leve compressão. Se a vítima estiver consciente, reagirá a esse estímulo;

Nunca dê tapas ou beliscões, pois essas ações são agressões físicas e não devem ser aplicadas à vítima.

Por fim, observe se a vítima:

— Apresenta traumas, principalmente na coluna. Se sim, faça a imobilização do pescoço e da cabeça impedindo movimentos que possam agravar a lesão.

— Verifique se que as vias aéreas da vítima estão obstruídas. Se sim, desobstrua-as usando a manobra de inclinação da cabela-elevação do queixo.

— Observe se a vítima está respirando ouvindo e sentindo os ruídos respiratórios. Caso negativo, proceda à ventilação artificial para que a respiração se restabeleça.

— Verifique a pulsação. A ausência de pulso é significativa de parada cardíaca. Realize, então, a manobra de ressuscitação cardíaca.

— Verifique quanto a presença de sangramento grave. Se positivo, controle-o por meio de técnicas de compressão local.


Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:

Primeiros Socorros — o que fazer enquanto o atendimento especializado não chega

Primeiros Socorros — técnicas de atendimento imediato que salvam vidas

Primeiros Socorros — como agir em situação de urgência

Primeiros Socorros — avaliação das vias aéreas

Primeiros Socorros — a importância da imobilização da coluna cervical

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo! 

 

Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional.

Por Silvana Teixeira

Quais os dois 2 passos iniciais antes de abordar a vítima?

Quais os dois 2 passos iniciais antes de abordar a vítima?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Os primeiros socorros são as providências iniciais que devem ser tomadas no local do acidente. É um atendimento inicial e temporário até a chegada do socorro profissional. Embora cada acidente tenha uma característica diferente, a sequência de ações a serem realizadas vai ser sempre a mesma.

Manter a calma é o primeiro passo. Cada pessoa reage de uma forma diferente e é difícil esperar atitudes racionais em situações desconfortáveis.Mas ações desesperadas normalmente acabam agravando a situação. Por isso, antes de agir, é fundamental recobrar rapidamente a lucidez, reorganizar o pensamento e se manter calmo. O ideal é parar, respirar profundamente, verificar se você ou alguém do veículo sofreu ferimentos e avaliar a gravidade geral do acidente.

Depois de avaliada a situação, é hora de tomar a iniciativa. Mostrar decisão e firmeza nas ações é fundamental. Não se pode perder tempo discutindo o que será feito ou apenas dando ordens. Se houver mais pessoas para ajudar, distribua as tarefas e mantenha todos motivados, elogiando e agradecendo cada ação realizada.

Se você não é um profissional de resgate, precisa saber que o atendimento às vítimas tem limitações. Depois de garantir o básico em segurança e solicitar o socorro, comece a fazer contato com a vítima. Informe o que está acontecendo, ouça o que ela tem para falar, aceite possíveis reclamações e seja solidário, tentando deixá-la o mais confortável possível.

Se perceber que o cinto de segurança está dificultando a respiração da vítima, e somente nesse caso, solte-o sem movimentar o corpo da pessoa. Segure a cabeça da vítima, impedindo a movimentação até que o socorro profissional chegue ao local. Verifique se a vítima está consciente ou não. Se não estiver, é importante avisar para o serviço de socorro. Para vítimas que conseguiram sair do carro, é importante encontrar um local seguro para que elas esperem o atendimento.

Jamais movimente uma vítima (a remoção deve ser feita somente por um socorro profissional), retire o capacete de motociclistas, aplique torniquetes para estancar hemorragias e dê algo para beber a quem sofreu um acidente.

Quais os passos iniciais no atendimento à vítima?

1 - INTERVENÇÃO DE LEIGOS 2 - RECONHECIMENTO DE UMA EMERGÊNCIA; 3 - COMO DECIDIR AJUDAR 4 - A SINALIZAÇÃO DO LOCAL 5 - CHAMAR O RESGATE 6 - AVALIAÇÃO DA VÍTIMA (quem deve avaliar?)

Qual a sequência para avaliação inicial de uma vítima?

Resumidamente, o exame primário consiste em verificar:.
Se a vítima está consciente;.
Se a vítima está respirando;.
Se as vias aéreas estão desobstruídas;.
Se a vítima apresenta pulso..

Qual é a primeira etapa básica para a prestação dos primeiros socorros?

Manter a calma é essencial para que as ações realizadas tenham êxito. Consiste na primeira etapa básica na prestação dos primeiros socorros. Ao chegar no local do acidente, seja em casa ou no local de trabalho, assuma o controle da situação e proceda a uma rápida e segura avaliação da ocorrência.

Quais são as etapas básicas em ordem de cronológica dos primeiros socorros?

Antes de iniciar os primeiros socorros, é necessário avaliar o local do acidente..
tamanho das pupilas (estado de dilatação e simetria - igualdade entre as pupilas).
enchimento capilar (perfusão sanguíneas das extremidades).
cor da pele – cianose (a coloração azulada indica pouco oxigênio).