O que foi a revolução neurológica e quais foram as consequências desse processo?

O Período Neolítico (de 8000 a.C. até 5000 a.C.), também chamado de Idade da Pedra Polida é o segundo da pré-história e tem como principal característica o desenvolvimento das sociedades agropastoris.

O que foi a revolução neurológica e quais foram as consequências desse processo?
"Dolmen Poulnabrone", Portal Túmulo do Neolítico, Irlanda

Esse período denomina-se Idade da Pedra Polida, uma vez que os instrumentos começam a ser produzidos através do polimento da pedra e do trabalho no fio de corte.

Nesse sentido, vale ressaltar que o período anterior, o Paleolítico, é chamado de Idade da Pedra Lascada, uma vez que a pedra não recebia esse tratamento. Do grego, o termo neolítico (neo "novo" e líthos "pedra") significa “pedra nova” ou “nova idade da pedra”.

Em termos climáticos e geológicos, houve uma grande mudança no período neolítico, uma vez que aumentou o nível dos mares, houve a formação de desertos, levando diversas populações a se deslocarem, os quais passaram a viver próximos dos rios.

Divisões da Pré-história

A Pré-História é o período mais antigo da história dos homens, a qual indica o surgimento da humanidade. Está dividida em três grandes períodos, também chamados de Idades, que vão desde o aparecimento do ser humano até a invenção da Escrita:

  • Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.)
  • Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);
  • Idade Dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).

Principais Características: Resumo

O período neolítico está relacionado sobretudo, à sedentarização do homem e consequentemente ao desenvolvimento das atividades de agricultura e pastoreio.

Assim, com essa mudança de postura inaugura-se um novo modo de vida, donde o homem do neolítico começou a se relacionar com a natureza cultivando plantas, bem como a domesticar os animais.

Note que o homem do período pré-histórico anterior (paleolítico) era nômade, ou seja, se descolava constantemente em busca de abrigos e alimentos (caçadores e coletores),

Por esse motivo, o neolítico é considerado um importante marco de desenvolvimento da sociedade e de mudanças nas relações sócio culturais, o que se convencionou chamar, pelos historiadores, como a “Revolução do Neolítico” ou “Revolução Agrícola e Pastoril”.

O trabalho com a terra, o cultivo de alimentos (trigo, arroz, milho, mandioca, batata, etc.) e a criação de animais (bois, porcos, carneiros, cavalos, etc.) foi essencial para o desenvolvimento das sociedades no período neolítico, bem como para o crescimento da população.

Isso foi possível mediante a dominação de técnicas agrícolas e pastoris. Os homens começavam a fazer estoques de alimentos e, portanto, a sobreviverem nas estações mais difíceis de encontrar alimentos. Com efeito, podemos intuir que a expectativa e qualidade de vida dos homens neolíticos aumentou em relação ao período anterior.

No entanto, alguns historiadores acreditam que a vida nas aldeias no período neolítico diminui, em partes, a expectativa de vida de alguns núcleos de aldeias, posto que podiam favoreceram a proliferação de doenças e epidemias, levando a morte de grande parte da população; e ainda em alguns núcleos, por exemplo, que somente cultivavam cereais, sofriam de carências nutricionais.

Importante deixar claro que esse processo na mudança na vida do homem ocorreu de forma lenta e nem por isso, todos os indivíduos deixaram de ser nômades, caçadores e coletores.

Dentre as principais inovações técnicas vistas no período neolítico temos:

  • Produção de instrumentos de pedra polida (facas, machados, enxadas);
  • Construção de casas para se abrigarem (madeira, pedra, barro, folhagem, etc.)
  • Objetos de cerâmica (utensílios para cozinhar e armazenar alimentos)
  • Desenvolvimento da tecelagem (pelos e couro de animais e fibras vegetais)

No final do período neolítico, por volta de 4000 a.C. a metalurgia começa a se desenvolver com a produção de cobre, bronze e ferro, os quais irão lentamente substituir a pedra, matéria prima mas importante da Idade da Pedra. O desenvolvimento da metalurgia possibilitou a criação de diversos instrumentos muito resistentes e das mais variadas formas.

Arte no Período Neolítico

Com a criação de novas técnicas de polimento da pedra, muitos objetos artísticos de cerâmica e pele de animais começam a ser produzidos nesse período. Note que povos não consideravam esses objetos obras de arte, os quais possuíam um caráter utilitário, ou seja, eram produzidos para serem utilizados, seja para o transporte de comida, bebida, vestimentas.

Por outro lado, os objetos de arte produzidos pelos artistas (considerado seres iluminados) adquirem um caráter religioso, ou seja, sobrenatural e mágico, por exemplo, nos amuletos e símbolos religiosos criados nesse período.

Assim, muitos deles eram utilizados em rituais e cultos, os quais estavam envolvidos numa atmosfera de magia. Além disso, o homem do neolítico começa a construir abrigos e casas, sendo portanto, considerados os primeiros arquitetos da humanidade.

Para saber mais, leia:

  • Arte no Período Neolítico
  • Arte na Pré-História
  • Pré-história: períodos e características

O que foi a revolução neurológica?

Revolução neolítica ou Transição Demográfica Neolítica, às vezes chamada de Revolução Agrícola, foi a transição em grande escala de muitas culturas humanas do estilo de vida de caçador-coletor e nômade para um agrícola e sedentário fixo, tornando possível uma população cada vez maior.

Quais são as consequências da Revolução Neolítica?

Principais mudanças da Revolução Neolítica uso da pedra polida. sedentarização. aumento populacional. formação das primeiras cidades.

O que foi a revolução agrícola e quais foram as consequências desse processo?

A Revolução Agrícola ou Revolução Neolítica foram as transformações que ocorreram na cultura agrícola que influenciaram na história da humanidade que migraram do sistema de caça e coleta para sobreviver passando a utilizar a agricultura como principal fonte de cultivo do solo para plantação de alimentos.

Qual a principal consequência da Revolução Neolítica para humanidade?

Uma das mais significativas descobertas do período Neolítico foi a agricultura. Essa descoberta deu origem a Revolução Neolítica (ou Revolução Agrícola), pois com a agricultura o homem deixou de ser nômade, e consequentemente pôde criar animais para o consumo.