Quais são as preocupações estéticas da primeira geração modernista?

Quais são as preocupações estéticas da primeira geração modernista?

Como visto nesta análise de questão do Enem, o Modernismo foi um movimento de ruptura com as classes literárias anteriores e surgiu após um período de transição. Analisaremos abaixo o contexto histórico e as principais características das duas primeiras gerações do Modernismo.

Primeira Geração (1922 – 1930)

No início do século XX, muitos artistas brasileiros sofreram influência da vanguarda europeia, como o Cubismo, o Expressionismo e o Futurismo. Por conta dessa influência, a arte brasileira começou a sofrer diversas mudanças. Essa inovação foi exibida em fevereiro de 1922, na Semana de Arte Moderna que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo.

A característica desse período foi de valorização do território e cultura do Brasil: a natureza tropical, o caboclo, a tranquilidade de pequenas cidades, a linguagem falada, a mistura de povos e de tradições.

Quanto à estética, os escritores buscavam liberdade de expressão com uma prosa mais solta ou poesia com verso livre, rompendo principalmente com a estética do Parnasianismo.

Os principais autores desse momento foram Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manual Bandeira e Alcântara Machado.

Segunda Geração (1930-1945)

Essa geração é reconhecida pelo aprofundamento das ideias desenvolvidas na Semana de Arte Moderna e no amadurecimento do Modernismo.

Na poesia, já seguros da liberdade proporcionada pelo novo estilo, os autores vivem o momento e escrevem sobre o sentimento de participar da sociedade e do mundo, de existir. Ganham destaque, aqui, temas políticos, existenciais, religiosos e angústias do ser humano. Isso tem grande influência do contexto histórico em que vivem: A Segunda Guerra Mundial e o Governo autoritário de Getúlio Vargas.

Os principais autores foram Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Murilo Mendes e Vinícius de Moraes.

Na prosa, o contexto histórico propiciou uma preocupação dos escritores com as regiões mais castigadas do Brasil e as obras ganham o papel de denunciar essa condições e de trazer um olhar mais crítico acerca da realidade brasileira.

As características, portanto, são: regionalismo, temática social e linguagem simples. Os principais escritores foram Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Raquel de Queirós, Jorge Amado e Érico Veríssimo.

Em breve, veremos a 3ª Geração do Modernismo e a Literatura Contemporânea, finalizando nossa trajetória do mundo literário brasileiro. Não perca e bons estudos!

A Primeira geração modernista

(1922 - 1930)

O nascimento de um novo movimento literário brasileiro

A primeira geração de nosso modernismo inicia-se com a Semana de Arte Moderna, se prolongando até 1930.

Menotti del Picchia, um dos grandes representantes do modernismo brasileiro, iniciou seus estudos na cidade de Itapira, onde escreveu sua obra-prima Juca Mulato.

Parque Juca Mulato - Itapira S.P.

Itapira, já ouviram falar dessa cidade?

Coreto Parque J. Mulato

Casa Menotti del Picchia

Objetos pessoais do autor em sua casa

Objetivos da geração de 22 - fase heróica

  • destruição do academicismo
  • rompimento com a tradição literária importada da Europa
  • negação da métrica, rima, linguagem denotativa, sentimentalismo romântico e esquemas parnasianos
  • influência de vanguardas europeias
  • defesa do verso livre
  • criação de um novo nacionalismo

É importante entender que podemos utilizar as palavras destruição e nacionalismo para caracterizar esse período

Destruição da estrutura formal (demolidora da tradição)

Nacionalista com a preocupação da escolha temática, voltada para nossa cultura

A modernidade em verso

Nova poética (Manuel Bandeira)

Vou lançar a teoria do poeta sórdido.

Poeta sórdido:

Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.

Vai um sujeito,

Daí um sujeito de casa com a roupa de brim branco muito bem engomada, e na primeira esquina passa um caminhão, salpica-lhe o paletó ou a calça de uma nódoa de lama:

É a vida (...)

É exemplarmente observável no poema acima uma nova representação formal em que a métrica, a versificação, as rimas se fazem livres, tal qual o próprio conteúdo poético.

Porquinho-da-Índia (Manuel Bandeira)

Quando eu tinha seis anos

Ganhei um porquinho-da-índia.

Que dor de coração eu tinha

Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!

Levava ele pra sala

Pra os lugares mais bonitos, mais limpinhos,

Ele não se importava:

Queria era estar debaixo do fogão.

Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas…

- O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.

Nesse poema, deparamos com a tradicionalíssima temática do relacionamento amoroso enquadrado em situações absolutamente inovadoras, contendo, entretanto, reflexões profundas sobre frustrações, expectativas, imagens que se constroem do amor.

As revistas e os manifestos modernistas

A partir da Semana de Arte Moderna, o movimento modernista brasileiro foi tomando forma e, assim, foi sendo esculpido por seus artistas.Diferentemente de outras escolas literárias, os integrantes modernistas escreveram vários artigos sobre o momento vivido,sobre seus ideais e suas convicções. Esses artigos eram reunidos em periódicos ou publicados em alguns veículos de comunicação como por exemplo jornais e revistas.

A Revista Klaxon

Foi o primeiro periódico modernista, sendo inovadora em todos os sentidos: desde o projeto gráfico (tanto da capa como das páginas internas) até a publicidade das contracapas e da quarta capa (propagandas sérias, como a dos chocolates Lacta). Na oposição entre o velho e o novo, na proposta de uma concepção estética diferente, enfim, em todos os aspectos, era uma revista que anunciava a modernidade, o século XX buzinando (Klaxon era o termo empregado para designar a buzina externa dos automóveis), pedindo passagem.

Os manifestos

Pau-Brasil

Enfatizava a necessidade de criar uma arte baseada nas características do povo brasileiro. Reivindicava uma linguagem natural, avessa à cultura academicista e erudita. Valorizava a imaginação e a liberdade de espírito,propondo a necessidade de uma revolução artística nacionalista tendo como base nossas raízes. Apesar de ser uma criação brasileira, teve grande influência europeia e vanguardista.

“A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.”

Os manifestos

Antropofagia

Tinha por objetivo repensar a dependência cultural brasileira. A linguagem do manifesto é majoritariamente metafórica, contendo fragmentos poéticos bem-humorados e torna-se a fonte teórica principal do movimento. A intenção deste manifesto era promover o resgate da cultura primitiva de nosso país, levando em consideração aspectos anteriores ao processo de colonização, como a cultura indígena, por exemplo.O manifesto também expõe uma preocupação para que haja maior cuidado ao absorver a cultura de outros lugares, para que não haja absorção do desnecessário e a cultura brasileira vire um amontoado de fragmentos de culturas exteriores.

“Tupi, or not tupi that is the question.”

ENEM !¡!¡!¡

O poema de Oswald de Andrade remonta à ideia de que a brasilidade está relacionada ao futebol. Quanto à questão da identidade nacional, as anotações em torno dos versos constituem:

a) direcionamentos possíveis para uma leitura crítica de dados histórico-culturais.

b) forma clássica da construção poética brasileira.

c) rejeição à ideia do Brasil como o país do futebol.

d) intervenções de um leitor estrangeiro no exercício de leitura poética.

e) lembretes de palavras tipicamente brasileiras substitutivas das originais.

A

Assinale a alternativa em que se encontram preocupações estéticas da Primeira Geração Modernista:

a) Principal corrente de vanguarda da Literatura Brasileira, rompeu com a estrutura discursiva do verso tradicional, valendo-se de materiais gráficos e visuais que transformaram a estrutura do poema.

b) Busca pelo sentido da existência humana, confronto entre o homem e a realidade, reflexão filosófico-existencialista, espiritualismo, preocupação social e política, metalinguagem e sensualismo.

c) Os escritores de maior destaque da primeira fase do Modernismo defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais, revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais, eliminação do complexo de colonizados e uso de uma linguagem própria da cultura brasileira.

d) Amadurecimento da prosa, sobretudo do romance, enfoque mais direto dos fatos, influência da estética Realista-Naturalista do século XIX e caráter documental, como no livro Vidas secas, de Graciliano Ramos.

C

Os principais nomes da primeira fase do Modernismo na Literatura foram:

a) Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Oswald de Andrade.

b) Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Oswald de Andrade.

c) Mário Quintana, Mário de Andrade e Patrícia Galvão.

d) Manuel Bandeira, Tarsila do Amaral e Lima Barreto.

B

Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio

Para melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia

Para telhado dizem teiado

E vão fazendo telhados.

Sobre o poema de Oswald deAndrade, julgue as seguintes proposições:

I. O poema de Oswald de Andrade volta-se contra o preconceito linguístico e nos chama a atenção para a necessidade de uma espécie de ética linguística pautada na diferença entre as línguas, nesse caso em uma única língua.

II. O poema critica a maneira de falar do povo brasileiro, sobretudo das classes incultas que desconhecem o nível formal da língua.

III. Para ele, os falantes que dizem “mio”, “mió”, “pió”, “teia”, “teiado”, de certa forma, constroem um “telhado”, ou seja, criam novas formas de pronúncia que se sobressaem, em muitos casos, à norma culta.

IV. A palavra “vício”, encontrada no título do poema, denota certo preconceito linguístico do autor, que julga a norma culta superior ao coloquialismo presente na fala das pessoas menos esclarecidas.

a) Todas estão corretas.

b) I e III estão corretas.

c) I, III e IV estão corretas.

d) II e III estão corretas.

B

Qual foi a preocupação estética da primeira geração modernista?

Ainda que estivessem características das vanguardas europeias, o evento buscava apresentar uma arte mais brasileira (brasilidade). Por esse motivo, a primeira fase modernista priorizou temas pautados no nacionalismo, portanto na cultura e na identidade do Brasil.

Quais as principais características da 1 geração modernista?

Primeira geração modernista (1922-1930) Tem início com a Semana de Arte Moderna, em 1922, e possui as seguintes características: Releitura crítica dos símbolos da nacionalidade. Liberdade de criação. Antiacademicismo.

Qual o objetivo da primeira geração modernista?

Caracterizada pela fusão de influências das vanguardas europeias com elementos brasileiros, a primeira geração de modernistas tinha como objetivo a consolidação de uma cultura nacional. Nossos artistas estavam preocupados em desenvolver o papel da vanguarda em nosso país, que não era cosmopolita como os europeus.

O que marcou a 1 fase do Modernismo?

Os artistas têm em comum a busca pela origem, daí vem o nacionalismo e acarreta a volta às origens e valorização do índio brasileiro. A primeira fase modernista também é marcada pelos manifestos nacionalistas: do Pau-Brasil, da Antropofagia, do Verde-Amarelismo e o da Escola da Anta.