Quais são os hormônios produzidos pelo pâncreas que atuam no controle da glicose no sangue?

O pâncreas é uma glândula mista, ou seja, possui função endócrina e exócrina. Na porção endócrina, o pâncreas produz dois hormônios: a insulina e o glucagon. Esses hormônios são produzidos em regiões constituídas por milhares de células denominadas:

  1. Glicogênio.
  2. Ilhotas de Langerhans.
  3. Glicocálix.
  4. Ilhotas de mucosa.
  5. Ilhotas Ranvier

Um indivíduo foi diagnosticado com diabetes tipo I.  Esse tipo de diabete é causado em razão de uma redução na produção do hormônio __________. Esse hormônio é produzido nas __________ das ilhotas de Langerhans.

Marque a alternativa que completa corretamente as frases acima:

  1. Insulina e glucagon.
  2. Insulina e células alfa.
  3. Glucagon e pâncreas.
  4. Insulina e células beta.
  5. Glucagon e células beta.

Marque a alternativa onde são descritas a função da insulina e do glucagon, respectivamente:

  1. Facilita a absorção de glicose e aumenta o nível de glicose disponível no sangue.
  2. Aumenta a quantidade de glicose disponível no sangue e aumenta a produção de glicose.
  3. Aumenta a quantidade de insulina no sangue e diminui a taxa de respiração celular.
  4. Facilita a absorção da glicose e diminui a concentração de glicose no sangue.
  5. Ambos atuam facilitando a absorção de glicose.

(UFMG) Na atualidade, uma das doenças que mais frequentemente se detecta na população mundial é o diabetes melito. E, no tratamento dessa doença, vem-se utilizando, com relativo sucesso, o transplante de células.

Analise este esquema:

Quais são os hormônios produzidos pelo pâncreas que atuam no controle da glicose no sangue?

Considerando-se as informações contidas nesse esquema e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que, em tal situação, as células cultivadas são:


a) pancreáticas e possuem genes para a síntese de insulina.

b) hepáticas e geneticamente modificadas para sintetizar hormônios.

c) hepáticas e vão sintetizar glucagon, que reduz a taxa de glicose no sangue.

d) pancreáticas e capazes de captar insulina por meio de receptores.

(UEL- PR) Pesquisadores franceses identificaram um gene chamado de RN, que, quando mutado, altera o metabolismo energético do músculo de suínos, provocando um acúmulo de glicogênio muscular, o que prejudica a qualidade da carne e a produção de presunto.

(Pesquisa "FAPESP", nº. 54, p. 37, 2000).

Com base nos conhecimentos sobre o glicogênio e o seu acúmulo como reserva nos vertebrados, é correto afirmar:

a) É um tipo de glicolipídeo de reserva muscular acumulado pela ação da adrenalina.

b) É um tipo de glicoproteína de reserva muscular acumulado pela ação do glucagon.

c) É um polímero de glicose estocado no fígado e nos músculos pela ação da insulina.

d) É um polímero de frutose, presente apenas em músculos de suínos.

e) É um polímero proteico estocado no fígado e nos músculos pela ação do glucagon.

Alternativa “b”. As Ilhotas de Langerhans são porções de células que ficam aglomeradas no tecido pancreático. É na região das ilhotas que os hormônios insulina e glucagon são produzidos. A insulina é produzida nas células beta das ilhotas, enquanto o glucagon é produzido nas células alfa.

Alternativa “d”. A diabete tipo I é caracterizada pela deficiência na produção de insulina, hormônio que reduz a concentração de glicose na corrente sanguínea. A insulina é produzida nas ilhotas de Langerhans em células chamadas de células beta.

Alternativa “a”. A função da insulina é reduzir a concentração de glicose na corrente sanguínea através da facilitação da absorção de glicose por alguns tecidos. Já o glucagon atua aumentando o nível de glicose no sangue através da transformação do glicogênio em glicose.

Alternativa “a”. As células cultivadas devem ser células pancreáticas, pois é no pâncreas que o hormônio insulina é naturalmente produzido. Essas células cultivadas deverão ter genes para a síntese de insulina, uma vez que a diabete é causada pela deficiência desse hormônio.

Alternativa “c”. A insulina promove a formação de glicogênio a partir de glicose e armazena-o para períodos de necessidade.

Tanto a insulina quanto o glucagon são hormônios produzidos pelo pâncreas. O pâncreas é uma glândula composta por dois tipos de tecido: os ácinos e as ilhotas de Langerhans. As ilhotas são constituídas por vários tipos celulares. Dentre elas destaca-se as células alfa, que são responsáveis pela produção do glucagon, e as células beta, que produzem a insulina.

O efeito mais importante da insulina é o de promover o transporte de glicose para o interior das células, principalmente para as células do músculo esquelético, do tecido adiposo e do fígado. No músculo, a glicose é captada, por um processo de difusão facilitada. Esse processo ocorre pela ação de proteínas carreadoras de glicose, como o GLUT (glucose transporter). Existem vários tipos de GLUT: GLUT-1, GLUT-2, GLUT-4 dentre outros. O GLUT-1 é encontrado em todas as células do organismo humano, sendo responsável por um baixo nível de captação de glicose, que é necessária para sustentar o processo de geração de energia. O GLUT-2 é expresso na superfície de células hepáticas e tubulares renais, e tem importante função no transporte da glicose do interior dessas células. O GLUT-4, por sua vez, é encontrado exclusivamente no músculo cardíaco e esquelético.

Nas células hepáticas, o transporte de glicose para o interior da célula não depende da difusão facilitada, pois a membrana celular hepática é muito permeável. Por isso, a glicose pode difundir-se nas duas direções, tanto para fora quanto para o interior dessas células.

O fígado exerce papel importante na manutenção da glicemia do organismo humano. Em indivíduos saudáveis, o nível elevado de glicose no sangue estimula a secreção de insulina. A insulina, por sua vez, ativa enzimas glicoquinases, que reagem com o íon fosfato e com a enzima glicogênio sintetase, resultando na formação do glicogênio hepático e reduzindo o nível de glicose sangüínea.

O glicogênio é uma forma de reserva de glicose, que constitui menos de 1% do estoque energético total do organismo. Entretanto, essa fração é essencial para manter o metabolismo do sistema nervoso central e para breves explosões de exercício muscular intenso. Aproximadamente 25% da reserva de glicogênio ficam estocados no fígado, e cerca de 75% ficam na massa corporal muscular.

Por outro lado, quando o nível de glicose sangüínea começa a cair, o glicogênio hepático é despolimerizado (quebrado), estimulado pelo hormônio glucagon. Para ocorrer essa degradação, o glucagon ativa a enzima adenilciclase nas membranas das células hepáticas, fazendo com que aumente o AMP (monofosfato de adenosina cíclico) cíclico, que, por sua vez, ativa a enzima fosforilase, promovendo, por fim, a glicogenólise (degradação do glicogênio hepático em glicose). A manutenção da glicemia também pode ser regulada por outro mecanismo, em que a glicose é produzida a partir da proteína, processo chamado gliconeogênese, que também é estimulado pelo glucagon.

Desse modo, a ação conjunta dos hormônios glucagon e insulina regula rigidamente a concentração da glicemia plasmática basal, ao redor da concentração média de 80mg/dl-1, com variação de 60 a 110 mg/dl-1.

Atingida a capacidade limite de estocar glicogênio, tanto do músculo quanto do fígado, o excesso de glicose é armazenado na forma de gordura. Uma parte dessa gordura é sintetizada no fígado e exportada para as células adiposas na forma de lipoproteínas, como as LDL (lipoproteína de baixa densidade), HDL (lipoproteína de alta densidade), VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade), entre outras. Outra parte da gordura é produzida diretamente nas células adiposas, com uso do glicogênio disponível, onde permanece estocada.

Guyton AC. Hormônios do Córtex Supra-renal, Insulina e Glucagon. In: Guyton AC. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro; Guanabara Koogan, 1998. p.472-83.

Berne RM, Levy MN. Metabolismo corporal. In: Berne RM, Levy MN. Fisiologia. 6º edição, Rio de janeiro; Guanabara Koogan, 1998. p.753-773.

Quais são os 3 hormônios secretados pelo pâncreas?

Localizando o pâncreas.
Insulina..
Glucagon..
Somatostatina..

Quais são os hormônios produzidos no pâncreas e quais suas funções?

A insulina e o glucagon são hormônios produzidos pela parte endócrina do pâncreas e atuam no controle da glicemia no sangue. Esses dois hormônios atuam de formas opostas, enquanto um aumenta a concentração de glicose na corrente sanguínea, o outro a diminui.

Como é chamado o hormônio responsável pelo controle da taxa de glicose no sangue?

O controle da concentração de glicose no sangue (glicemia) é realizado por dois hormônios produzidos pelo pâncreas: a insulina e o glucagon.

Qual o hormônio produzido no pâncreas que controla o nível de açúcar no nosso sangue?

A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas que se relaciona com o controle de glicose no sangue. A insulina é um hormônio proteico produzido no pâncreas, mais precisamente em grupos celulares chamados de ilhotas pancreáticas.