Quais planetas do Sistema Solar tem satélite natural?

O SISTEMA SOLAR

Uma das estrelas que forma o grupo Local de Estrelas � o Sol, e em torno dele giram os nove planetas conhecidos bem como seus s�quitos de sat�lites. O Sistema Solar � formado pelos seguintes planetas com seus respectivos sat�lites:

Planeta           Sat�lites

Merc�rio        n�o possui

V�nus            n�o possui

Terra              Lua

Marte              Fobos
                        Deimos

J�piter            Io
                        Europa
                        Ganimedes
                        Calisto
                        Amaltea
                        Himalia
                        Elara
                        Pasifae

                       
Sinope
                        Lisitea
                        Carme
                        Ananke
                        Leda
                        Tebe
                        Adrastea
                        Metis

Saturno          Mimas
                        Enceladus
                        Tetis
                        Dione
                        Rea
                        Titan
                        Hiperion
                        Japetus
                        Febe
                        Janus
                        Epimeteus
                        Helene
                        Telesto
                        Calipso
                        Atlas
                        Prometeu
                        Pandora
                        Pan

Urano             Ariel
                        Umbriel
                        Titania
                        Oberon
                        Miranda
                        Cordelia
                       
Of�lia
                        Bianca
                        Cressida
                       
Desd�mona
                        Juliet
                        Portia
                        Rosalind
                        Belinda
                        Puck

Netuno            Triton
                        Nereida
                        Naiad
                        Talassa
                        Despina
                        Galatea
                        Larissa
                        Proteus

Plut�o             Caronte

Al�m dos planetas e dos sat�lites, giram, em torno do Sol, os aster�ides (milhares conhecidos e provavelmente muitos milhares ainda n�o descobertos) os cometas (milhares conhecidos e cerca de uma centena de bilh�es ainda n�o observados).

Restos de cometas e fragmentos de aster�ides tamb�m giram em torno do Sol, recebendo o nome de meteor�ides, Quando um meteor�ide entra na atmosfera da Terra ele se aquece podendo at� emitir luz; ele recebe o nome de �estrela cadente� ou meteoro. Se um meteoro consegue sobreviver ao atrito da travessia da atmosfera e atinge o solo, ele passa a ser conhecido como meteorito.

Por entre os planetas existe mat�ria na forma de gases e poeiras, e que recebe o nome de mat�ria interplanet�ria.

SOL

� a estrela em torno da qual giram os planetas do Sistema Solar. Sua composi��o qu�mica � principalmente de g�s hidrog�nio (75%), de g�s h�lio (24%) e tra�os de diversos outros gases. Seu di�metro � de cerca de 1.392.000 km e sua massa � de 332.946 vezes a massa da Terra. A temperatura na superf�cie vis�vel do Sol (chamada de fotosfera) � de cerca de 6000 �C, enquanto que ela atinge cerca de 15 milh�es de �C perto de seu centro onde ocorrem as rea��es de fus�o nuclear que s�o as respons�veis pela gera��o da energia (luz e calor) que ele emite. Apesar de n�o ser, geralmente, vis�vel a olho nu, sabe-se que em torno do Sol existem duas regi�es: a cromosfera e a coroa solares. S�o regi�es muito pouco densas, que podem ser vistas durante alguns instantes da fase de eclipse solar total. Admite-se que a idade do Sol seja de cerca de 4,6 bilh�es de anos, que � tamb�m a idade do resto do Sistema Solar.

MERC�RIO

� um planeta que gira em torno do Sol com a segunda �rbita mais el�ptica de todos os planetas do Sistema Solar (excentricidade de 0,2056). Por isso, sua dist�ncia ao Sol varia bastante ao longo de sua �rbita:

Dist�ncia ao Sol:      M�nima:          0,3075 UA
                                                M�dia             0,3871 UA
                                                M�xima          0,4667 UA

 UA = 149.597.870 km = Unidade Astron�mica: � a dist�ncia m�dia da Terra ao Sol. � o semi-eixo maior da �rbita da Terra em torno do Sol.

Merc�rio tem  massa muito pequena (0,055 da massa da Terra), e portanto sua gravidade superficial tamb�m � pequena (36% da gravidade terrestre). Como � o planeta mais pr�ximo ao Sol, durante o dia de Merc�rio a temperatura em sua superf�cie chega a 550 �C. � noite, ela pode cair a -200 �C. Por causa da pequena gravidade superficial e da grande temperatura diurna, quase toda atmosfera que Merc�rio possa ter tido no in�cio de sua forma��o, j� se dissipou no espa�o interplanet�rio. O Ano de Merc�rio tem 87,97 dias nossos e o Dia de Merc�rio dura 58,65 dias terrestres. O di�metro de Merc�rio tem 38% do di�metro terrestre.

A composi��o qu�mica de Merc�rio � muito parecida com a da Terra: silicatos e basaltos. A maior parte das crateras existentes em sua superf�cie foram causadas por meteoritos que ca�ram no planeta, principalmente na fase inicial de sua vida. A idade de Merc�rio � de cerca de 4,6 bilh�es de anos. Merc�rio � um dos dois planetas do Sistema Solar que n�o possuem sat�lites naturais.

V�NUS

Tamb�m conhecido como Estrela d� Alva, V�nus � um planeta facilmente vis�vel a olho nu logo ap�s o p�r do Sol ou pouco antes do nascer do Sol, e nunca muito afastado do Sol. Sua �rbita el�ptica em torno do Sol � a menos exc�ntrica dentre todos os planetas (excentricidade de 0,0068), parecendo quase circular:

Dist�ncia ao Sol:      M�nima:          0,7184 UA
                                               M�dia             0,7233 UA
                                               M�xima          0,7282 UA

UA = 149.597.870 km = Unidade Astron�mica: � a dist�ncia m�dia da Terra ao Sol. � o semi-eixo maior da �rbita da Terra em torno do Sol.

� o planeta que tem a massa (0,815 da massa da Terra), o di�metro (97% do di�metro da Terra), e a gravidade superficial (87% da gravidade terrestre) mais parecidos com os da Terra. Muitas vezes � chamado de planeta irm�o da Terra. A composi��o qu�mica de V�nus � muito parecida com a da Terra: silicatos e basaltos. Sua atmosfera � que se diferencia bastante da nossa: 96,4% de g�s carb�nico, 3,4% de nitrog�nio e muito pouco vapor d� �gua. � um local imposs�vel para a sobreviv�ncia do ser humano. Essa atmosfera, por causa do g�s carb�nico, exerce a fun��o de uma estufa (deixa entrar luz, mas n�o deixa sair calor) mantendo a temperatura em sua superf�cie por volta de 470 �C. A press�o atmosf�rica em sua superf�cie corresponde a 90 vezes a press�o de nossa atmosfera.

O Ano de V�nus tem 224,7 dias nossos e o Dia de V�nus dura 243 dias terrestres. Isso indica que o Dia venusiano � mais longo do que o Ano venusiano. A idade de V�nus � de cerca de 4,6 bilh�es de anos. V�nus, junto com Merc�rio, � um dos dois planetas do Sistema Solar que n�o possui sat�lites naturais.

TERRA

� o terceiro planeta que se encontra quando nos afastamos do Sol. Possui uma �rbita pouco el�ptica (excentricidade de 0,0167) ocasionando pequena varia��o na sua dist�ncia at� o Sol:

Dist�ncia ao Sol:      M�nima:          0,9833 UA
                                               M�dia             1,0000 UA  
                                               M�xima          1.0176 UA

UA = 149.597.870 km = Unidade Astron�mica: � a dist�ncia m�dia da Terra ao Sol. � o semi-eixo maior da �rbita da Terra em torno do Sol.

Com um di�metro de 12.756,280 km, a Terra tem uma massa de 5,974 sextilh�es de toneladas. Parece grande, mas � 332.946 vezes menor do a massa do Sol. A Terra � composta principalmente de silicatos e basaltos, com uma atmosfera onde predomina o nitrog�nio (78% das part�culas) 21% de oxig�nio, 1% de vapor d� �gua e tra�os de outros elementos tais como arg�nio e g�s carb�nico. A acelera��o da gravidade em sua superf�cie, que muitas vezes � chamada de gravidade superficial, e que � respons�vel pelo peso das coisas que est�o perto da superf�cie da Terra, vale cerca de 9,8 m/s2.

O Dia Sideral Terrestre � o tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno de seu eixo; vale cerca de 23 horas, 56 minutos e 04 segundos. O Dia Solar Terrestre � o tempo que o Sol parece levar para passar duas vezes consecutivas pelo meridiano de um local. Esse dia, tem , por defini��o, 24 horas. O Ano Terrestre, que corresponde ao tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno do Sol, tem cerca de 365,25 dias solares terrestres.

A idade da Terra � igual ao do resto do Sistema Solar: cerca de 4,6 bilh�es de anos. A Terra possui um �nico sat�lite natural que � a Lua. Ela dista, em m�dia, 384.400 km da Terra. Seu di�metro � cerca de 27,25% do di�metro terrestre e sua massa � 81 vezes menor que a massa da Terra. N�o possui atmosfera para proteg�-la do impacto de meteoritos, e � por isso que sua superf�cie est� cravejada de crateras de impactos de meteoritos. Possui a mesma idade da Terra.

MARTE

Tamb�m conhecido como Planeta Vermelho por sua colora��o, Marte � um planeta facilmente vis�vel a olho nu. Sua �rbita el�ptica em torno do Sol (excentricidade de 0,0068) foi determinada inicialmente por Kepler, no s�culo XVII:

Dist�ncia ao Sol:      M�nima:          1,3814 UA  
                                               M�dia             1,5237 UA  
                                               M�xima          1,6660 UA

UA = 149.597.870 km = Unidade Astron�mica: � a dist�ncia m�dia da Terra ao Sol. � o semi-eixo maior da �rbita da Terra em torno do Sol.

Sua massa � de apenas 10,7% da massa da Terra; seu di�metro � de 53% do di�metro da Terra; sua gravidade superficial � de 38% da gravidade terrestre. A composi��o qu�mica de Marte � muito parecida com a da Terra: silicatos e basaltos. Sua atmosfera, bastante t�nue, � composta basicamente de g�s carb�nico. A sobreviv�ncia humana s� ser� poss�vel em Marte dentro de redomas lacradas no interior das quais se crie uma atmosfera parecida com a da Terra. Essa atmosfera t�nue e a dist�ncia at� o Sol, fazem com que sua temperatura varie entre 20 �C durante e -140 �C � noite. A press�o atmosf�rica em sua superf�cie � 1000 vezes menor do que a press�o de nossa atmosfera.

Seu solo est� cheio de crateras, a maior parte das quais formadas por impactos de meteoritos. Existem tamb�m vulc�es, atualmente extintos. O Ano de Marte tem 1,88 anos terrestres e a dura��o do Dia de Marte, com 24 horas e 37 minutos, � muito parecida com a do dia terrestre. A idade de Marte � de cerca de 4,6 bilh�es de anos. Marte possui 2 pequenos sat�lites naturais: Fobos ( di�metro de 9 km) e Deimos (di�metro de 23 km).


CINTUR�O DE ASTER�IDES

Entre as �rbitas de Marte e de J�piter existe uma faixa povoada por muitos aster�ides, que s�o pedras que giram em torno do Sol. V�rios milhares deles j� s�o conhecidos, mas estima-se que devam ser muito mais, talvez centenas de milhares. Alguns desses aster�ides t�m di�metros muito grandes, por exemplo:  


Ceres            1003 km
Palas             608 km  
Vesta             538 km  
Hygiea           450 km

  Os aster�ides s�o tamb�m chamados de Planet�ides ou Pequenas Planetas. Existem diferentes tipos de aster�ides, mas a maioria � do tipo C nos quais predominam os carbon�ceos; eles cont�m tamb�m �gua. J� os aster�ides de tipo S s�o mais ricos em ferro, n�quel e silicatos. Sua origem ainda � pouco conhecida, mas admite-se que alguns devam ser fragmentos de alguns corpos maiores, talvez at� de planetas, que tenham se desmembrado. N�o se descarta a possibilidade de que alguns sejam restos (n�cleos) de cometas que perderam seus materiais vol�teis (gelos de �gua e de g�s carb�nico, p.e.).

Pelo menos um aster�ide possue sat�lite: Ida (55 km de di�metro) tem o sat�lite Dactyl (1,6 km de di�metro) orbitando em torno dele acerca de 100 km.

J�PITER

J�piter � um dos planetas mais facilmente vis�veis a olho nu, apresentando uma colora��o bem azulada. Sua �rbita em torno do Sol tem excentricidade de 0,0484, o que faz sua dist�ncia at� o Sol variar entre:

Dist�ncia ao Sol:      M�nima:          4,9510 UA
                                               M�dia             5,2028 UA
                                               M�xima          5,4546 UA

UA = 149.597.870 km = Unidade Astron�mica: � a dist�ncia m�dia da Terra ao Sol. � o semi-eixo maior da �rbita da Terra em torno do Sol.

� o maior planeta do Sistema Solar. Sua massa � 318 vezes maior do que a massa da Terra; seu di�metro � 11,19 vezes o di�metro da Terra. A composi��o qu�mica de J�piter � muito diferente da composi��o da Terra: g�s hidrog�nio (90% da mat�ria do planeta), h�lio (10%) e tra�os de g�s metano, g�s am�nia e um pouco de vapor d� �gua. � um planeta predominantemente gasoso, de modo que basicamente n�o possui ch�o. A sobreviv�ncia seria imposs�vel em J�piter. A enorme dist�ncia at� o Sol, faz com que sua temperatura seja muito baixa: por volta de -100 �C.

O Ano de J�piter tem 11,86 anos terrestres. J� a dura��o do Dia de J�piter depende do lugar em que se considera: perto do equador jupiteriano, o dia tem cerca de 9 horas e 50 minutos, mas perto dos p�los jovianos (joviano � uma outra maneira de se referir ao planeta J�piter) o dia dura mais tempo. Isso ocorre porque J�piter n�o � r�gido, mas sim gasoso, e cada parte pode girar com velocidade ligeiramente diferente da parte que lhe est� mais pr�xima. A idade de J�piter � de cerca de 4,6 bilh�es de anos.

J�piter possui mais de 16 sat�lites naturais. Os 4 maiores sat�lites de J�piter (Ganimedes, Calixto, Io e Europa) foram descobertos pelo Galileu Galilei no s�culo XVII com a primeira luneta astron�mica. O sat�lite Ganimedes � o maior do Sistema Solar, com di�metro de 5268 km, que corresponde a quase a metade (41%) do di�metro da Terra. No sat�lite Io foram observados v�rios vulc�es em atividade. Suas erup��es foram as primeiras observadas fora da Terra. A superf�cie de Europa parece cobrir um mar gelado. Talvez seja composto parcialmente por �gua, sendo, ent�o, um bom local para se procurar algum tipo de organismo vivo extra-terrestre. Se houver, deve ser algum tipo de vida muito simples: bact�rias ou l�quens.

J�piter possui tamb�m an�is compostos por poeira muito fina origin�ria de colis�es de micro-meteoritos. Esses an�is s� puderam ser fotografados por telesc�pios espaciais pois s�o muito t�nues.

SATURNO

Saturno � um planeta vis�vel a olho nu, com uma colora��o amarelada. Sua �rbita em torno do Sol tem excentricidade de 0,0557, o que faz sua dist�ncia at� o Sol variar entre:

Dist�ncia ao Sol:      M�nima:          9,0075 UA
                                               M�dia             9,5388 UA
                                               M�xima          10,0701 UA

UA = 149.597.870 km = Unidade Astron�mica: � a dist�ncia m�dia da Terra ao Sol. � o semi-eixo maior da �rbita da Terra em torno do Sol.

� o segundo maior planeta do Sistema Solar. Sua massa � 95,2 vezes maior do que a massa da Terra, e seu di�metro � 9,47 vezes o di�metro da Terra. A composi��o qu�mica de Saturno parecida com a de J�piter e bastante diferente da composi��o da Terra: g�s hidrog�nio (97% da mat�ria do planeta), h�lio (3%) e tra�os de g�s metano, g�s am�nia e um pouco de vapor d� �gua. � um planeta predominantemente gasoso, de modo que basicamente n�o possui ch�o. A sobreviv�ncia humana seria imposs�vel em Saturno. A enorme dist�ncia at� o Sol, faz com que sua temperatura seja muito baixa: por volta de -140 �C.

O Ano de Saturno tem 29,4577 anos terrestres; a dura��o do Dia de Saturno tem cerca de 10 horas e 14 minutos. A idade de Saturno � de cerca de 4,6 bilh�es de anos. Saturno possui mais de 18 sat�lites naturais.O sat�lite Titan � o �nico sat�lite do Sistema Solar com uma atmosfera; � composta basicamente de g�s metano, que � um dos componentes da gasolina. Saturno possui um magn�fico sistema de an�is. S�o cerca de mil an�is conc�ntricos, compostos por pedras, recobertas ou n�o de gelo e de gelo seco (gelo de g�s carb�nico) e de poeira. Imagina-se que esses an�is se formaram de mat�ria que sobrou depois da forma��o do planeta. Podem ter, tamb�m, componentes de algum sat�lite que se fragmentou depois de sua forma��o.

URANO

Urano n�o � um planeta vis�vel a olho nu. Sua �rbita em torno do Sol tem excentricidade de 0,0472, o que faz sua dist�ncia at� o Sol variar entre:

Dist�ncia ao Sol:      M�nima:          18,2766 UA
                                               M�dia             19,1820 UA
                                               M�xima          20,0874 UA

UA = 149.597.870 km = Unidade Astron�mica: � a dist�ncia m�dia da Terra ao Sol. � o semi-eixo maior da �rbita da Terra em torno do Sol.

� o terceiro maior planeta do Sistema Solar. Sua massa � 14,6 vezes maior do que a massa da Terra, e seu di�metro � 3,69 vezes o di�metro da Terra. A composi��o qu�mica de Urano parecida com a de J�piter e bastante diferente da composi��o da Terra: g�s hidrog�nio (83% da mat�ria do planeta), h�lio (15%), g�s metano (2%), e tra�os de outros gases. � um planeta predominantemente gasoso, de modo que basicamente n�o possui ch�o. A sobreviv�ncia humana seria imposs�vel em Urano. A enorme dist�ncia at� o Sol, faz com que sua temperatura seja muito baixa: por volta de -200 �C.

O Ano de Urano tem cerca de 84 anos terrestres; a dura��o do Dia de Urano tem cerca de 10 horas e 49 minutos. A idade de Urano � de cerca de 4,6 bilh�es de anos. Urano possui mais de 15 sat�lites naturais. Urano possui um sistema com pelo menos 11 an�is conc�ntricos. S�o compostos por algum material muito escuro, provavelmente pedras de 1 metro de di�metro recobertas por mol�culas org�nicas.

NETUNO

Netuno n�o � um planeta vis�vel a olho nu. Sua �rbita em torno do Sol tem excentricidade de 0,0086, o que faz sua dist�ncia at� o Sol variar entre:

Dist�ncia ao Sol:      M�nima:          29,7993 UA
                                               M�dia             30,0578 UA
                                               M�xima          30,3163 UA

UA = 149.597.870 km = Unidade Astron�mica: � a dist�ncia m�dia da Terra ao Sol. � o semi-eixo maior da �rbita da Terra em torno do Sol.

� o quarto maior planeta do Sistema Solar. Sua massa � 17,2 vezes maior do que a massa da Terra, e seu di�metro � 3,50 vezes o di�metro da Terra. A composi��o qu�mica de Netuno parecida com a de J�piter e bastante diferente da composi��o da Terra: g�s hidrog�nio (74% da mat�ria do planeta), h�lio (25%), g�s metano (1%), e tra�os de outros gases. � um planeta predominantemente gasoso, de modo que basicamente n�o possui ch�o. A sobreviv�ncia humana seria imposs�vel em Netuno. A enorme dist�ncia at� o Sol, faz com que sua temperatura seja muito baixa: por volta de -200 �C.

O Ano de Netuno tem cerca de 165 anos terrestres; a dura��o do Dia de Netuno tem cerca de 15 horas e 40 minutos. A idade de Netuno � de cerca de 4,6 bilh�es de anos. Netuno possui mais de 8 sat�lites naturais. Netuno possui um sistema com pelo menos 4 an�is conc�ntricos. S�o compostos provavelmente por poeira.

PLUT�O

Plut�o n�o � um planeta vis�vel a olho nu. Mesmo com telesc�pios sua visibilidade � muito fraca. Sua �rbita em torno do Sol tem a maior excentricidade dentre os planetas do Sistema Solar: 0,2502, o que faz sua dist�ncia at� o Sol variar entre:

Dist�ncia ao Sol:      M�nima:          29,5711 UA
                                               M�dia             39,4387 UA
                                               M�xima          49,3063 UA

UA = 149.597.870 km = Unidade Astron�mica: � a dist�ncia m�dia da Terra ao Sol. � o semi-eixo maior da �rbita da Terra em torno do Sol.

Com essa grande excentricidade, podemos notar que em alguns trechos de sua �rbita, Plut�o est� mais perto do Sol do que Netuno. Isso significa que nem sempre Plut�o � o planeta mais distante do Sol. Quando desenhados num plano, parece que as �rbitas de Plut�o e de Netuno se cruzam; na verdade elas n�o est�o num mesmo plano, de modo que n�o pode haver choques entre os dois planetas.

� o menor planeta do Sistema Solar. Sua massa � de 0,25% da massa da Terra, e seu di�metro � 18% do di�metro da Terra. A composi��o qu�mica de Plut�o ainda � mal conhecida, mas admite-se ser uma rocha recoberta por gelo de �gua e de g�s carb�nico.. A sobreviv�ncia humana seria imposs�vel em Plut�o. A enorme dist�ncia at� o Sol, faz com que sua temperatura seja abaixo de -200 �C.

O Ano de Plut�o tem cerca de 248 anos terrestres; a dura��o do Dia de Plut�o tem cerca de 6 dias e 10 horas. A idade de Plut�o � de cerca de 4,6 bilh�es de anos. Plut�o possui apenas 1 sat�lite natural: Caronte, com di�metro de 1186 km.

Quais planetas possuem satélite natural?

Entre os planetas terrestres, somente Mercúrio e Vênus não têm luas. A Terra tem um satélite natural, a Lua. Marte tem dois, chamados de Fobos e Deimos. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – denominados gigantes gasosos – têm mais de 100 luas confirmadas.

Quais planetas não tem satélite natural?

Vênus, junto com Mercúrio, é um dos dois planetas do Sistema Solar que não possui satélites naturais.

Quantos satélites naturais têm os planetas do Sistema Solar?

Os planetas e os planetas anões oficiais do Sistema Solar são, até onde se sabe, orbitados por 214 satélites naturais ou luas.

Qual o único satélite natural do Sistema Solar?

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Ela se formou, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, do impacto de um grande corpo celeste com o planeta, e desde então realiza a sua órbita ao redor dele e também do Sol.