Quais eram as características políticas econômicas e culturais da colônia grega?

As principais atividades económicas da maioria das cidades estado gregas relacionavam-se com a agricultura, mas existia também uma atividade comercial intensa, particularmente o comércio marítimo. Em meados do século V a. C. Atenas caracterizava-se por ter uma forte economia baseada no comércio marítimo, na produção artesanal e na exploração mineira. O instrumento de troca privilegiado era a moeda ateniense, o dracma.

As atividades económicas da maioria das polis gregas assentavam na agricultura. No entanto, o artesanato e o comércio eram outras das atividades desenvolvidas. O facto de os gregos se terem expandido pelo Mediterrâneo, com a fundação de colónias, possibilitou um intenso tráfico marítimo e comercial com a Grécia.

A intensa atividade comercial desenvolvida também se fez sentir na Península Ibérica. A chegada dos gregos à costa da península Ibérica provenientes de Masalia (Marselha), uma colónia grega fundada pelos focenses da Asia Menor, levou à ocupação do espaço comercial antes dominado pelos fenícios, no começo do século VI a. C., deixando uma marca indelével na região costeira da atual Catalunha e costa levantina.

O intercâmbio comercial não se limitou à costa este da península, tendo-se verificado contactos e trocas ao longo da costa peninsular. Se não diretamente, pelo menos há registo de produtos gregos na península Ibérica, sinal de trocas entre as populações indígenas e os comerciantes que realizavam as rotas do Atlântico. Das principais colónias destacam-se Rodhas (Rosas) e Emporiom (Ampúrias) que, posteriormente se converteram em cidades com características urbanas. Outras como as feitorias comerciais destacam-se Hemeroskopeion (Denia) e Akra Leuke (Alicante).

A presença dos gregos teve um grande impacto nas populações indígenas, ao nível da cunhagem de moeda, e introdução de novas culturas, novas técnicas agrícolas, indústrias de salga de peixe, fabrico de cerâmica e tecidos. Deste modo, as atividades económicas nas quais assentava a economia dos gregos, repercutiu-se por todo o espaço mediterrânico e também chegou, direta ou indiretamente, à costa atlântica. A influência grega, evidenciada pela arqueologia, não se limitou a um espaço do Mediterrâneo com o qual os gregos contactavam regularmente. A fundação das suas colónias incentivou e incrementou atividades económicas não só relacionadas com a agricultura mas também com o comércio, o artesanato e com a exploração de recursos naturais, no caso particular da península Ibérica, metais preciosos.

Atenas tornou-se num dos principais centros comerciais do Mediterrâneo, sendo o Pireu o principal local de entrada e saída de produtos. As principais culturas desenvolvidas eram os cereais, a oliveira, a vinha e a figueira. A criação de gado como as cabras, as ovelhas e o porco, complementavam as atividades desenvolvidas. As montanhas eram propicias à produção de mel. Nas zonas urbanas, as oficinas eram os locais de produção da olaria, da carpintaria, vestuário e calçado assim como da metalurgia. A produção de vasos de cerâmica, armas de ferro e bronze, estátuas e navios requeria matéria prima. Exploravam rochas ornamentais como o mármore e extraíam do subsolo prata e chumbo.

A partir do século V a. C. o porto de Pireu ganhou um dinamismo comercial que possibilitou a Atenas o seu desenvolvimento comercial e consequentemente, político e cultural. Através do Porto de Pireu, exportava-se o vinho, o azeite, e produtos artesanais. Neste sentido desenvolveu uma intensa atividade comercial com as regiões do Mediterrâneo. Importavam trigo, minério, madeira e produtos de luxo. Atenas tornou-se, deste modo na cidade estado mais importante em meados do século V a. C. Esta expansão comercial implicava formas de pagamento que facilitassem a atividade comercial.

As trocas diretas foram substituídas pela utilização da moeda como forma de pagamento de serviços e de produtos, possibilitando a acumulação de riqueza. A moeda ateniense, o dracma, foi-se impondo nas transações comerciais, como meio privilegiado de troca no Mediterrâneo. Nesta intensa atividade comercial era fundamental a existência de uma frota de navios capazes de realizar o transporte dos produtos o que levou ao desenvolvimento da construção naval.

No início do século V a. C.  o Império Persa pretendeu controlar e dominar o mar Egeu. Algumas das cidades helénicas aliaram-se contra esta ameaça – criando a Liga de Delos -, tendo Atenas assumido a sua liderança aproveitando o poder da sua frota naval que foi a chave da vitória. Quando se criou a Liga de Delos os atenienses assumiram o seu controlo, impuseram impostos elevados sobre as cidades aliadas e deslocaram o Tesouro da Liga de Delos para Atenas. Esse dinheiro foi utilizado nas obras na Acrópole, destruída pelos persas, e para custear o sistema político que então vigorava em Atenas: a democracia. Assumiram assim a hegemonia na região do Mediterrâneo oriental, tornando-se uma potência comercial e criando um Império marítimo, assente numa economia comercial, marítima e monetária.

Quais as características políticas e culturais da Grécia Antiga?

Política na Grécia Antiga Havia a crença de que dessa forma os cidadãos contribuiriam para o bem-comum. Assim nasceu a democracia. O governo na democracia era exercido pelo povo, diferentemente de impérios cujos dirigentes eram tidos como deuses como no Egito, por exemplo, em que os Faraós eram considerados deuses.

Quais eram as características culturais das colônias gregas?

As peças teatrais eram muito populares e todas as cidades tinham seu espaço cênico (chamado orquestra) onde eram encenadas as tragédias e comédias. A música era importante para alegrar banquetes civis e acompanhar atos religiosos. Os principais instrumentos eram a flauta, tambores e harpas.

Quais as principais características da economia grega?

A economia grega se baseava em produtos artesanais, na agricultura e no comércio. Os gregos faziam produtos em coro, metal e tecidos. Estes davam muito trabalho, pois todas as etapas de produção - desde a fiação até o tingimento - eram demoradas. Os cultivos estavam dedicados às vinhas, oliveiras e trigo.

Qual a principal característica da cultura grega foi?

A Grécia antiga era politeísta, isto é, tinha diversos deuses e cada um representava uma virtude necessária para sentir a plenitude. Como forma de aproximar a religião da civilização, a cultura grega era antropomórfica, fazendo com que seus deuses fossem representados por figuras humanas.