Qual melhor domínio .com ou com br?

Ao colocar sua empresa na internet com foco em marketing digital o primeiro pensamento é qual extensão vou usar ? Com.br ou terminação .com ?

Essencialmente a diferença entre as duas extensões dentro do contexto SEO (search engine optimization) estar nas regras de como motores de buscas como Google perceba de qual pais tratassem determinado domínio e, em consequência, privilegia o seu site numa determinada busca.

Para analisar um pouco como o Google entende esta situação, veja abaixo:
Google utiliza uma sequência de perguntas para definir a qual país o site pertence:

O domínio pertence a algum país? (.br, .ar, .es)

O seu domínio é .br? Ok, o seu site é um negócio local do Brasil e não darei prioridade internacional. ou é internacional? (.com, .org, .eu)Opa, verificarei outras condições.

Hospedagem, qual endereço de IP?
O seu site é hospedado no Brasil? Ok, darei prioridade para Brasil. Não? Passarei às próximas questões.

Existe alguma informação de localização no site? Alguma página sua expõe a localidade no Brasil? 
Ok, é um site brasileiro. Não? Opa parece internacional.

Quais os links de redirecionamento para seu site?

A maioria dos links que aponta para o site são links brasileiros. OK, deve ser um site brasileiro.

Existe informação da empresa no Google Meu Negócio?

Ah, Ok! Então existe um registado no Google Meu Negócio. Este website receberá prioridade local para aquele país cadastrado.
O seu website pode utilizar um ou mais parâmetros de localização para dar ao Google  a certeza absoluta de como mostrar o seu negócio aos interessados.

Quando devo priorizar um país?

Em regra geral, deve-se priorizar um país, se o seu negócio for um Negócio Local. Isto significa que:
Pessoas, que estão em São Paulo e buscam por “agência de marketing digital”, receberão uma lista de agências em São Paulo.
Pessoas, que estão em Belo Horizonte e buscam por “agência de marketing digital em BH”, receberão a mesma lista de agências.
Se seu negócio fornecer serviços fora do pais, então deixa de ser local e aconselha-se a não escolher um país específico, mas classificá-lo como internacional.

Onde está o seu público?

Pergunta: “Tenho um hotel no Rio de Janeiro, uso uma extensão .com e o meu público é britânico. Priorizo Brasil como país?”
Resposta: Sim. O seu negócio é local e deve priorizar seu pais. Aconselha-se a ter uma versão do site em inglês.

Pergunta: “O meu site vende suplementos alimentares para toda a América Latina e o meu domínio é .com. Priorizo algum país?”

R: Não. Deve-se dizer ao Google que o seu site é internacional. Mesmo que o domínio seja .com e que a sua sede esteja no Brasil.

Tecnicamente não exite diferença entre o .com e o .com.br, ambos funcionam em qualquer lugar do mundo. A diferença entre eles é que cada extensão de domínio é regulamentada por um orgão que define regras e valores  para o registro de um domínio.

Para registrar domínios nacionais e internacionais acesse http://www.redehost.com.br/registro-de-dominio.aspx

Você está em: Home / Pro / SEO / Domínio .com ou .com.br ou .net ou .org – Qual o melhor?

Qual melhor domínio .com ou com br?

Chegou o momento de comprar um domínio e, depois de ter passado horas pensando ou pesquisando um domínio que represente a sua ideia de negócio, produto ou serviço, vem a dúvida mais simples de todas: Domínio com ou com.br? Ou:

Frank, como funciona a relevância do dominio, estou desenvolvendo um portal espirita sem fins lucrativos, qual seria o melhor domínio, .org, .org.br, .com ou .com.br?

Essa pergunta é repetida diversas e diversas vezes, mas a verdade é que tanto faz, enquanto estamos falando de TLDs (Top Level Domain) mais tradicionais: .com, .org, .net e seus complementares ccTLDs (Country Code TLD): .com.br, .org.br, .net.br.

A posição oficial do Google é que tanto faz e pronto, porém, em alguns raros casos ao longo da história acidentes aconteceram. Um caso clássico foi quando os domínios .info foram penalizados nas buscas do Google. O que acontece é que as TLDs menos tradicionais (.info, .biz, .me, .ly …) costumam ter domínios mais baratos e foram usadas para fazer muito spam.

Aí, o Google teria decidido banir todo .info de uma vez e pronto. Problema resolvido. Por esse tipo de acidente é que vale a pena evitar os TLDs menos tradicionais.

Outro evento importante foi quando uma das TLDs foi simplesmente bloqueada (acredito que foi o .ly), não pelo Google, mas pelo próprio país de origem. Novamente, uma TLD não tradicional pode trazer alguns riscos estranhos.

Mas no cerne da questão, tanto não importa a TLD que hoje existem centenas de opções e com os mais variados nomes. Empresas podem até registrar seu próprio TLD. Experimente pesquisar site:*.uol no Google, por exemplo, você vai ver vários domínios .uol, sim, do UOL – Universo Online – o portal de conteúdo. Surpreendeu? Várias empresas já garantiram a sua TLD, embora continuem operando no tradicional .com ou .com.br.

Adiantando uma dúvida concorrente: Nem mesmo o apelo geográfico do .br é uma vantagem absoluta. Um domínio sem o .br pode igualmente ocupar as primeiras posições para qualquer busca. Diversas buscas no Brasil podem mostrar isso, para puxar a sardinha, vou sugerir a busca curso de seo avançado 😉

Você vai encontrar mais de 1 domínio .com ocupando as primeiras posições no Google.com.br.

A ccTLD “.br” ou de qualquer outro país funciona geralmente apenas para a certificação de localização geográfica para o Google, no sentido de que um .com.br (ou net.br, ou org.br …) deve ser exibido para buscas no Brasil e/ou em Língua Portuguesa preferencialmente e, já tira a preferência dele para outras regiões e outros idiomas.

Neste ponto, o idioma do conteúdo tem maior preferência, mas isso fica para detalhamento em outro post.

E se .com ou .com.br não importa para SEO, o que importa?

O sistema de busca do Google tem vários fatores para classificação de um site. Tradicionalmente, os fatores de SEO realmente relevantes giram em torno de conteúdo, desempenho técnico do site, backlinks e experiência do usuário no site.

Ao contrário do que pode parecer, desenvolver SEO para um site e aumentar as visitas orgânicas é um processo simples e que demanda apenas disciplina e conhecimento sobre as regras do jogo. Para aprender tudo isso e aumentar as visitas com SEO, faça os cursos de SEO no Mestre Academy.

Qual a diferença entre domínio .com e .net?

Na verdade, hoje em dia não há nenhuma diferença entre eles na prática, mas cada um foi criado com intenções específicas. O .com surgiu para sites comerciais, com intenção de servir para o comércio de fato. Já o . net seria o mais indicado para sites de lazer ou entretenimento.

Qual melhor tipo de domínio?

Escolha um domínio que seja curto e fácil de memorizar. Evite números e caracteres especiais. Pense nos usuários de dispositivos móveis. Use palavras-chaves para maiores chances de ranqueamento.

É melhor ter um domínio .com ou com br?

Tecnicamente não exite diferença entre o .com e o . com.br, ambos funcionam em qualquer lugar do mundo. A diferença entre eles é que cada extensão de domínio é regulamentada por um orgão que define regras e valores para o registro de um domínio.

O que é domínio com br?

É uma extensão de domínio brasileiro destinada ao uso de pessoas e empresas de qualquer setor do Brasil.