Quais os três aspectos que Viktor Frankl coloca sobre o sentido da vida?

Viktor Emil Frankl�foi um reconhecido neuropsiquiatra austr�aco que criou um m�todo terap�utico chamado logoterapia. Ele nasceu em Viena (�ustria) no dia 26 de mar�o de 1905.

Origem

Viktor Frankl nasceu no ber�o de uma fam�lia judaica em Viena. Seu pai era funcion�rio p�blico e a�fam�lia teve uma cotidiano confort�vel at� a chegada da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

Forma��o

Interessado em filosofia e psicologia,�durante o ensino m�dio�Viktor Frankl�deu uma palestra chamada Sobre o sentido da vida. Ainda adolescente, ele trocou correspond�ncias com Sigmund Freud�para fazer o seu trabalho de conclus�o de curso (o trabalho intitulado�Sobre a Psicologia do Pensamento Filos�fico,�escrito em 1923).

Frankl entrou para a Faculdade de Medicina da Universidade de Viena�e come�ou a estudar casos de depress�o e suic�dio.�Aos 19 anos, publicou o seu primeiro artigo cient�fico na�revista�International�Journal of Individual Psychology.

Quais os três aspectos que Viktor Frankl coloca sobre o sentido da vida?
Retrato de Viktor Frankl�

Em permanente estudo,�Viktor Frankl terminou o seu doutorado em 1930 e entrou para a equipe de funcion�rios de um hospital psiqui�trico em Viena onde se manteve entre 1933 e 1937 ajudando a prevenir casos de suic�dio feminino.�

A logoterapia

A logoterapia � uma t�cnica psicoter�pica que procura estimular os pacientes a buscarem o sentido da vida. Segundo essa corrente de pensamento, o homem � interpretado como o resultado de um conjunto entre o corp�reo, o ps�quico e o espiritual.

Para�Viktor Frankl, o homem est� no centro e tem como impulso prim�rio aquilo que chamou de "vontade de sentido", isto �, a vontade de descobrir o sentido da vida (que pode ser encontrado no amor, numa obra ou executando uma determinada tarefa).

O sentido da vida n�o �, portanto, algo dado a priori, mas algo que se descobre. Viver quer dizer assumir a responsabilidade de encontrar essas respostas para os problemas que a vida nos coloca e encontrar um sentido mais profundo que nos norteie.�

Persegui��o nazista

Por ser judeu,�Viktor foi obrigado a fechar o seu consult�rio particular depois do ex�rcito anexar a �ustria em 1938. Nessa �poca, tornou-se chefe do�Vienna�s Rothschild Hospital.

Com a piora crescente do antissemitismo,�Viktor Frankl e a sua fam�lia foram enviados em 1942 para o campo de concentra��o�Theresienstadt. Em 1944 os membros da fam�lia�Frankl que sobreviveram foram enviados para�Auschwitz (onde a m�e e Tilly Grosser, a esposa de Viktor, foram assassinadas).�

Quais os três aspectos que Viktor Frankl coloca sobre o sentido da vida?
Viktor Frankl�e a fam�lia foram enviados para o campo de concentra��o

Com um olhar observador,�Viktor Frankl reparou no campo de concentra��o que aqueles que tinham um prop�sito maior para sobreviver aguentavam condi��es adversas por mais tempo. Ele pr�prio tentou se motivar desenvolvendo um manuscrito de um livro que come�ou a escrever antes de ir para o campo.

A vida depois do campo de concentra��o

Depois da abertura dos campos de concentra��o, em 1945, Viktor Frankl retornou para Viena e se tornou o chefe do departamento de Neurologia da�General Polyclinic Hospital.

Frankl tamb�m come�ou a lecionar na Universidade de Viena (onde permaneceu at� 1990) e em uma s�rie de universidades americanas.

Seu legado fez com que em 1992 fosse fundado um instituto em Viena que carrega o seu nome (The Viktor Frankl Institute).�

Morte

Viktor Frankl faleceu em Viena no dia 2 de setembro de 1997 aos 92 anos, sendo v�tima de um�colapso card�aco.

Obras de Viktor�Frankl

As tr�s obras mais consagradas de�Viktor Frankl foram:�

  • A Psychologist Experiences the Concentration Camp, 1946 (Em busca de sentido: um psic�logo no campo de concentra��o)
  • Man�s Search for Ultimate Meaning, 1997�(A busca do homem pelo significado final)
  • Recollections: An Autobiography,� 1997 (Recorda��es: uma autobiografia)

Frases�de Viktor�Frankl

Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunst�ncia da vida.

N�s podemos descobrir o significado da vida de tr�s diferentes maneiras: fazendo alguma coisa, experimentando um valor ou�o amor, e sofrendo.

Quando a situa��o for boa, desfrute-a. Quando a situa��o for ruim, transforme-a. Quando a situa��o n�o puder ser transformada, transforme-se.

Quem tem um "porqu�" enfrenta qualquer "como".

Quando n�o podemos mais mudar uma situa��o, somos desafiados a mudar a n�s mesmos.

Entrevista com Viktor Frankl

Confira uma entrevista concedida por�Viktor Frankl�dispon�vel online:

Quer saber mais sobre a vida de�Viktor Frankl? Ent�o aproveite para ler o texto:�A biografia de Viktor Frankl: 9 momentos marcantes da vida do criador da logoterapia.

Qual é o sentido da vida para Viktor Frankl?

O sentido da vida em Viktor Frankl e a unicidade individual Trata-se da unicidade e exclusividade de cada pessoa humana. Estar consciente de que é insubstituível, de que somente ele poderá levar a termo aquilo que a vida lhe demanda, desperta no ser humano a dimensão da responsabilidade que recai sobre si.

Quais seriam as 3 formas de encontrar sentido Segundo a logoterapia?

Na busca de sentido para a vida, Frankl (2014) estabeleceu três categorias de valores – criativos, vivenciais e atitudinais – constituídas como possibilidades concretas para o ser humano buscar sua própria realização através de um sentido para sua vida.

Quais são os principais aspectos que conferem sentido à existência humana?

Os elementos constitutivos do sentido da vida humana são dois: o "caráter de algo único" e a irrepetibilidade. E ambos os aspectos essenciais da existência humana manifestam-se simultaneamente na finitude do homem.

Quais são os elementos da tríade segundo a concepção do ser humano em Viktor Frankl?

Sendo assim, podemos concluir que liberdade, responsabilidade e consciência são uma tríade da existência humana, do núcleo noético do ser humano.