Quais as vantagens de se utilizar imagens digitais ao invés de analógica?

O exame de raio-X é o precursor dos exames de imagem. Graças a ele foi possível estudar por dentro o corpo humano e identificar lesões sem a necessidade imediata de intervenções cirúrgicas. Desde então, vem sendo utilizado para o monitoramento de diversas doenças e outras condições, como lesões e tumores. Além disso, ele é peça fundamental em consultórios odontológicos para realização de procedimentos como cirurgias e tratamentos endodônticos.

Na radiografia convencional, ou analógica, as imagens são registradas por meio de um filme, que, em contato com líquidos especiais, é “revelado”, mais ou menos como era o processo de impressão de fotos analógicas. A versão digital utiliza sensores que enviam as imagens diretamente para o computador, em que tudo é processado e direcionado para análise do dentista. Além disso, possui maior resolução (qualidade de imagem) e permite alterações como ajustes de contraste, além de fazer o armazenamento das imagens coletadas.

Principais vantagens da radiografia digital

Melhores resultados: por se uma evolução do modo analógico, e de altíssima tecnologia, sem dúvidas nenhuma os resultados obtidos com radiografia digital são melhores, com imagens mais precisas e em alta qualidade.

Menos exposição à radiação ionizante: na versão digital, os níveis são menores, o que garante mais segurança ao profissional e paciente. Além disso, é comum na radiologia analógica a refação do o exame, mais de uma vez, para obtenção de uma imagem de fácil visualização. Com a tecnologia digital, ajustes na imagem podem ser feitos no pós-processamento, sem a necessidade de repetir o exame e diminuindo consequentemente a radiação para o paciente

Agilidade: se a radiografia analógica pode levar minutos para ficar pronta, na digital as informações são capturadas e armazenadas em questão de segundos.

Mais ecológico: sem o processo de revelação do filme, a radiografia digital evita a utilização de substâncias tóxicas que poluem o meio-ambiente. O próprio descarte do filme do raio-X convencional também contribui para a geração de lixo. O armazenamento digital também se mostra como uma vantagem neste quesito, já que não há necessidade de grandes arquivos, de papel e filmes para guardar os exames impressos.

Armazenamento das informações: além de evitar o consumo de papel, as informações levantadas em exames de radiografia digital ficam armazenadas, facilitando a criação do histórico do paciente, a comparação de imagens e o acesso aos laudos por parte do médico e do paciente. Além disso, o software permite a fácil inclusão de exames e diagnósticos realizados em centros especializados ou outros consultórios.

Ainda tem dúvida sobre os benéficos da radiografia digital? Converse agora mesmo com um de nossos consultores.


Em nosso loja

  • Quais as vantagens de se utilizar imagens digitais ao invés de analógica?

    Sensor Intraoral – Tamanho 2 – Saevo

  • Quais as vantagens de se utilizar imagens digitais ao invés de analógica?

    Sensor Intraoral – Tamanho 1 – Saevo

  • Quais as vantagens de se utilizar imagens digitais ao invés de analógica?

    Raio X – Coluna Móvel – Saevo

  • Quais as vantagens de se utilizar imagens digitais ao invés de analógica?

    Raio X – Parede Pantográfico – Saevo

Quais são as vantagens e desvantagens da radiologia digital e convencional?

Radiologia digital e convencional: Vantagens, desvantagens e diferenças.
Os exames ficam com mais definição, nitidez, contraste e possuem maior diferenciação de densidade;.
Os pacientes e radiologistas ficam menos expostos a agentes prejudiciais à saúde;.
Os exames ficam prontos imediatamente..

Quais são as desvantagens da radiologia digital?

Talvez, a principal desvantagem da radiologia digital seja o custo, uma vez que os equipamentos são relativamente caros. Ainda requer treinamento dos operadores. Entretanto, o custo-benefício compensa o investimento.

Quais as vantagens e as desvantagens do uso da radiografia?

Normalmente, as radiografias não têm efeitos secundários. A radiação atualmente é baixa e não fica no organismo. Permite uma visualização rápida dos órgãos examinados. As radiografias são relativamente baratas quando comparadas, por exemplo, à tomografia ou à ressonância magnética .

Quais as diferenças entre a formação da imagem convencional e digital?

Diferentemente da radiologia convencional, que obtém os registros a partir de um filme radiográfico, a versão digital utiliza sensores que enviam as imagens diretamente para o computador, onde são processados e direcionados para análise e interpretação do médico radiologista.