Qual a contribuição da teoria de Vygotsky para a educação?

Teoria de Vygotsky: como os alunos aprendem?Leitura de 10 minutos

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. 


O que você vai encontrar neste conteúdo:

  • Mas afinal, quem foi Lev Vygotsky?
  • O que diz a teoria de Vygotsky?
    • Na sala de aula
  • Pensamento e linguagem na teoria de Vygotsky
  • Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu
    • Como desenvolver essa relação
    • Como trabalhar na escola
  • Zona de Desenvolvimento Proximal
  • Como usar a teoria em sala de aula?
  • Conclusão da teoria de Vygotsky

Mas afinal, quem foi Lev Vygotsky?

Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, na Bielo-Rússia, país pertencente à antiga União Soviética. E morreu de tuberculose em 1934 em Moscou. Sua família era judia e uma das mais cultas da cidade, o que permitiu que ele se dedicasse aos estudos. 

Vygotsky era formado em direito e trabalhou como professor e também como pesquisador em áreas como a Psicologia, Filosofia e Pedagogia. Formou com outros jovens um grupo que buscava uma nova Psicologia na Rússia Pós-Revolução. Sua produção foi vasta, escreveu cerca de duzentos trabalhos científicos, que foram importantes para pesquisas posteriores pois tratam de temas como linguagem, educação, deficiência e neuropsicologia.

Vygotsky foi também um importante pensador em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento humano e intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.


O que diz a teoria de Vygotsky?

Na teoria sociointeracionista de Vygotsky as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são aspectos muito importantes, pois para ele o desenvolvimento é promovido pela aprendizagem, e a interação entre meio e indivíduo é essencial nesse processo. 

A criança internaliza as interações com o ambiente e assim ocorre o desenvolvimento, que acontece de fora para dentro. A cultura é uma das principais influências para que ocorra o desenvolvimento mental, ela indica os caminhos e também as peculiaridades da sua conexão com o mundo. 

É na escola onde tudo isso será vivenciado e onde a criança irá associar suas ações à concepção de mundo em que ela está inserida. Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções. 


6 habilidades do professor do futuro


Na sala de aula

Podemos usar como exemplo uma criança que está com dificuldade para aprender a ler. O professor trabalha com ela a pronúncia das palavras e também o reconhecimento destas, através de textos e músicas que fazem parte do cotidiano, assim a criança é capaz de aprender a ler.

A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato. 

A partir desses conceitos, Vygotsky apresenta outras concepções igualmente importantes, como é o caso da zona de desenvolvimento proximal, que é onde o professor vai fazer intervenções para uma aprendizagem satisfatória e a relação entre pensamento e linguagem, pois é por meio da linguagem que o aprendizado é mediado. Veremos esses conceitos a seguir:


O que são intervenções pedagógicas e como fazer de forma remota?


Pensamento e linguagem na teoria de Vygotsky

A linguagem é o principal instrumento de representação simbólica que os seres humanos possuem. A sua função inicial é a comunicação, a compreensão. Essa função está diretamente ligada ao pensamento, permitindo a interação social. 

Para Vygotsky a linguagem é associada a fala, então, inicialmente o desenvolvimento da linguagem ocorre com a finalidade da comunicação. Podemos usar como exemplo o choro dos bebês e também os sons emitidos por animais, os quais partem do mesmo propósito de comunicação, mesmo que de forma primitiva e sem elaboração conceitual. 

A segunda função é o “pensamento generalizante” definido como associação da linguagem ao pensamento. O uso da linguagem nesse caso se dá de forma mais elaborada e por meio de outros processos mentais superiores, o que nos difere das outras espécies. 

Por exemplo, ao chamar um gato de “gato”, a criança o agrupa na categoria dos gatos, que não é um cachorro e nem um coelho. Na psicologia o significado das palavras é um conceito, que é um ato do pensamento, logo, o significado pode ser considerado um fenômeno do pensamento.


Os métodos de alfabetização ideais para a sua escola


Como desenvolver essa relação

A relação entre pensamento e linguagem não nasce com a criança. Em um determinado momento do desenvolvimento a linguagem é sua primeira função, ela e pensamento se unem, representando uma importante parte do funcionamento psicológico.

A criança nasce em um ambiente falante, a língua é externa ao indivíduo, é um processo que ocorre de fora para dentro, dessa forma, ocorre o que Vygotsky chama de fala socializada, a fala da criança para os outros e com os outros. 

O ponto mais desenvolvido de todos é o discurso interior, quando pensamento e fala discursam num processo mental sem a necessidade de externar ou interagir com outras pessoas. A criança percebe o que acontece à sua volta e internaliza. 


Oralidade: como trabalhá-la na educação infantil

Entre os processos que ocorrem entre a fala socializada e o discurso interior, há um outro fenômeno  que segundo Vygotsky é a fala egocêntrica, quando a criança fala sozinha, por volta dos 3 ou 4 anos de idade, e evidencia que a comunicação está sendo internalizada, o que se torna um suporte para ajudá-la a seguir um raciocínio e resolver problemas. 


Como trabalhar na escola

Quando passa a frequentar a escola, a criança participa de um intercâmbio social, dando novos sentidos às palavras, através da intervenção do professor e as interações sociais com os colegas. 

Os brinquedos e as brincadeiras são importantes, pois por meio deles a criança entra num mundo simbólico, onde ocorrem representações mentais e relações entre linguagem e pensamento fazendo com que ela se desenvolva a partir do que é apreendido por meio das interações com o meio cultural no qual está inserida.


Qual a contribuição da teoria de Vygotsky para a educação?


Zona de Desenvolvimento Proximal

Outro conceito muito relevante acerca da teoria de Vygotsky, é a Zona de Desenvolvimento Proximal. Devemos nos atentar para que o desenvolvimento seja observado de modo que a atenção esteja voltada para o que vai acontecer e não ao que já aconteceu, no entanto, na prática, muitas vezes os questionamentos feitos sobre o desenvolvimento da criança levantam sempre as conquistas já realizadas e não as que estão ainda em processo. 


Leia também: Avaliação diagnóstica: como fazer e qual sua importância?

Partindo da compreensão das concepções de zona de desenvolvimento real, que é o que a criança já sabe fazer sozinha, e zona de desenvolvimento potencial, que é o que a criança ainda não sabe fazer sozinha, mas é capaz de fazer com a intervenção do outro, pode-se compreender que Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), para Vygotsky, é a área que fica entre o que já foi aprendido e o que está em processo.

Essa é a zona de desenvolvimento considerada por Vygotsky a mais importante, porque permite intervenções e possibilita a promoção de transformações.


Como usar a teoria em sala de aula?

Vygotsky chama atenção dos educadores porque ele valoriza a escola, a ação pedagógica e a intervenção. Ter um mediador que direcione a aprendizagem é primordial no processo  de construção do conhecimento. 

Os professores devem usar estratégias para que seus alunos sejam independentes, observando as habilidades que os alunos já têm e as que eles poderão obter, estimulando o Nível de Desenvolvimento Potencial, e assim criando uma nova ZDP sempre. 

É importante proporcionar aos alunos um ambiente colaborativo, para troca de idéias e trabalhos em grupos para que os alunos também construam seu conhecimento a partir da interação com os colegas. O diálogo entre professor e aluno também é de fundamental importância nesse processo.


Leia também: Ensino personalizado: metodologias para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo

Na Educação Infantil a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento da criança. Os jogos lúdicos e também o brincar livre mediados pelo professor permitem que a criança desenvolva a capacidade de tomar decisões, expressar sentimentos, conhecer a si e ao mundo, além de despertar a criatividade e solucionar problemas.


Conclusão da teoria de Vygotsky

Na perspectiva de que não é só por meio do professor que o aluno adquire conhecimentos, a interação com o ambiente e os colegas também são fatores que permitem diversas experiências de aprendizagem. 

São esses fatores que permitem que a criança se veja no mundo como um ser ativo, que age sobre o meio em que está inserida, que tem sua própria história. Não há uma receita de bolo, cada aluno é um ser único. 

Para Vygotsky, a intervenção pedagógica é essencial na definição do desenvolvimento das crianças, a sua teoria também nos traz uma nova visão da relação de acerto e erro como indicativo de que alguns conhecimentos precisam ser trabalhado, além de apontar a educação sob um pilar em que o homem  é visto como um ser holístico em processo de construção permanente.

Fontes:
Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento, um Processo Sócio-Histórico, Marta Kohl de Oliveira, 112 págs., Ed. Scipione.
Nova Escola



Qual a contribuição de Vygotsky para com a educação?

Vygotsky foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: interação social, a linguagem como ferramenta cultural, a importância dos recursos culturais presentes no ambiente e a interação docente-educando.

Qual a teoria de Vygotsky para a educação?

A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca.

Qual foi uma das maiores contribuições de Vygotsky?

Uma das maiores contribuições de Vygotsky para a Psicologia e a Educação é a teoria original com que concebeu a relação desenvolvimento-aprendizagem e a criação do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.

Qual a contribuição da teoria de Piaget e Vygotsky para a educação?

Realmente Piaget deu ênfase em seus estudos ao caráter construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito. Já Vygotski deu ênfase aos processos de trocas, ou seja, de interação do sujeito com seu meio, principalmente seu meio social e cultural.