Quais são as ações na ONU voltadas para o desenvolvimento sustentável?

A Agenda 2030 é uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2015, aos seus países integrantes para a construção e implementação de políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável.

Nesta Agenda foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas a serem alcançadas até o ano 2030, que são integrados nas dimensões Econômica, Social e Ambiental, como uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, setor privado e sociedade civil na jornada coletiva para o desenvolvimento sustentável nos pilares Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Nesta página estão informações sobre o alinhamento das ações da Embrapa a cada um dos 17 ODS, de forma a promover a agropecuária brasileira como um importante setor para a promoção do desenvolvimento humano, econômico e sustentável, com foco na segurança alimentar.

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Quais são os ODS?

  • 01 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  • 02 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • 03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  • 04 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • 05 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  • 06 – Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
  • 07 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
  • 08 – Trabalho decente e crescimento econômico promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
  • 09 – Inovação infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
  • 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
  • 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • 13 – Ação contra a mudança global do clima:tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).
  • 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
  • 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Quais são as ações na ONU voltadas para o desenvolvimento sustentável?
Quais são as ações na ONU voltadas para o desenvolvimento sustentável?

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:

Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito desta agenda. O país se posicionou de forma firme em favor de contemplar a erradicação da pobreza como prioridade entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Usamos cookies para proporcionar uma melhor experiência em nosso site. Ao clicar em “Aceito todos” ou apenas continuar sua navegação, você autoriza o site da Estratégia ODS a coletar e utilizar esses dados para oferecer uma melhor experiência a você. Conheça nossa política de privacidade.

Quais as ações da ONU voltadas ao Desenvolvimento Sustentável?

AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Pessoas. Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade;.
Prosperidade. garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza;.
Paz. promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;.
Parcerias. ... .
Planeta..

Quantos são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Quais as principais ações desenvolvidas pela ONU?

Principais ações da ONU.
África;.
Agricultura;.
Alimentação;.
Assentamentos humanos;.
Crianças;.
Democracia;.
Desarmamento;.