Quais os países europeus que recebem os maiores fluxos migratórios?

Imigração

Quais os países europeus que recebem os maiores fluxos migratórios?

Imigrantes africanos em barco inflável próximo à costa da Espanha, em 2016

Wesley R. Dickey / National Museum of the U.S. Navy

Um estudo avaliou os fluxos migratórios para a Europa ocorridos de 1985 a 2015 e concluiu que eles causam um efeito positivo na economia do continente, embora enfrentem resistência de parte da população em muitos países. A chegada de pessoas buscando asilo não parece produzir efeitos prejudiciais nas finanças públicas dos países que as recebem, segundo estudo realizado pela equipe do economista Hippolyte d’Albis, da Escola de Economia de Paris, com base em dados do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os pesquisadores examinaram o impacto da entrada de imigrantes sobre a economia dos 15 países que mais receberam estrangeiros nesse período, entre eles Alemanha, França, Reino Unido, Suécia e Holanda. A conclusão geral é de que a renda per capita aumentou e os níveis de desemprego caíram, na linha oposta dos argumentos mais comuns contra a imigração (Science Advances, 20 de junho). O estudo não encontrou evidências de aumento significativo dos gastos públicos com as pessoas que buscam asilo na Europa. À medida que os imigrantes se tornam residentes permanentes, o impacto macroeconômico se torna positivo porque eles pagam taxas e impostos.

Republicar

  • Refúgio
  • Migração
  • Fluxos migratórios
  • Imigração

Países com maior emigração e maior imigração entre 2015 e 2020, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

[EcoDebate] A Divisão de População da ONU divulgou, em 2019, as novas projeções populacionais para todos os países do mundo, com dados demográficos sobre a população e a estrutura etária e os componentes natalidade, mortalidade e migração. A tabela abaixo mostra os 36 países com as maiores taxas de fluxo de saída (emigração) e de fluxo de entrada (imigração) de pessoas.

Quais os países europeus que recebem os maiores fluxos migratórios?

Segundo a Organização Mundial de Migração existem mais de 200 milhões de pessoas residindo fora do país de origem atualmente, correspondendo a 3,1% da população mundial.

A projeções da ONU utilizam o indicador taxa líquida de migração (por mil habitantes) que permite revelar os países com maior fluxo de saída (emigração) e de entrada (imigração) de pessoas.

No quinquênio 2015-20, Porto Rico liderou a lista de maior percentagem de emigração, pois está passando por uma grande crise econômica e foi atingido pelo furacão Maria – que provocou grande número de mortes e elevada destruição. Como os cidadãos porto-riquenhos possuem praticamente entrada livre nos Estados Unidos a emigração cresceu muito nos últimos anos.

A Síria tem também alta proporção de emigrantes em decorrência de uma guerra que já dura 8 anos. Mas há países que perdem população devido a problemas climáticos – como Samoa, Tonga, etc.) ou por problemas econômicos e alta incidência de pobreza – como Timor-Leste, Nicarágua, Somália, etc.). A Venezuela é um caso de desastre econômico e politico sem precedentes.

Entre os países receptores, aqueles que apresentam o maior saldo líquido de imigração são nações pequenas e com grande produção de petróleo (Bahrain, Omã, Qatar e Kuwait) ou países ricos como Luxemburgo, Alemanha, Canadá, Singapura, etc. Ainda cabe destaque as duas cidades chinesas: Macau e Hong Kong. Entre os grandes países do mundo, o destaque para receber migrantes, fica com os Estados Unidos. O Brasil apresenta taxa líquida de migração muito próxima de zero.

José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
Doutor em demografia, link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/02/2020

[cite]

PUBLICIDADE / CONTEÚDO RELACIONADO

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+ . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+un ou . O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Quais países recebem os maiores fluxos migratórios?

Os principais destinos da migração internacional são os países industrializados, entre eles estão: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e as nações da União Europeia. Os Estados Unidos possuem o maior número de imigrantes internacionais – dos 195 milhões, 39 milhões residem naquele país.

Qual é o fluxo migratório da Europa?

A questão da migração Nos últimos anos, a Europa teve de fazer face ao desafio migratório mais grave desde a Segunda Guerra Mundial. Em 2015 foram registados na UE 1,25 milhões de requerentes de asilo (primeiros pedidos); um número que diminuiu para 537 345 requerentes em 2021.