Quais os mecanismos de controle da pressão arterial de curto e de longo prazo?

2075 palavras 9 páginas

Controle da Pressão Arterial: Longo Prazo
Karoline Abreu - M3, 2014.2 [Faculdade de Medicina UFRJ]
Professora: Débora Faffe
Na regulação a curto prazo, vimos principalmente o sistema nervoso autônomo
(SNA) atuando nos vasos sanguíneos e no coração: no caso dos vasos, vasodilatação ou vasoconstrição, no caso do coração, aumentando frequência e aumentando força.
Já na regulação a longo prazo mexemos em outro ponto do sistema: no volume.
Eu já lancei mão de abrir e fechar periferia, aumentar força e frequência, então, a longo prazo vamos mexer no volume. E quem controla o volume? Os rins. Então vamos ter o sistema rim-líquidos corporais: cada vez que aumentamos o volume, aumentamos o débito urinário e vice-versa.

Características diferentes:

No controle a curto prazo, a ação é extremamente rápida, mas perde a eficiência, ela se adapta. O sistema ativa, responde e para de responder, ele sofre adaptação. No controle em longo prazo, a ação demora um pouco mais para ocorrer, porém a eficiência só aumenta, ele não sofre adaptação. Enquanto houver aumento de volume, o rim vai aumentar a excreção.

Portanto, sempre que aumentamos o líquido extracelular, isso leva a um aumento de volemia e a um aumento de pressão arterial. O rim percebe isso e aumenta a excreção de líquido, reduzindo a volemia e reduzindo a pressão arterial. A resposta é extremamente simples.

Em uma curva de função renal, que mostra a diurese e a natriurese, percebemos que quanto maior a pressão arterial, maior é o débito urinário, maior é a perda de volume pelos rins. O SISTEMA NÃO SATURA! É o que chamamos de sistema de ganho infinito. Essa perda é de água e de sal, por isso se chama diurese e natriurese de pressão.

Portanto, sempre que houver aumento de pressão, aumenta a excreção de sal e água e, sempre que houver diminuição da pressão, diminui a excreção de sal e água.
Quando estivermos manipulando um doente em estado crítico, temos que sempre ficar de olho nesses


Relacionados

  • Sistema renal

    1483 palavras | 6 páginas

    Sistema Renal Regulação da Volemia e Hipertensão Arterial Integração: Regulação da volemia e fisiopatologia da hipertensão arterial Introdução Os mecanismos de regulação da pressão arterial a longo prazo são mecanismos hormonais e fundamentalmente ligados à volemia. Os mecanismos a curto prazo estão diretamente ligados a reflexos neurais, que modificam as variáveis hemodinâmicas que determinam a pressão, então o órgão-alvo nesse caso é o próprio coração. Os mecanismos a longo prazo têm ação direta….

  • medicina

    1041 palavras | 5 páginas

    Mecanismos Fisiológicos de Controle da Pressão Arterial Fernanda Burle de Aguiar Profª de Fisiologia Humana –DFP - CCS - UFPB , O QUE É PRESSÃO ARTERIAL? Débito Cardíaco Pressão Arterial Média Resistência Periférica Total Arteríolas Ventrículo Esquerdo Grandes Artérias é a pressão existente dentro das grandes artérias. Do que depende a Pressão Arterial? PAM = DC . RPT PAM = DC . RPT Fatores  DC DC = FC. VES Fatores  RPT RPT: constricção/dilatação….

  • MecanismosFisiologicosControlePA

    881 palavras | 4 páginas

    Mecanismos Fisiológicos de Controle da Pressão Arterial Fernanda Burle de Aguiar Profª de Fisiologia Humana –DFP - CCS - UFPB , O QUE É PRESSÃO ARTERIAL? Débito Cardíaco Pressão Arterial Média Resistência Periférica Total Arteríolas Ventrículo Esquerdo Grandes Artérias é a pressão existente dentro das grandes artérias. Do que depende a Pressão Arterial? PAM = DC . RPT PAM = DC . RPT Fatores  DC DC = FC. VES Fatores  RPT RPT: constricção/dilatação • Volume de LEC • SN simpático:….

  • fisiologia

    1329 palavras | 6 páginas

    mesenquimal, compartilham a lâmina basal do endotélio  Respondem à lesão dos vasos, se diferenciam para formar novos vasos e células do tecido conjuntivo ou músculo liso. Tipos de Capilares  Capilares fenestrados:  Têm poros disseminados ao longo da parede do endotélio, cobertos por um diafragma mais delgado que a membrana celular;  Lâmina basal completa;  Presença de macrófagos associados;  Glândulas endócrinas, intestinos e rins. Tipos de Capilares  Capilares contínuos:  Não….

  • Fisiologia

    1698 palavras | 7 páginas

    24/10/2010 As doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo. Segundo a OMS em 2002 ocorreram 16,7 milhões de óbitos, dos quais 7,2 milhões foram por doença arterial coronária e as estimativas apontam que em 2020 esse número possa se elevar a valores entre 35 e 40 milhões. (Rev Soc Cardiol Estado de São Paulo 2006;1:1-7) Estas doenças têm sido a primeira causa de hospitalização no setor público, entre 1996 e 1999, para indivíduos com idade entre….

  • Roteiro de negociaçao salarial

    1070 palavras | 5 páginas

    células, enquanto ao mesmo tempo, remove os produtos finais do metabolismo das células. SISTEMA CARDIOVASCULAR O sistema cardiovascular também participa de diversas funções homeostáticas: • Regulação da pressão arterial • Carrega hormônios reguladores de seus locais de secreção para seus locais de ação • Regulação da tº corporal • Ajustes homeostáticos em estados fisiológicos como por ex; hemorragia e exercício. SISTEMA CARDIOVASCULAR • O coração atua como bomba • Os vasos que conduzem o sangue….

  • Renina Angiotensina Aldosterona

    4268 palavras | 18 páginas

    ALDOSTERONA, RENINA- ANGIOTENSINA E CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL 1INTRODUÇÃO Aldosterona é um hormônio da família dos mineralocorticoides, sintetizado na zona glomerulosa do córtex das glândulas suprarrenais. Faz regulação do balanço de sódio e potássio no sangue. Sua principal função consiste no fato de fazer a manutenção do volume de fluido extracelular, por conservação do Na+ corporal se utilizando disso como um mecanismo de equilíbrio cardiovascular….

  • Aividade cardiaca

    1236 palavras | 5 páginas

    locais da pressão arterial.  Existem vários mecanismos reguladores cardiovasculares. Em conjunto, esses mecanismos aumentam o suprimento sanguíneo para os órgãos ativos, mantêm a temperatura e o fluxo sanguíneo para os tecidos, principalmente o coração e o cérebro. Mecanismos de controlo do fluxo sanguineo 1. Controle agudo: Rápidas variações da vasodilatação e da vasoconstricção. - Vasodilatação: O2, CO2, adenosina, histamina, potássio, hidrogênio.  - Controle a longo prazo: Vascularização….

  • ciclo cardíaco

    3961 palavras | 16 páginas

    relaxamento, cha­mado diástole, durante o qual o coração se enche de san­gue, seguido pelo período de contração, chamado sístole. Diversos eventos que ocorrem no lado esquerdo do coração durante o ciclo cardíaco. As três curvas superiores e variações da pressão na aorta no ventrículo esquerdo e no átrio esquerdo, res­pectivamente. A quarta curva representa as variações do volume ventricular esquerdo; a quinta, o eletrocardiograma; e a sexta, um fonocardiograma, que é o registro dos sons produzidos pelo coração….

  • Cardio

    6747 palavras | 27 páginas

    outra, mantendo ambiente adequando para ótima função e sobrevivência das células. A circulação é dividida em sistêmica (ou periférica) e pulmonar. Os seguintes componentes fazem parte desta circulação: Artérias, que transportam sangue sob alta pressão para os tecidos. Têm paredes compostas por tecido conjuntivo mais externo, grossa camada de musculatura lisa, lâmina elástica e internamente pela camada endotelial. Elas transportam sangue em alta velocidade, saindo do coração, em direção aos tecidos….

Outros Trabalhos Populares

Quais os mecanismos de controle da pressão arterial de longo prazo?

A regulação em longo prazo está diretamente associada a homeostase do volume extracelular, o qual é determinado pelo conteúdo de sódio, sendo o sistema renal o principal controlador da variação de excreção deste íon.

Quais os mecanismos envolvidos na regulação a curto médio e a longo prazo da pressão arterial?

Os principais mecanismos reflexos que atuam na regulação da pressão arterial são o barorreflexo, os reflexos cardiopulmonares, o quimiorreflexo e o reflexo renorrenal. O controle hormonal envolve, principalmente, o sistema renina-angiotensina.

Quem faz o controle a curto e a longo prazo da pressão arterial?

O reflexo dos barorreceptores é considerado um sistema de controle de alto ganho, que mantém a pressão arterial dentro de limites normais em períodos de segundos a minutos.

Quais os mecanismos de controle da pressão arterial de curto prazo?

Os reflexos originados nos barorreceptores arteriais e nos receptores de estiramento da região cardiopulmonar são os principais mecanismos de controle efetivo da pressão arterial a curto prazo.