Quais os estados dos Estados Unidos que já fizeram parte do território do México?

Ouça este artigo:

Entende-se como a expansão territorial dos EUA aquele período que se estende praticamente durante todo o século XIX, onde o país aumenta de modo extraordinário as suas fronteiras, chegando ao fim do mesmo período com praticamente as dimensões continentais que hoje possui.

Inicialmente constituído por treze estados alinhados ao longo da costa leste da américa do norte, a jovem nação constituía um pequeno país, estendendo-se do Maine à Flórida e horizontalmente entre a costa do Atlântico e o rio Mississipi. Esta pequena nação, porém, logo desenvolve uma filosofia em trono do expansionismo. Tal filosofia concentrava-se em torno da crença de que os habitantes das ex-colônias britânicas haviam sido escolhidos por Deus para exercer uma liderança mundial, sendo que nada nem ninguém poderia impedir este destino. E é assim que ficou conhecida esta filosofia, denominada Doutrina do Destino Manifesto, que serviu de impulso para que os norte-americanos saíssem de suas fronteiras, indo ocupar o vasto e quase inexplorado oeste.

Quais os estados dos Estados Unidos que já fizeram parte do território do México?

A expansão territorial se deu basicamente de quatro formas:

1 - Compra de territórios - foi por este formato de expansão territorial que se deu os primeiros importantes avanços na linha fronteiriça norte-americana, com a compra da Luisiana à França de Napoleão Bonaparte em 1804 e a compra da Flórida em 1819 aos espanhóis. Importante lembrar que os 15 milhões de dólares gastos pelos EUA na compra do território denominado Luisiana à época fazia referência a uma faixa territorial muito maior que o atual estado da Luisiana, que se estendia do Golfo do México às fronteiras com o Canadá britânico.

2 - Diplomacia - é exemplo deste formato de expansão a anexação do Óregon aos ingleses, em 1846, a partir de compensações de natureza diversas pelo direito de soberania ao território.

3 - Guerra - nesta categoria, o México foi a maior vítima do expansionismo norte-americano, pois perdeu parte considerável de seu território original. Inicialmente, os colonos norte-americanos estabelecidos no Texas declararam a independência deste, logo depois aceitando sua incorporação aos Estados Unidos. Os conflitos iniciados com a ocupação de colonos dos EUA em várias partes de território pertencente ao México chegaria ao fim somente em 1845, através do tratado de Guadalupe-Hidalgo, que estabelecia a fronteira entre México e Texas, além de ceder aos norte-americanos as atuais Califórnia, Arizona, Novo México, Nevada, Utah e parte do Colorado por meio de uma indenização de 15 milhões de dólares.

4 - Guerra contra as nações indígenas - em sua marcha para o Oeste, expandindo o território dos EUA, era imprescindível aos colonos que "pacificassem" os povos indígenas estabelecidos ao longo de todos os novos territórios, ocupando suas terras efetivamente. Provavelemente foram os povos indígenas aqueles que mais perderam com a filosofia do Destino Manifesto, sendo muitos deles exterminados, outros depararam-se com uma quase-extinção, outros acabaram assimilados aos dominadores.

Os Estados Unidos continuariam sua expansão durante o século XX, mas agora adquirindo territórios ultramarinos, espécie de "neo-colônias", como por exemplo Cuba, Porto Rico, Filipinas, a Samoa Americana ou as ilhas Marianas.

Bibliografia:
PAULO, José . A expansão territorial dos EUA no século XIX . Disponível em: http://zepauloblog.blogspot.com/2008/09/expanso-territorial-dos-eua-no-sculo.html Acesso em: 12 jul. 2011.

Mapa: https://web.archive.org/web/20161026051348/http://regentsprep.org:80/Regents/ushisgov/themes/geography/historicalinfluences.cfm

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/expansao-territorial-dos-eua/

Estados Unidos ou, oficialmente, Estados Unidos da América são a nação mais influente do mundo. Considerada uma potência, exerce influência sobre diversas regiões do planeta. O país encontra-se no continente americano, no subcontinente América do Norte. Limita-se ao norte com o Canadá e ao sul com o México.

Por conta de sua grande extensão territorial, o país apresenta uma grande diversidade cultural e étnica. Essa variedade estende-se também aos aspectos naturais, como relevo, clima, fauna e flora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os Estados Unidos são considerados um dos territórios com maiores atrativos para imigrantes. Por isso, muitas pessoas de diversos lugares do mundo migram para o país à procura de oportunidades de emprego e melhoria de vida. A forte influência política, econômica e militar exercida pelos Estados Unidos faz com que o país mantenha relações diplomáticas com quase todos os outros países com exceção da Coreia do Norte, Butão e Irã.

Leia também: Estados Unidos no século XIX

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais

  • Nome oficial: Estados Unidos da América (United States of America)

  • Capital: Washington D.C.

  • Governo: República Federal Presidencialista

  • Presidente atual: Joe Biden

  • Língua oficial: Apesar da maioria dos estadunidenses falarem o inglês, o idioma não é considerado oficial no país. Fala-se também espanhol e francês.

  • Área: 9.833.517 km2 (Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE)

  • População: 326.766.748 habitantes (Fonte: IBGE)

  • Densidade demográfica: 33,22 hab / km2

  • Índice de Desenvolvimento Humano: 0,924

  • Produto Interno Bruto: US$ 19,39 trilhões

  • Moeda: Dólar americano

Capital dos Estados Unidos

Washington D.C. corresponde simultaneamente à capital e ao distrito federal dos Estados Unidos. Título: Washington, D.C.

Washington D.C. corresponde à capital e ao distrito federal dos Estados Unidos, portanto a cidade e o distrito federal coexistem de forma simultânea na mesma área. A sigla D.C. significa Distrito de Colúmbia, formado em 1790 e especificado pela Constituição do país como o distrito federal.

A capital foi assim denominada em homenagem ao primeiro presidente do país, George Washington, inaugurada em 1800. Sua formação ocorreu graças a áreas cedidas pelos estados de Maryland e Virgínia. Está localizada a nordeste dos Estados Unidos e em sua área encontram-se sedes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

História

O território dos Estados Unidos anteriormente fora habitado por povos indígenas. Porém, as descobertas das terras indígenas pelos europeus culminaram na colonização do território por parte dos franceses, ingleses, espanhóis e holandeses. Os ingleses colonizaram a costa leste do país e nela estabeleceram as chamadas Treze Colônias, entre os séculos XVII e XVIII, em meio a diversos conflitos entre colonizadores e indígenas.

As Treze Colônias eram:

Província de New Hampshire

Província da Baía de Massachusetts

Colônia de Rhode Island

Colônia de Connecticut

Província de Nova Iorque

Província de New Jersey

Província da Pensilvânia

Colônias de Delaware

Província de Maryland

Colônia de Domínio da Virgínia

Província da Carolina do Norte

Província da Carolina do Sul

Província da Geórgia


Os Estados Unidos tornaram-se independentes da Inglaterra em 1776, no dia 4 de julho. Esse fato foi reconhecido no ano de 1783 por meio do Tratado de Paris, um acordo internacional que confirmava o fim da Guerra da Independência dos Estados Unidos.

Saiba mais: Independência dos Estados Unidos

Bandeira

A Bandeira dos Estados Unidos possui treze faixas horizontais que se alternam entre branco e vermelho, representando as Treze Colônias. No retângulo azul, encontra-se 50 estrelas que representam os estados do país.

Governo

Os Estados Unidos têm como forma de governo a República Federal Presidencialista, na qual há um chefe de Estado que o governa segundo a Constituição do país, tendo seu poder legitimado pelo povo. Há três esferas de governo: federal, estadual e municipal. A esfera federal é composta pelo judiciário, executivo e legislativo.

Estados dos Estados Unidos e suas respectivas capitais

O território dos Estados Unidos é dividido em 50 estados, além de territórios como Guam, Samoa Americana, Ilhas Virgens Americanas e os Estados Livres Associados das Ilhas Marianas do Norte e de Porto Rico. Veja a lista de estados por ordem alfabética:

  • Alabama (Montgomery), Alasca (Juneau), Arcansas (Little Rock), Arizona (Phoenix)

  • Califórnia (Sacramento), Carolina do Norte (Raleigh), Carolina do Sul (Columbia), Colorado (Denver), Connecticut (Hartford)

  • Dakota do Norte (Bismarck), Dakota do Sul (Pierre), Delaware (Dover)

  • Flórida (Tallahassee)

  • Geórgia (Atlanta)

  • Havaí (Honolulu)

  • Idaho (Boise), Illinois (Springfield), Indiana (Indianápolis), Iowa (Des Moines)

  • Kansas (Topeka), Kentucky (Frankfort)

  • Louisiana (Baton Rouge)

  • Maine (Augusta), Maryland (Annapolis), Massachusetts (Boston), Michigan (Lansing), Minesota (Saint Paul), Mississippi (Jackson), Missouri (Jefferson City), Montana (Helena)

  • Nebraska (Lincoln), Nevada (Carson City), New Hampshire (Concord), New Jersey (Trenton), Nova Iorque (Albany), Novo México (Santa Fe)

  • Oklahoma (Oklahoma City), Ohio (Columbus), Oregon (Salem)

  • Pennsylvania (Harrisburg)

  • Tennessee (Nashville), Texas (Austin)

  • Utah (Salt Lake City)

  • Vermont (Montpelier), Virginia (Richmond)

  • Washington (Olympia), Wisconsin (Madison), Wyoming (Cheyenne)

→ Mapa dos Estados Unidos

    Quais os estados dos Estados Unidos que já fizeram parte do território do México?

    Economia

    Com o Produto Interno Bruto de US$ 19,39 trilhões, os Estados Unidos são atualmente a maior economia do mundo, a frente de países como a China e Japão. De acordo com o Fundo Monetário Internacional, em 2018, a economia do país cresceu 2,9%, enquanto a taxa de desemprego caiu de 4,4% para 3,8%.

    A economia do país é baseada em setores da agricultura que apresentam alta produtividade e o emprego de modernas tecnologias, produzindo principalmente milho, soja e algodão, e o setor industrial, que representa cerca de 19% do PIB, produzindo máquinas, eletrônicos, maquinários, produtos químicos e automotores.

    Há destaque também para a produção farmacêutica e aeroespacial. Outro setor que também contribui para o desenvolvimento econômico do país é o setor de serviços, correspondendo a mais de três quartos do PIB.

    De acordo com o Observatório de Complexidade Econômica, os Estados Unidos são a terceira maior economia exportadora do mundo, tendo exportado, em 2017, aproximadamente US$ 1,25 trilhões com destaque para os petrolíferos refinados, aviões, carros, helicópteros e medicamentos embalados. Os principais destinos são México, China, Canadá e Japão.

    As importações alcançaram cerca de US$ 2,16 trilhões e foram importados principalmente crude petroleum, equipamentos de transmissão, unidades de disco digital e peças de veículos vindos de países como China, México, Canadá e Japão.

    Leia mais: Diferença entre exportação e importação

    Cultura

    Quais os estados dos Estados Unidos que já fizeram parte do território do México?

    McDonald's é considerada a maior rede de restaurantes de fast-food de hambúrguer do mundo, com sede nos Estados Unidos.*

    Em virtude de sua grande extensão territorial e uma enorme pluralidade cultural, visto a presença de inúmeras etnias no país, bem como milhares de estrangeiros, os Estados Unidos são um dos países de maior diversidade. Seja nos aspectos naturais, com diferentes climas e relevos ao longo do seu território, seja em costumes, tradições e línguas espalhadas ao longo do território. Pessoas no mundo todo sofrem influência da cultura norte-americana na gastronomia, moda, esporte e entretenimento.

    Além disso, a música, a arte, o cinema, os esportes e a gastronomia são marcantes não só no país, mas também em todas as regiões do mundo. Os estadunidenses são uma das maiores potências olímpicas, apresentando fortes equipes em diversos esportes. E quem nunca comeu um fast-food? Sanduíches, batata frita, bacon são símbolos da culinária no país e difundiram-se pelo mundo todo.

    Outra das principais características desse povo é a sua individualidade. A população do país valoriza muito a sua cultura, sendo, portanto, muito patriotas, por isso é possível encontrar diversas bandeiras do país hasteadas nos mais diversos locais.

    População

    Vivem nos Estados Unidos, segundo o IBGE,326.766.748 habitantes, ocupando o terceiro lugar no ranking de países mais populosos do mundo. Além de sua população natal, o país também conta com um enorme contingente de imigrantes vindos da América Latina e da Ásia, especialmente.

    Em 2017, o número de imigrantes nos Estados Unidos ultrapassou 43 milhões, segundo relatório apresentado pelo Centro para Estudos de Imigração. Os mexicanos aparecem em maior número. O estado da Califórnia é o que apresenta maior número de estrangeiros. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, há nos Estados Unidos cerca de 1,4 milhões de brasileiros.

    As cidades mais populosas do país são:

    • Nova Iorque

    • Los Angeles

    • Chicago

    • Dallas

    Saiba também: Segregação racial nos Estados Unidos

    Cidades mais conhecidas nos Estados Unidos

    → Chicago

    Quais os estados dos Estados Unidos que já fizeram parte do território do México?

    Chicago é a cidade onde foi construído o primeiro arranha-céu do mundo.

    Chicago localiza-se no estado de Illinois às margens do Lago Michigan. É considerada uma das cidades mais dinâmicas dos Estados Unidos, com paisagens repletas de arranha-céus como o Willis Tower (primeiro arranha-céu do mundo).

    Chicago é conhecida também pela arte e cultura, já que na cidade há cerca de 60 museus e são realizados diversos festivais musicais. A população de Chicago descende principalmente de europeus como alemães, suecos e poloneses.

    → Las Vegas

    Quais os estados dos Estados Unidos que já fizeram parte do território do México?

    Las Vegas é conhecida como a cidade do entretenimento, repleta de cassinos e hotéis.**

    Las Vegas é uma das cidades mais procuradas por turistas nos Estados Unidos. Ela está localizada ao sul do estado de Nevada e recebe aproximadamente 42 milhões de turistas durante o ano. A cidade conhecida pelos seus cassinos, hotéis luxuosos e a vida noturna atrai pessoas que buscam diversão. À noite acontecem diversos shows e apresentações teatrais. Contudo, Las Vegas é considerada uma das cidades mais caras do mundo para quem busca entretenimento.

    → Los Angeles

    Quais os estados dos Estados Unidos que já fizeram parte do território do México?

    Los Angeles é conhecida como a cidade cinematográfica dos Estados Unidos.***

    Los Angeles é uma cidade do estado da Califórnia, na Costa Oeste dos Estados Unidos. Atrás apenas de Nova Iorque, Los Angeles é a segunda cidade mais populosa do país. A cidade é considerada um dos principais centros comerciais, financeiros e de entretenimento do país.

    Segundo a Forbes, Los Angeles é sexta cidade mais poderosa economicamente no mundo. Hollywood é um dos seus distritos mais visitados por turistas. Concentra-se nessa região a maior parte da indústria cinematográfica do país.

    → Nova Iorque

    Quais os estados dos Estados Unidos que já fizeram parte do território do México?

    Nova Iorque é conhecida como a cidade que nunca dorme. ****

    Segundo a revista Time Out, Nova Iorque é considerada a melhor cidade do mundo quando o assunto é cultura, entretenimento e gastronomia. A cidade é a mais populosa dos Estados Unidos e atrai visitantes do mundo inteiro.

    As ruas de Nova Iorque inspiram moda, comércio e dinamicidade. A agitação e iluminação da Times Square dão a Nova Iorque o status de cidade que nunca dorme. O Central Park também é um dos pontos mais visitados da cidade.

    → Orlando

    Quais os estados dos Estados Unidos que já fizeram parte do território do México?

    Orlando é a cidade mais visitada dos Estados Unidos. *****

      Quem nunca ouviu falar de Orlando? A cidade, localizada no estado da Flórida na Costa Leste dos Estados Unidos, permeia a imaginação de milhares de pessoas, adultos e crianças. Nela, encontra-se o parque de diversão mais visitado do mundo: o Walt Disney World. O parque recebe anualmente cerca de 52 milhões de pessoas. Orlando é a cidade mais visitada dos Estados Unidos e a segunda mais visitada do mundo. Além da movimentação turística, a cidade é também um grande polo financeiro.

      Resumo

      • Os Estados Unidos são uma nação localizada no continente americano, especificamente no subcontinente América do Norte.

      • O país apresenta uma grande extensão territorial, o que lhe confere uma enorme diversidade cultural, étnica e também uma grande biodiversidade.

      • Há no território estadunidense 50 estados como Nova Iorque, Texas, Califórnia e Flórida.

      • A cultura dos Estados Unidos difundiu-se pelo mundo todo, influenciando a população de diversas regiões.

      • Muitas cidades são muito visitadas por turistas o ano todo como Chicago, Orlando, Las Vegas e Nova Iorque.

      • Os Estados Unidos são a terceira nação mais populosa do mundo.

      *Créditos da imagem: Tupungato / Shutterstock

      **Créditos da imagem: Peter James Sampson / Shutterstock

      ***Créditos da imagem: Ingus Kruklitis / Shutterstock

      ****Créditos da imagem: Luciano Mortula – LGM /Shutterstock

      *****Créditos da imagem: Jerome LABOUYRIE / Shutterstock

      Quais estados dos EUA faziam parte do México?

      Texas, Califórnia e Arizona eram três dos vários territórios pertencentes ao México. No ano de 1823, um tratado entre mexicanos e americanos permitiu que o Texas fosse ocupado também por colonos americanos. O atual estado americano ainda fazia parte do México.

      Quais estados dos EUA foram comprados?

      A diplomacia e a compra possibilitaram a aquisição da Luisiana (1803), Flórida (1819) e Alasca (1867). A partir da guerra, os Estados Unidos conseguiram tomar territórios do México.

      Quais estados norte

      A região inclui a totalidade dos actuais estados da Califórnia, Nevada e Utah, bem como partes de: Arizona excluindo a região mais tarde anexada na Compra de Gadsden. Colorado a oeste do limite da antiga República do Texas.

      Quais são os últimos estados a integrar o território dos Estados Unidos?

      Delaware, Pensilvânia e Nova Jérsei foram os primeiros estados a entrarem na União, todos em 1787, enquanto que os dois últimos, o Alasca e o Havaí, foram admitidos em 1959.