Quais os sintomas de gravidez aos 50 anos?

Claudia Raia anunciou estar grávida do terceiro filho aos 55 anos. Relato da atriz nas redes sociais indica que a gestação foi natural (sem métodos de reprodução assistida), o que está gerando dúvidas sobre a gravidez após os 50 anos.

+ Sangramento de implantação é sintoma de gravidez, mas pode ser confundido com menstruação

+ Tudo o que você precisa saber sobre fertilização in vitro

Conforme os registros de Nascidos Vivos do Datasus, entre 2018 e 2020, das mais de 8,5 milhões de crianças nascidas no período, apenas 1,2 mil são de mães acima dos 50 anos. Amanda Volpato, ginecologista especialista em reprodução humana e sócia-fundadora da Clínica Hope, detalha: “A gravidez sem o auxílio de métodos de reprodução humana após os 45 anos é extremamente rara, chance de 0,03%, segundo estudo do Columbia Hospital for Women em Washington (EUA), e após a menopausa (entre 45 e 55 anos) ela não tem mais chances de ocorrer, uma vez que não temos mais ciclos menstruais e ovulações”.

Alberto Zaconeta, ginecologista, professor adjunto de obstetrícia da Universidade de Brasília e vice-presidente da comissão de Gravidez de Alto Risco da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), complementa que gravidezes espontâneas nesta faixa etária raramente chegam ao final. “Acima de 45 anos, a taxa de aborto espontâneo é maior que 90%, geralmente porque o embrião tem alterações genéticas”, explica.

Ambos os profissionais destacam que técnicas de reprodução assistida garantem mais sucesso na gravidez tardia. Amanda indica o uso de óvulos congelados no passado (processo que deve ser realizado até os 35 anos) ou tratamento de fertilização in vitro com óvulos de doadoras.

Os ricos da gravidez tardia

Além de maior risco de aborto espontâneo, mulheres que passam pela gravidez tardia estão mais suscetíveis ao diabetes gestacional, hipertensãoe piora de outras doenças crônicas já existentes, pontua Alberto. “Nesse sentido, é muito importante uma avaliação criteriosa e uma conversa franca sobre os riscos antes de recorrer a essas técnicas”, destaca o professor.

A médica complementa que a idade favorece, ainda, a chance de pré-eclâmpsia e doenças cromossômicas, como Síndrome de Down. Ela informa que tais fatores ocorrem pois, nesta faixa etária, cerca de 90% dos óvulos apresentam algum tipo de defeito genético.

“Para amenizar esses fatores que podem afetar negativamente a saúde da futura mamãe, hábitos de uma rotina saudável são essenciais. O indicado é prezar por uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas, além de um acompanhamento com um médico especialista em reprodução humana”, indica a ginecologista.

Devido ao alto risco para mãe e bebê, o pré-natal da gestação tardia demanda pré-natal especializado, com maior frequência de exames e consultas.

Parto após os 50 anos

Os especialistas ressaltam não haver via de parto pré-estabelecida ao fator idade. Contudo, Amanda pondera que o tipo de parto deve sempre considerar a saúde e bem-estar da mulher, assim como o nível da placenta — “caso esteja um pouco baixa, o indicado é a cesárea”.

Por fim, Alberto alerta que, além dos cuidados médicos habituais, é importante o suporte social e emocional para essas mulheres. “Uma vez que o bebê sonhado se concretiza em um filho real, com demandas reais, há necessidade de ajustes na dinâmica funcional e emocional da nova família”, conclui o professor universitário.


Siga a Istoé no Google News e receba alertas sobre as principais notícias


Veja Também

Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
Usando calcinha fio-dental, Geisy Arruda manda recado para internauta que criticou seu bumbum
Caixa anuncia início do empréstimo consignado para o Auxílio Brasil

Na noite desta segunda-feira (19), Claudia Raia, 55, fez um anúncio em seu perfil no Instagram dizendo que sua família vai aumentar. A atriz aparece dançando sapateado em um vídeo ao lado de seu companheiro Jarbas Homem de Mello, 53, e depois aponta para sua barriga, indicando a gravidez.

"Não é novidade nosso sonho de sermos pais! E não é que ele se realizou? Eu e Jarbas Homem de Mello estamos grávidos", escreveu na publicação. O que chamou a atenção, no entanto, foi a idade da artista, que já é mãe de Enzo Celulari, 25, e Sophia Raia, 19.

Na terceira semana de gravidez, Claudia dá a entender que o processo ocorreu naturalmente, isto é, sem intervenções médicas como a feritilização in vitro.

Quando a gestação ainda estava sob suspeita, sua médica pediu um exame de sangue. A atriz duvidou que isso seria possível, até que um teste de farmácia deu positivo.

Quais as chances de se engravidar naturalmente?

Não é comum que mulheres acima dos 40 anos fiquem grávidas com facilidade. Os dados mais recentes disponíveis no registro de Nascidos Vivos do Datasus indicam que gestações a partir dos 50 anos tem incidência ainda menor.

Em 2020, por exemplo, nasceram apenas 34 bebês de mulheres entre 55 e 59 anos no Brasil. Enquanto isso, mães de 20 aos 29 anos, gestaram 1.327.794 crianças no país.

O presidente da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), Agnaldo Lopes, também observa raridade no caso de Claudia Raia.

"A gente não sabe os detalhes de como foi essa gravidez, mas é fato que à medida que a idade da mulher vai avançando, a taxa de fecundidade vai ficando bem menor. Depois dos 42 anos, ela cai para menos de 5%", afirma.

Isso acontece porque, com o tempo, a qualidade do esperma e dos óvulos diminui, dificultando uma fecundação natural. Então é fundamental considerar o caso da atriz como algo realmente pontual.

"Chama a atenção na mídia engravidar aos 55, mas também pode levar muitas mulheres a adiar a primeira gravidez por mais tempo e, quando pensarem ser a hora certa, terem chegado à infertilidade", alerta o ginecologista e obstetra.

O período mais próximo do ideal para uma gestação seria quando a mulher tem entre 18 e 35 anos. "Existem muitas variáveis, mas é importante evitar gravidez em extremos, como na adolescência, quando o corpo da mulher não está totalmente formado, e idades que o risco de essa gestante ter doenças associadas é maior", pontua Lopes.

Mulheres que desejam ser mães tardias frequentemente contam com o auxilio de um especialista em reprodução humana para a realização de procedimentos como a inseminação intrauterina, a fertilização in vitro, o congelamento de óvulos e até a substituição do óvulo por outro de uma doadora mais jovem.

A médica ginecologista Daniela Diniz, que trabalha na clínica especializada no diagnóstico e tratamento de infertilidade Reproduce, considera que a gravidez de Raia está relacionada à sua condição física.

"Quando falamos de uma mulher que sempre teve alimentação adequada, praticou atividade física, o conceito de saúde dela é ótimo", pondera. "Ela é a prova de que os cuidados com a saúde ao longo da vida mantém o corpo em pleno funcionamento, capaz de gerar uma outra vida. É um feito memorável."

Quais os riscos de uma gravidez tardia?

Segundo dados do Datasus, entre 2000 e 2020 houve aumento no número de gestações de mulheres a partir dos 35 anos quando comparadas às que têm menos de 24 anos, que manifesta queda quase constante. O número de mães após os 40 anos cresceu mais de 60%.

Apesar da opção pela maternidade tardia ser uma tendência, uma vez que preconiza a estabilidade econômica e profissional, a escolha carrega sua parcela de riscos, sendo o principal deles a incidência de doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes.

Além disso, o feto pode desenvolver uma série de enfermidades genéticas. "Uma vez que a mulher tem todos os óvulos prontos, os melhores vão ovulando, e os que vão ficando são de pior qualidade, com mais possibilidade de alteração genética", detalha Diniz.

O Ministério da Saúde estabelece que uma gravidez já pode ser considerada como de risco quando a mãe tem mais de 35 anos. Contudo, o desenvolvimento de problemas depende das condições da gestante. Se ela for saudável e não tiver enfermidades pré-existentes, as chances de sucesso são maiores.

"Não sendo obesa ou tendo alguma doença associada, o que cabe é seguir com cuidados ainda mais próximos no pré-natal para evitar alguma complicação", recomenda Agnaldo Lopes.

Como é uma gravidez aos 50 anos?

A idade acima dos 50 interfere na quantidade de óvulos que a mulher produz, ou seja, na taxa de fecundidade feminina. Quando nascem, as mulheres trazem consigo mais de um a dois milhões de folículos primordiais. Esse número diminui consideravelmente na primeira menstruação (menarca), e a cada ciclo menstrual.

Qual o risco de engravidar aos 50 anos?

Com a mulher não é muito diferente. O risco de abortamento de gestantes com mais de 50 anos é, em média, de 50%. A gestação após esta idade também traz maiores riscos de hipertensão, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, tireoide, partos prematuros, problemas genéticos ao bebê e riscos à mãe.

Como saber se está grávida ou na menopausa?

O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. Pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês.

Como eu sei que eu estou grávida?

Entenda os sintomas e testes..
Atraso na menstruação;.
Enjoos e vômitos;.
Sensibilidade e aumento das mamas;.
Aumento da frequência urinária..